Depois de termos feito a análise à conferência Este da NBA e de termos analisado as 15 equipas do lado Atlântico do Estados Unidos, é altura de analisar a Conferência Oeste, com detalhes específicos sobre as equipas, transferências, jodadores-chave e também prognósticos para a temporada regular. Com o campeonato a avançar rapidamente, é altura de compreender melhor como funciona a NBA e quais as equipas melhor preparadas para a luta pelo título nesta temporada 2012/13.
Neste artigo analisaremos a Conferência Oeste da NBA. Aguardámos o início da temporada para assim podermos analisar as equipas e prever o que poderão fazer no decurso desta época regular. Analisaremos as equipas individualmente e colocaremos também a odd para vencer o título bem como o nosso prognóstico de como será a época das mesmas.
Dallas Mavericks
Depois de terem levantado o troféu em 2011, a equipa de Dallas quer voltar a ter a mesma sensação dois anos depois. O dono da equipa, o milionário Mark Cuban remodelou a sua equipa em especial no que concerne à parte de trás do seu cinco inicial ao ir buscar dois bases de referência, Collison aos Pacers e O.J. Mayo aos Grizzlies. Estas duas adições ao plantel dão um dinamismo à equipa de Dallas que os dois veteranos Kidd e Terry não conseguiram dar a época passada. O início desta época antevia-se complicado devido à ausência da sua grande estrela, Dirk Nowitzki que apenas deve regressar aos courts para Dezembro.
A verdade é que Mayo tem liderado a equipa na ausência do alemão e os Dallas estão a fazer um início de época regular com 4 vitórias e outras tantas derrotas. Será interessante ver como este novo backcourt se conseguirá adaptar quando Nowitzki voltar, e se os Dallas conseguiram realmente lutar pelo título mais uma vez.
Aspectos a ter em conta:
- O regresso de Elton Brand depois de uma passagem por Philadelphia poderá ser bastante importante para a luta das tabelas dos Mavericks.
- Depois de não terem conseguido ir buscar Howard (que terminou nos Lakers), Kaman foi a opção seguinte. Veremos se finalmente os Dallas terão um poste à altura de Chandler.
- A saída de Jason Terry. O entrosamento que este atleta tinha com o público era único.
Cinco Base: Bases – Collison e O.J. Mayo Extremos – Marion e Nowitzki Poste – Kaman
Banco: Brand, West e Vince Carter
Odds para vencer o Título: 60
Prognóstico: Primeira Ronda Playoffs
Denver Nuggets
Os Nuggets provavelmente serão a melhor equipa da liga que não tem uma super-estrela. É um plantel bastante equilibrado com atletas de valor mas nenhum deles pode ser considerado um jogador muito acima da média. A equipa de George Karl será uma séria candidata aos playoffs, mas acreditamos que não terão o que é necessário para passar além dessa fase. A grande aquisição da equipa do estado do Colorado foi o ex-Philadelphia André Iguodala, que terminou em Denver devido à troca multi equipa que levou Bynum para os 76ers e Howard para os Lakers, para isso os Nuggets tiveram de se desprender do base Aaron Afflalo.
O comandante em campo da equipa será Ty Lawson, o base que se deu a conhecer ao mundo depois da série do ano passado frente aos Lakers terá a responsabilidade de liderar uma equipa que conta com bons atiradores, mas também com peso debaixo da tabela com McGee e Faried.
Aspectos a ter em conta:
- Com Ty Lawson e Andre Iguodala a comandarem as operações os adeptos de Denver podem esperar um tipo de jogo excitante e dinâmico. Importante ter em conta a experiência que Andre Miller poderá oferecer aos bases dos Nuggets.
- Dois anos volvidos, depois da saída de Carmelo Anthony, veremos se os Nuggets não sentirão mais falta da sua ex- superestrela.
- O treinador George Karl poderá servir de inspiração aos seus atletas depois de ter vencido uma difícil batalha contra o cancro na época passada.
