Mais um ano volvido e está de volta o que para a maior parte dos europeus é o melhor desporto dos Estados Unidos, a NBA. Este ano a maior mudança foram os New Jersey Nets, depois de terem sido adquiridos por um multi-milionário Russo, mudaram-se de armas e bagagens até Brooklyn, passando agora a ser conhecidos como Brooklyn Nets. Depois de no ano passado os Miami Heat terem se sagrado campeões da NBA com uma vitória na final sobre os Oklahoma City Thunder, na off season o defeso trouxe-nos muitas trocas de jogadores o que ainda vai tornar a época mais competitiva e por conseguinte, mais divertida para os espectadores.

No que diz respeito ao draft, os Hornets ganharam o sorteio tendo ido buscar a grande promessa de Kentucky, Anthony Davis, campeão olímpico em Londres. Seguiram-se os Charlotte Bobcats que escolheram Michael Kidd-Gilchrist também de Kentucky o que pela primeira vez na história, as duas primeiras escolhas do draft jogavam no mesmo colégio.

Neste artigo analisaremos a Conferência Este da NBA. Aguardámos o início da temporada para assim podermos analisar as equipas e prever o que poderão fazer no decurso desta época regular. Analisaremos as equipas individualmente e colocaremos também a odd para vencer o título bem como o nosso prognóstico de como será a época das mesmas.

NBA 2012-13

Atlanta Hawks

atlanta hawksSerá interessante ver como será a época da equipa de Atlanta depois de perder um dos seus melhores jogadores e capitão de equipa para os Brooklyn. Falamos, claro, de Joe Johnson o veterano de 31 anos que jogava nos Hawks desde 2005. Durante o seu período a equipa de Atlanta tornou-se uma habitual no playoff e muitos dos jogadores do plantel tinham em Johnson um referência. Indubitavelmente com esta saída haverá um acréscimo de responsabilidade para Josh Smith e Al Horford que como capitães de equipa terão de introduzir o espírito vencedor aos novos reforços bem como comandar a equipa até aos playoffs.

O tipo de jogo de Atlanta será rápido e espectacular, uma vez que os jogadores que têm assim o permitirão. Com a troca de Johnson, conseguiram uma boa profundidade de plantel algo que não tinham nos anos anteriores, pelo que poderão manter a competitividade durante os 48 minutos de jogo.

Aspectos a ter em conta:

  • A quantidade de bases principais disponíveis, com Jeff Teague, Lou Williams e Devin Harris, será uma dor de cabeça positiva para o treinador ao nível quais escolher para iniciar o jogo e como deverão jogar em conjunto.
  • A abundância de atiradores de qualidade é uma grande vantagem no plantel dos Hawks com Korver, Lou Williams, Anthony Morrow e Jenkins a darem opções ao treinador Larry Drew para abrir o campo e jogar para o triplo, o que facilitará as penetrações de jogadores do perímetro.
  • Como Pachulia servirá como suplente de Horford, visto que com a troca de Marvin Williams, Pachulia terá mais minutos sobre o pavilhão, a maneira como ele aproveitará esses minutos depende dele visto que qualidade e aplicação não lhe faltam.

Cinco Base: Bases – Teague e Harris Extremos -Morrow e Smith Poste – Horford

Banco: Zaza Pachulia, Kyle Korver, Lou Williams, Jenkins

Odd para vencer o Título: 120

Prognóstico: Primeira Ronda dos Playoffs

Boston Celtics

boston celticsCinco anos depois de vencer o titulo da NBA, finalmente alguém do Big Three saiu. Essa saída foi Ray Allen que achou que tinha mais hipóteses de conquistar o titulo em South Beach que em Boston (e com razão). Caberá a Rondo, indiscutivelmente o melhor jogador dos Celtics hoje em dia, levar a equipa a altos voos. Com a presença de Garnett e com a capacidade anotadora de Pierce e do novo reforço Terry a equipa de Doc Rivers tentará mais um ano pelear pelas posições cimeiras.

Infelizmente a frescura de Boston não é a mesma que há cinco anos, e com o plantel construído por Ainge será quase impossível conquistar anéis de campeão.

Aspectos a ter em conta:

  • Com Courtney Lee e Jeff Green os Celtics quererão ser um equipa mais rápida em especial em contra ataques. O ano passado foram apenas a 21º equipa no que diz respeito a pontos concretizados no contra-ataque, apesar de terem sido a quarta a obrigar a equipa adversária a cometer turnovers.
  • A importância do início da época: o ano passado os Celtics estavam 15-17 no All Star Break o que contrapôs os 94-14 das anteriores quatro temporadas. Será interessante ver como Boston iniciará esta época. (Para já estão 2-2)
  • Os ressaltos ofensivos estão a prejudicar os Celtics, por dois anos consecutivos são a equipa com menos ressaltos nas tabelas ofensivas e o ano passado conseguiram bater um record negativo da NBA conseguindo menos de 20% de segundas oportunidades através de ressaltos, algo que não acontecia há 35 anos. Desde que Perkins saiu para os Thunder que os Boston não têm um poste que imponha presença debaixo das tabelas. Este ano com a adaptação de Garnett a poste, prevê-se que estes problemas irão continuar.