Cinco Base: Bases – Lawson e Iguodala Extremos – Gallinari e Faried Poste – Javale McGee
Banco: Randolph, Chandler e Andre Miller
Odds para vencer o Título: 65
Prognóstico: Primeira Ronda Playoffs
Golden State Warriors
Os Golden State são conhecidos por serem uma equipa espectacular e divertida, o problema é que não tem sido vencedora. Para esse efeito os dirigentes contrataram Mark Jackson para treinador na época passada, Jackson ex-jogador dos New York Knicks e dos Indiana Pacers. Jackson que falhou na sua primeira promessa (prometeu o ano passado que levaria os Warriors ao playoff e não o conseguiu) terá uma segunda oportunidade este ano com um plantel indubitavelmente mais forte, em especial junto às tabelas. A equipa de Golden State finalmente foi buscar o poste que à tanto tempo procurava e a escolha recaiu sobre o australiano Andrew Bogut. Bogut, de 27 anos está a fazer a sua sétima época na NBA, todas elas nos Milwaukee Bucks e está-se a tornar um poste cada vez mais completo.
Aspectos a ter em conta:
- Os Warriors terão de demonstrar que sabem defender nesta nova época, depois de terminarem a época passada como a 28ª pior defesa e como a pior no que diz respeito a ressaltos totais. A contratação de Bogut por certo que será uma grande ajuda nesse aspecto.
- A luta pela posição de extremo será interessantíssima. Para já as performances de Barnes estão a dar-lhe a titularidade mas tanto os veteranos Rush e Jefferson quererão ter uma palavra a dizer.
- A importância dos Rookies. Barnes, Thompson e Festus Ezeli terão bastantes minutos para dar profundidade ao plantel dos Warriors, caberá aos miúdos demonstrarem que tem qualidade para jogar na NBA.
Cinco Base: Bases – Curry e Thompson Extremos – Barnes e Lee Poste – Bogut
Banco: Jack, Landry e Rush
Odd para vencer o Título: 230
Prognóstico: Temporada Regular
Houston Rockets
Quando a equipa de Houston se apresentou esta época, a média de experiência na liga dos seus jogadores era de 2 anos (!!). A equipa de Kevin McHale é sem dúvida a mais inexperiente da liga, apesar do talento do plantel, a NBA é uma liga em que a experiência é muito importante, e não são raros os caso em que equipas com bastante número de veteranos conseguem levantar o título (Boston, Miami, Dallas). Os Rockets andam à procura de uma estrela desde que Ming e McGrady saíram de Houston. A grande aquisição dos Rockets passou por ir buscar 6º melhor jogador da liga a Oklahoma, mas a mais falada foi sem dúvida a inclusão da sensação Jeremy Lin. Ambos terão a responsabilidade de guiar uma equipa até aos playoffs, pelo que se nos perguntarem se tal é possível, dizemos que sim, mas se nos perguntarem se o vão conseguir, a resposta é um claro não.
McHale tem as bases de construir uma equipa ganhadora para os próximos anos, provavelmente este e no próximo não será fácil, mas a continuar com este plantel dentro de uns anos os adeptos da NBA ainda vão ouvir falar muito destes Houston Rockets.
Aspectos a ter em conta:
- A inexperiência de Asik, apesar da reconhecida qualidade do turco, apenas em 3 ocasiões jogou mais de 30 minutos num jogo.
- A Linmania, Jeremy Lin depois de um mês em que andou nas bocas do mundo devido às suas prestações nos Knicks, finalmente terá a real responsabilidade de liderar uma equipa. Veremos como se vai sair.
- A equipa foi completamente remodelada, normalmente quando isso ocorre verifica-se falta de entrosamento entre os jogadores grande parte da temporada.
Cinco Base: Bases – Lin e Harden Extremos – Parsons e Patterson Poste – Asik
Banco: Delfino, Motiejunas e Livingston
Odd para vencer o Título: 130
Prognóstico: Temporada Regular
Los Angeles Clippers
Os Clippers são sem sombra de dúvida um dos planteis com mais profundidade da liga. A equipa de Los Angeles poderia fazer duas equipas e ambas lutarem por um lugar nos playoffs, pelo que caberá a Vinny del Negro saber utilizar os meios que estão ao ser dispor para levar os Clippers a uma posição de topo na liga. Muito desse sucesso dependerá das lesões, alguns dos pilares da equipa têm uma certa propensão para ficarem lesionados (Griffin, Billups, Hill etc.), pelo que caso consigam fazer uma época sem lesões a equipa de del Negro será uma das maiores candidatas a levantar o troféu no final da época.
Os Clippers iniciaram a temporada a vencer equipas como os Lakers e os Heat o que poderá dar um boost de confiança para afrontar uma época em que a pressão será muito maior. A equipa de Los Angeles conseguiu manter o seu núcleo de jogadores acrescentando evidente qualidade em certas posições como Odom, Crowford e Barnes. Pelo que temos visto qualidade não lhes falta, veremos se têm a experiência para finalmente deixarem de ser a pior equipa da cidade da Califórnia.
Aspectos a ter em conta:
- Jordan tem potencial para ser um dos melhores da liga debaixo das tabelas, veremos se este é o ano de afirmação do poste, como há dois anos anda a prometer.
- A pressão sobre del Negro, se já o ano passado a pressão para vencer era grande este ano será ainda maior.
- Este é um dos planteis mais completos e sólidos da liga, veremos como vozes de comando com Paul, Hill, Odom, Billups conseguem trabalhar em conjunto.
Cinco Base: Bases – Paul e Billups Extremos – Butler e Griffin Poste – Jordan
Banco: Barnes, Crowford, Hill e Odom
Odd para vencer o Título: 22
Prognóstico: Final Conferência Oeste
Los Angeles Lakers
Os Lakers souberam movimentar-se como ninguém nesta offseason ao ir buscar provavelmente o melhor poste da liga, Dwight Howard, e um dos melhores bases, Steve Nash, perdendo apenas o poste Andrew Bynum. Teoricamente esta equipa estava talhada para o sucesso, ninguém contaria que perderiam os oito jogos de pré temporada realizados e os primeiros três da temporada regular. Para muitos é inexplicável este mau início de campeonato numa equipa com tanto talento e qualidade. A primeira vitima deste mau início foi o treinador Mike Brown, que foi despedido com apenas cinco jogos realizados. Para seu substituto foi equacionado o regresso de Phil Jackson, talvez o melhor treinador da história do jogo que já conta com 11 anéis de campeão, mas após muita deliberação por parte da direcção Laker o nome escolhido foi o de Mike d’Antoni ex-treinador dos Suns e Knicks.
Será o maior desafio da carreira de d’Antoni que irá reencontra Steve Nash agora na equipa de Los Angeles. D’Antoni que privilegia saídas rápidas para o cesto tem a fama de jogar um basquetebol muito entretido, mas a verdade é que até agora nunca foi muito bem sucedido por onde passou.
A equipa mantém os seus dois pilares, Bryant e Gasol e juntou-lhe Nash e Howard para ficarem indubitavelmente com o cinco inicial mais forte da liga. Será um desafio colocar as estrelas a jogar em conjunto e conquistar mais uma vez o título para a equipa angelina.
Aspectos a ter em conta:
- A falta de profundidade dos Lakers pode ser um problema visto que quase todos os seus jogadores titulares têm bastantes anos de NBA e vão necessitar de rodar durante as partidas. O banco dos Lakers é bastante limitado e a aquisição de Antawn Jamison poderá não resolver esse problema.
- Kobe terá de incorporar os novos jogadores de forma a que se sintam importantes. Apesar de ser o jogador mais importante da equipa terá de existir bola para todas as outras estrelas.
- Os automatismos que não existiram no início desta época terão de ser forçosamente ganhos até aos playoffs, esta equipa não terá muitos mais anos para vencer o título pelo que este ano a pressão será enorme.