Cinco Base: Bases – Rondo e Lee Extremos – Pierce e Bass Poste – Garnett

Banco: Bradley, Green e Jason Terr

Odd para vencer o Título: 34

Prognóstico: Primeira Ronda Playoffs

Brooklyn Nets

Brooklyn NetsOs Nets jogarão a sua primeira temporada em Brooklyn, depois de terem deixado New Jersey. Terão um pavilhão com muito mais condições, mais adeptos e também mais publicidade nos média, ou seja, os jogadores terão mais responsabilidade e mais pressão quando entrarem em campo pela equipa dos Nets. Fazer melhor é uma obrigação. Os Nets nas ultimas três épocas apenas venceram 25.2% dos jogos realizados, pelo que este ano chegar aos playoffs é quase uma obrigatoriedade.

Os Brooklyn foram buscar Joe Johnson aos Hawks que se junta a um plantel com mais dois All-stars Wallace e Williams. A chave desta época será no lado defensivo do campo onde os Brooklyn (então em New Jersey) foram a 29º pior equipa da NBA a defender, e caso o treinador Avery Johnson consiga fazer um trabalho similar ao que fez em Dallas em 2005 então os Nets terão mais oportunidades de chegar longe na época.

Aspectos a ter em conta:

  • No último ano do seu contracto Avery Johnson terá a oportunidade de fazer algo brilhante, caso a época seja ao nível das anteriores duas, o milionário russo dar-lhe-á guia de marcha.
  • Existiu uma mudança de equipa, mas os Nets foram das primeiras equipas a pisar um pavilhão neste pré-época, veremos se o antecipar do treino dará resultados.
  • A rivalidade com os Knicks será interessante de acompanhar, o jogo de abertura da época entre as duas equipas foi adiado devido a um furacão, mas haverá mais oportunidades para dar aso à rivalidade.

Cinco Base: Bases – Williams e Johnson Extremos – Wallace e Humphries Poste – Lopez

Banco: Brooks, Teletovic e C.J. Watson

Odd para vencer o Título: 75

Prognóstico: Primeira Ronda dos Playoffs

Charlotte Bobcats

charlotte bobcatsA equipa de Michael Jordan, deve estar farta de dar dores de cabeça ao antigo 7 vezes campeão. Como proprietário, apostou em Mike Dunlap, um treinador relativamente desconhecido para tentar levar a equipa ao sucesso. Numa das equipas mais fracas da NBA muitas das esperanças dos adeptos de Charlotte estão concentradas no rookie Kidd-Gilchrist que chegou a Charlotte depois de ter sido escolhido como número dois do Draft.

Se ter as esperanças de realizar uma boa época num rookie não é mau o suficiente, os Bobcats perderam o seu base principal D.J. Augustin e trocaram por Ramon Sessions, sem dúvida um melhor atirador, mas pior base com menos capacidade de distribuir jogo que o seu antecessor. Veremos também se o poste Haywood realiza uma boa época e se domina as tabelas.

Aspectos a ter em conta:

  • O treinador relativamente desconhecido será escrutinado e avaliado mais que nunca por não ter chegado à equipa pelos canais habituais, caso as coisas corram mal, será o primeiro a quem os adeptos peçam a cabeça.
  • Será a época de Kemba Walker? Depois de 2 anos onde prometeu muito sem se conseguir afirmar terá minutos sob a alçada de Dunlap, veremos se este ano confirma que é jogador de NBA ou apenas mais um flop.
  • Os Bobcats vêm da pior época da história da NBA com apenas 7 vitórias, será algo difícil de esquecer, o ponto positivo é que por muito mal que façam esta época será sempre melhor que a época passada.

Cinco Base: Bases – Sessions e Walker Extremos -Kidd-Gilchrist e Thomas Poste – Haywood

Banco: Kidd-Gilchrist, Ben Gordon e Biyombo

Odd para vencer o Título: 1000

Prognóstico: Temporada Regular

Chicago Bulls

chicago bullsSerá interessante ver como os Chicago Bulls irão começar a época mais uma vez sem a sua grande figura, Derrick Rose. Para já, três vitórias e duas derrotas é aceitável para uma equipa que quer lutar pelo anel até ao fim. Também veremos o estado em que Rose regressa à competição em 2013, apesar de todos os esforços para que a recuperação corra da melhor maneira uma lesão de 12 meses não fica tratada nem esquecida de um momento para o outro.