Cinco Base: Bases – Nash e Bryant Extremos – Peace e Gasol Poste – Howard
Banco: Hill, Blake e Jamison
Odd para vencer o Título: 5.2
Prognóstico: Meias Finais Conferência
Memphis Grizzlies
Os Memphis têm basicamente a mesma equipa do ano passado, perdendo apenas um dos seus bases titulares para Dallas, O.J. Mayo. Será uma temporada em que Lionel Hollins terá de dar continuidade ao bom desempenho da equipa dos últimos anos em que chegou por duas vezes aos playoffs perdendo uma vez nas meias finais de conferência e outra na primeira ronda dos playoffs. Se a presença na postseason em princípio não estará em risco, a capacidade de avançar muito para além disso é discutível ainda para mais perderam Mayo, um dos seus melhores jogadores da temporada passada.
Mais do que substituir Mayo os Grizzlies devem concentrar os seus esforços em aumentar a produtividade dos seus postes, Randolph e Gasol serão peças chaves no possível sucesso da equipa e será crucial que ambos estejam regularmente na casa dos 20-10 em todos os jogos.
Aspectos a ter em conta:
- Depois da saída de O.J. Mayo para Dallas, quem será o atirador que a equipa se vai apoiar quando os jogos estiverem dificeis? Gay e Conley serão as primeiras opções, veremos se estarão à altura.
- O treinador Lionel Hollins é obcecado pelos processos defensivos, mas será que os Grizzlies têm um ataque suficientemente forte para lutar pelas posições cimeiras?
- A capacidade de Randolph se esquivar às lesões durante a temporada.
Cinco Base: Bases – Conley e Allen Extremos – Gay e Randolph Poste – Gasol
Banco: Speyghts, Elligton e Bayless
Odd para vencer o Título: 46
Prognóstico: Primeira Ronda Playoffs
Minnesota Timberwolves
Os Timberwolves podem presumir ter a melhor equipa desde os tempos de Garnett. O início de temporada prova isso mesmo tendo vencido cinco dos oito jogos até agora realizados. Será um ano em que finalmente os Wolves poderão chegar aos playoffs algo que não acontece há oito anos. Têm um plantel bastante completo e para isso contribui o trabalho que o General Manager realizou na offseason tendo-se reforçado com jogadores do calibre de Kirilenko, Roy e Shved. Acreditamos que o jejum chegará ao fim da temporada regular nos oito primeiros da conferência.
O regresso de Rubio será também muito aguardado com os adeptos dos Wolves a esperar que o espanhol volte a distribuir assistências de qualidade como o fez no início da época 2011/2012.
Aspectos a ter em conta:
- O regresso de Brandon Roy, o talentoso ex-jogador de Portland terá uma hipótese para reavivar a sua carreira, agora em Minnesota. Se a qualidade é inequívoca a capacidade de se manter sem lesões será determinante. Para já este início de temporada trouxe maus indícios tendo Roy perdido já um punhado de jogos à conta dos seus problemas de joelhos.
- O ano de afirmação de Derrick Williams. O numero 2 do draft, terá oportunidade de mostrar porque razão foi o segundo seleccionado no draft.
- O regresso de Rubio, o talentoso base espanhol era para muitos considerado como o rookie do ano até se ter lesionado num choque com Kobe Bryant. Está previsto Rubio regressar ainda no final deste ano, veremos qual a forma que o base catalão vai apresentar.
Cinco Base: Bases – Ridnou e Roy Extremos – Kirilenko e Love Poste – Pekovic
Banco: Rubio, Williams e Barea
Odds para vencer o Título: 75
Prognóstico: Primeira Ronda Playoffs
New Orleans Hornets
Os Hornets serão sem dúvida um dos maiores outsiders para chegar aos playoffs da conferência Oeste. Apesar de terem conseguido garantir a primeira escolha no draft, a qualidade em geral da equipa é sem dúvida inferior aos seus rivais, pelo que a tarefa de Monty Williams é quase Hercúlea. Tudo o que se falou no início desta temporada, comparando o rookie Anthony Davis às melhores estrelas da NBA podem ainda prejudicar mais a equipa, pois ao colocar pressão no jovem poste o seu rendimento pode sair afectado. A profundidade da equipa é razoável sem existirem grandes estrelas é um plantel que se complementa e tem o seu valor.
Apesar destas contrariedades, os Hornets têm conseguido um bom arranque de temporada vencendo três jogos em seis disputados, a luta no Oeste será tremenda e correndo por fora a equipa do Lousiana tentará aproveitar todas as oportunidades que surgirão para o seu lado.
Aspectos a ter em conta:
- A qualidade dos jovens é importante, mas ter um treinador que os consiga transmitir ensinamentos de qualidade é igualmente crucial. E essa qualidade existe em Monty Williams.
- Veremos se Ryan Anderson consegue trazer a qualidade interior e exterior que apresentou em Orlando.
- Ter conseguido trazer Davis para a equipa através do draft foi bastante importante para as aspirações de New Orleans, mas conseguir aguentar Eric Gordon como seu parceiro foi crucial.
Cinco Base: Bases – Vazquez e Gordon Extremos – Aminu e Anderson Poste – Davis
Banco: Lopez, Rivers e Darius Miller
Odd para vencer o Título: 150
Prognóstico: Temporada Regular
Oklahoma City Thunder
Os Thunder vêm da sua temporada mais bem sucedida desde que a equipa deixou Seattle para se mudar para Oklahoma City, o ano passado depois de uma época espantosa, os jovem Thunder apenas foram travados na final da NBA pela equipa dos Miami Heat. A equipa de Oklahoma este ano quererá chegar ainda mais longe, vencendo o campeonato. Esse é o objectivo de Scott Brooks o treinador da equipa, a tarefa porém adivinha-se mais complicada devido ao que ocorreu durante o mercado de transferências. Os Thunder perderam James Harden, melhor 6º homem da liga e um jogador que aportava bastantes pontos vindos do banco, Harden considerado um dos big three da equipa junto a Westbrook e Durant optou pelos milhões de Houston ao invés de ficar em Oklahoma.
Não obstante a equipa, reforçou-se com Kevin Martin um bom atirador, vindo dos Rockets e o cinco inicial mantém-se o mesmo que na temporada passada, os playoffs serão uma obrigatoriedade veremos se Brooks consegue emular o feito da época passada.
Aspectos a ter em conta:
- O rookie Perry Jones é um excelente jogador de perímetro, a 28ª escolha do draft tem causado boa impressão até agora e pode ser uma mais valia no decorrer da época.
- Veremos se os Thunder conseguem continuar a ter sorte com as lesões, Durant, Westbrook e Ibaka juntos nas últimas três épocas apenas perderam um total de 13 jogos.
- A perda de Harden para os Rockets significa que não haverá uma grande capacidade anotadora vinda do banco, isto significará mais minutos e lançamentos para Westbrook e Durant.
Cinco Base: Bases – Westbrook e Sefolosha Extremos – Durant e Ibaka Poste – Perkins
Banco: Maynor, Martin e Thabeet
Odd para vencer o Título: 6.4
Prognóstico: Meias Finais Conferência
Phoenix Suns
Os Suns perderam o seu melhor jogador da última década para os Lakers, o base Steve Nash viu que não haveria hipóteses de conquistar um anel na equipa do Arizona e preferiu uma aventura na Califórnia onde claramente tem uma equipa que lhe poderá dar essa possibilidade. A responsabilidade de substituir um dos melhores bases da história da liga cairá sobre Goran Dragic, que curiosamente já era o suplente de Nash nas temporadas passadas. Assim o treinador Alvin Gentry preferiu optar pela continuidade e por um jogador que já conhece os métodos de trabalho e o que o treinador pretende dentro do campo.