Caberá aos outros jogadores de Chicago fazerem esquecer momentaneamente o base, em especial a Kirk Hinrich que será o dono da sua posição. Caberá também a Luol Deng, o jogador com mais minutos por jogo na época passada manter a sua regularidade e ser competente (como o tem sido) em ambos os lados do campo. Também caberá a Boozer, um pouco criticado devido às suas medianas prestações desde que reforçou os Chicago, aumentar a qualidade do seu jogo para assim dar reais possibilidade aos Bulls de reconquistarem o titulo 15 anos depois.

Aspectos a ter em conta:

  • A data de regresso de Rose, inicialmente prognosticada como uma paragem de 8 a 12 meses. Visto que a lesão foi em Abril se se confirmar os 12 meses de paragem ,Chicago será uma equipa muito mais frágil para afrontar os playoffs.
  • A regularidade de Boozer ao jogar os jogos todos da época contrastou com a sua irregularidade exibicional. Terá de haver mais Boozer em especial nas tabelas para ajudar Noah a capturar ressaltos.
  • O banco de Chicago está consideravelmente mais fraco este ano, com as saídas de Asik, Brewer, Korver, Watson e Lucas a profundidade do plantel será inferior, sendo assim será interessante ver como os titulares terão de jogar mais minutos sem afectar o seu rendimento.

Cinco Base: Bases – Rose e Hamilton Extremos – Deng e Boozer Poste – Noah

Banco: Hinrich, Gibson e Bellinelli

Odd para vencer o Título: 24

Prognóstico: Meias Finais Conferencia

Cleveland Cavaliers

cleveland cavaliers“A melhor coisa sobre os jogadores jovens, é que eles envelhecem”. Esta é a máxima que tem de seguir Byron Scott devido ao facto de 11 dos seus jogadores terem menos de 25 anos. É interessante ver esta equipa dos Cavaliers jogar pois os seus jogadores têm bastante talento e capacidade, a verdade é que muitos ainda têm aquela inexperiência normal nos jovens e é comum quando entra a fase de pressão do jogo vê-los a cometer decisões erradas.

Será uma equipa divertida de ver jogar, neste ano que será o ano de afirmação do seu melhor jogador Kyrie Irving, que ou os Cleveland lhe dão uma equipa a altura para lutar por algo mais ou mais cedo ou mais tarde a equipa do Ohio ficará sem a sua estrela (Algo que já aconteceu em 2010 com LeBron James).

Aspectos a ter em conta:

  • Será interessante ver como a equipa jogará sem Jamison e Parker, dois veteranos que abandonaram a equipa.
  • Tristian Thompson ganhou 8kg de músculo nesta pré temporada, o número 4 do Draft de 2011 quer se estabelecer como uma força perto das tabelas e está no bom caminho para o conseguir.
  • A capacidade de liderança de Anderson Varejão será posta em prática no decorrer desta época, terá de servir de exemplo para os mais jovens e indicar-lhes os caminhos dos triunfos.

Cinco Base: Bases – Irving e Waiter Extremos – Gee e Thompson Poste – Varejao

Banco: Casper, Daniel Gibson e Zeller

Odd para vencer o Título: 420

Prognóstico: Temporada Regular

Detroit Pistons

detroit pistonsTayshaun Prince é a única ligação dos gloriosos Pistons de 2004 para os de hoje em dia. O extremo em clara decadência na sua carreira vai tentar por uma das últimas vezes tentar levar a equipa de Detroit aos playoffs. Será uma tarefa quase impossível devido à falta de qualidade dos mesmos. Mesmo os adeptos já não têm grande esperança na sua equipa sendo a época passada o Palace um dos pavilhões com pior assistência.

Não obstante será interessante ver a nova promessa Drummond, bem como o poste Monroe a jogar pela equipa de Detroit.

Aspectos a ter em conta:

  • Jogadores como Charlie Villanueva e Austin Daye estão a ficar sem tempo em Detroit, será um bom exercício ver se ambos os atletas acabarão a época ou serão trocados ou amnistiados antes do fim da mesma.
  • O treinador Lawrence Frank terá de passar grande parte do seu segundo ano ao leme dos Pistons a tentar trabalhar num ataque mais fluido, depois de ter passado a época transacta a preocupar-se com a defesa, veremos se haverá algum tipo de melhorias.

Cinco Base: Bases – Knight e Stuckey Extremos -Prince e Maxiell Poste – Monroe

Banco: Will Bynum, Jerebko e Maggette

Odd para vencer o Título: 1000

Prognóstico: Temporada Regular

Indiana Pacers

indiana pacersEsta equipa dos Indiana é bastante coesa, com jogadores que sabem trocar a bola, atirar e bons ressaltadores, pelo que prevemos que chegarão longe apesar da contrariedade que aconteceu esta semana com a lesão de Danny Granger que estará de fora dos pavilhões por dois meses. Os Pacers que chegaram às semi finais da conferência o ano passado, perdendo para os Miami, quererão chegar ainda mais longe visto que mantiveram o plantel base.