Gentry, que poderá contar com dois postes de qualidade em Scola e Gortat, especialmente este último que é o melhor bloqueador da liga e talvez um pouco sob-valorizado na sua posição. Este frountcourt da equipa de Phoenix poderá ser a chave de realizar uma boa campanha. Pensamos que será difícil os Suns chegarem aos playoffs, mas como já foi dito anteriormente, esta conferência Oeste é tão equilibrada que por vezes surpresas podem acontecer. Para já os Suns não iniciaram mal a época tendo vencido quatros jogos e perdido cinco.
Aspectos a ter em conta:
- Michael Beasley terá uma oportunidade de relançar a sua carreira, depois de duas passagens não muito bem sucedidas em Miami e Minnesota terá que demonstrar o porquê de realmente ter sido a segunda escolha no draft.
- Channing Frye perderá a época devido a um probema de coração. provavelmente o melhor poste atirador da liga, fará muita falta aos Suns.
- Os bases Dragic e Dudley têm um estilo de jogo bastante parecido, será interessa ver como ambos conseguirão jogar juntos.
Cinco Base: Bases – Dragic e Dudley Extremos – Beasley e Scola Poste – Gortat
Banco: Brown, Marshall e Morris
Odd para vencer o Título: 410
Prognóstico: Temporada Regular
Portland Trail Blazers
Os Portland começaram esta temporada com uma impressionante vitória sobre os Lakers no Rose Garden, o problema é que a partir daí a época não tem corrido muito bem para a equipa de Slotts, com três vitórias e cinco derrotas os adeptos de Portland por certo esperariam mais destes renovados Blazers. Sem culpa no cartório destas derrotas está o rookie Lillard, o base tem sido uma das sensações deste início de época tendo igualado o record de Magic Johnson ao conseguir 20 pontos e 10 assistências nos dois primeiros jogos na liga.
Os Blazers perderam dois jogadores bastante importantes como Crowford para os Clippers e Felton para os Knicks, a qualidade de ambos os jogadores não foi suprida por nenhuma aquisição e pensamos que os Blazers vão lamentar essas vendas. Também no que concerne aos postes a equipa de Portland poderá ter problemas visto que Hickson é um jogador bastante irregular e Aldridge não é um reboteador puro. À espreita está Leonard o rookie que foi a 11ª escolha do draft terá bastantes minutos e caberá apenas a ele aproveitar as oportunidades dadas.
Aspectos a ter em conta:
- Freeland e Claver finalmente chegam à NBA depois de um périplo pela Europa, drafteados respectivamente em 2006 e 2009 foram chamados pelos Blazers para dar mais concorrência aos seus jogadores interiores.
- Veremos se o irregular JJ Hickson é o poste que Portland necessita, o rookie Leonard está à espreita.
- As opções de Terry Slotts para as posições de base, Lillard, Matthews, Batum e Ronnie Price. Todos eles poderão ter minutos nessas posições, isto é especialmente importante visto que Elliot Williams teve uma lesão no tendão de Aquiles.
Cinco Base: Bases – Lillard e Matthews Extremos – Batum e Aldridge Poste – Hickson
Banco: Leonard, Babbit e Smith
Odd para vencer o Título: 290
Prognóstico: Temporada Regular
Sacramento Kings
Será mais uma travessia no deserto para a equipa de Sacramento, em oito jogos realizados os Kings só venceram duas vezes e são a equipa com pior record no Oeste e a terceira pior da NBA apenas superada pelos Pistons e pelos Wizards. A equipa de Keith Smart tentará fazer uma época digna mas na nossa opinião os playoffs estão fora de questão. Os Kings reforçaram-se com Aaron Brooks, o base que estava a jogar na liga chinesa poderá dar a estabilidade na posição de base que a equipa precisa. O jovem poste Cousins será peça fundamental para os bons resultados dos Kings caso consiga fazer jogos de 20-10 regularmente.
Aspectos a ter em conta:
- Os Kings jogarão rápido o que facilitará a marcação de pontos, apesar disso existe no plantel uma falta de atiradores de qualidade, onde apenas Fredette é especialista nos tiros de longa distância. Veremos como afectará o jogo de Sacramento.
- DeMarcus Couisins será um dos candidatos ao All-Star, evidentemente que um mau record de Sacramento prejudicará as suas aspirações pelo que Cousins terá de subir as suas estatísticas, pois a percentagem de jogos ganhos pela sua equipa não será impressionante.
- Robinson e Thompson os rookies terão bastantes minutos, é importante para os Kings que tenham uma adaptação rápida à liga e ofereçam minutos de qualidade à equipa.
Cinco Base: Bases – Brooks e Thorton Extremos – Evans e Robinson Poste – Cousins
Banco: Hayes, Thomas e Fredette
Odd para vencer o Título: 210
Prognóstico: Temporada Regular
San Antonio Spurs
Esta época será mais uma assalto da equipa de Popovych ao título de campeão. Para já os Spurs começaram bem a época tendo 6 vitórias e apenas 2 derrotas, ainda para mais com Ginobili lesionado. Existe uma certa magia no AT&T que parece que todos os jogadores que vestem o uniforme preto e branco rendem ao seu mais alto nível, coincidência, sorte? Não, mérito de um senhor chamado Gregg Popovych que a nosso ver é o melhor treinador da NBA, junto a Phil Jackson que consegue extrair o melhor de cada um e manter jogadores que já ganharam tudo o que havia para ganhar como Duncan, Parker e Ginobili motivados.
Como sempre a equipa muda muito pouco de época para época mantendo os jogadores principais e reforçando apenas em uma ou duas posições consideradas essenciais os Spurs têm um bom plantel mas mais do que isso a forma como defendem e jogam juntos é o que os torna candidatos. Veremos se as lesões respeitam os atletas veteranos e se assim acontecer é provável que o título regresse ao Texas.
Aspectos a ter em conta:
- Depois da inconsistência de Splitter e das fracas prestaçõs de DeJuan Blair, veremos se Boris Diaw é o poste que os Spurs precisam.
- Duncan (36), Ginobili (35) e Parker (30), chegará uma altura em que estarão demasiado velhos para lutar pelos playoffs? Talvez não.
- Como cada vez mais os big three a necessitarem de rodar, Green Neal e Splitter precisam de oferecer constantemente minutos de qualidade à equipa.
Cinco Base: Bases – Parker e Green Extremos – Leonard e Duncan Poste – Diaw
Banco: Ginobili, Jackson e Gary Neal
Odd para vencer o Título: 13.5
Prognóstico: Final NBA
Utah Jazz
Os Utah, em especial o seu treinador Ty Corbin tem um dilema que muitos dos outros treinadores gostaria de ter no seu plantel. Ao contrário de muitos onde a escassez de plantel é um dos problemas aqui acontece o oposto, Corbin tem mais homens que minutos em especial na posição de poste. Com jogadores como Millsap e Jefferson experientes e com jovens como Kanter e Favors a aparecerem caberá ao treinador escolher entre o presente e o futuro na atribuição de minutos ao longo da temporada. Nas outras posições do court Williams e Randy Foye também vão ajudar os bases.
A equipa de Utah apesar de muito completa não tem jogadores que os consiga levar muita além dos playoffs, apesar da pressão dos adeptos para levar a equipa para os tempos de glória de Stockton e Malone.
Aspectos a ter em conta:
- A adição de Foye será muito importante pois é um jogador que é competente em ambas as tabelas sabendo fazer um pouco de tudo em campo.
- Enes Kanter, perdeu sensivelmente 20kg durante a offseason será que vai melhorar ou piorar o seu desempenho?
- Carroll melhorou a sua capacidade atiradora no último ano, veremos se é um jogador revigorado e capaz de contar para a rotação do seu treinador.
Cinco Base: Bases – Williams e Hayward Extremos – Williams e Millsap Poste – Jefferson
Banco: Favors, Kanter e Foye
Odd para vencer o Título: 250
Prognóstico: Temporada Regular
Boas Apostas!