Hibbert terá de aumentar os seu número de ressaltos pois um poste All-Star pede-se mais que apenas oito ressaltos por jogo, como realizou na época transacta.

Aspectos a ter em conta:

  • Talvez a pouca profundidade de banco possa ser o único entrave dos Indiana a uma excelente campanha. Existe uma clara diferença de qualidade entre os titulares e suplentes dos Pacers o que obrigará a que o cinco inicial tenha mais minutos e assim se desgaste mais.
  • Os Indiana podem-se assumir como candidatos, depois da prestação da época passada já podem tirar o estigma de underdogs que tentam fazer alguma coisa engraçada. Depois das meias-finais do ano passado todos verão os Indiana como uns possíveis candidatos ao titulo.

Cinco Base: Bases – Hill e George Extremos – Granger e West Poste – Hibbert

Banco: D.J. Augustin, Tyler Hansborouh e Mahimmi

Odd para vencer o Título: 80

Prognóstico: Meias Finais Conferência

Miami Heat

miami heatOs grandes favoritos para as casas de apostas, os Miami Heat, vão tentar revalidar o titulo depois de terem ganho a final aos Thunder no ano passado. O plantel é praticamente o mesmo tendo apenas adicionado dois veteranos de grande qualidade, Ray Allen e Rashard Lewis.

Os Heat contam com o melhor jogador do Mundo em LeBron James, e o único que liderou a sua equipa nas três estatísticas mais importantes do jogo (Pontos, assistências e ressaltos). Será um fortíssimo candidato ao titulo junto com Knicks e Spurs.

Aspectos a ter em conta:

  • A falta de um poste de raiz pode complicar a vida aos Heat em alguns jogos. Bosh não é conhecido pela sua agressividade debaixo das tabelas pelo que os adversários podem ganhar aí uma luta importante.
  • A LeBron-dependência, os Heat dependem de James para quase tudo, se a super estrela tiver uma lesão numa fase crucial da temporada os Miami passarão por um mau bocado.
  • Com a entrada de Lewis e Allen os Heat ficam com uma panóplia de atiradores bastante interessante. Este aspecto permitirá a Spoelstra abrir o campo em várias ocasiões o que ajudará as penetrações de Lebron e Wade.

Cinco Base: Bases – Chalmers e Wade Extremos – Battier e LeBron Poste – Bosh

Banco: Ray Allen, Rashar Lewis e Cole

Odd para vencer o Título: 3.05

Prognóstico: Final de Conferência

Milwaukee Bucks

milwaukee bucksOs Bucks preocuparam-se em trazer peso e altura para o seu plantel, com Dalembert Henson e Pryzbilla, e o problema de serem das equipas mais pequenas da NBA já terminou. Apesar do tamanho, onde está sem dúvida a mais valia dos Bucks é nos seus dois bases titulares, Jennings e Ellis. Sem dúvida dois dos jogadores mais tecnicistas da liga são bases que gostam de partir para cima dos defensores para assim abrir espaços para os seus colegas.

Grande parte das esperanças da equipa de Scott Skiles passará por estes dois homens, apesar disso acreditamos que a equipa de Miwaukee terá uma tarefa difícil para se qualificar para os playoffs.

Aspectos a ter em conta:

  • Tobias Harris, o extremo titular da equipa e um dos elos mais fracos dos Bucks. Skiles não quer apostar em Dunleavy para dar profundidade vinda do banco, veremos como evolui Harris ao longo desta época, caso contrário os Bucks necessitam de ir ao mercado.
  • Apesar de Jennings e Ellis serem top no que diz respeito à parte ofensiva do jogo, o melhor base defenso é Udrih, veremos em muitos momentos Udrih a ter bastantes minutos em detrimento das duas estrelas dos Bucks.

Cinco Base: Bases – Jenning e Ellis Extremos – Harris e Ilyasova Poste – Dalembert

Banco: Udrih, Dunleavy e M’bah Moute

Odd para vencer o Título: 160

Prognóstico: Temporada Regular

New York Knicks

new york knicksOs Knicks são a equipa que iniciou esta temporada em melhor forma, com três vitórias em outros tantos jogos a equipa de Nova Iorque começa desde cedo a colocar a sua candidatura ao anel. Mais impressionante que as três vitórias, foi a maneira como foram conseguidas, sobre Miami e ambos os jogos sobre Philadelphia, a facilidade com que conseguiram o triunfo foi aplastante. Com um Carmelo ao nível do melhor Carmelo de Denver e com o seu ex-companheiro J.R. Smith e Steve Novak impressionantes atrás da linha de 3 pontos, os Knicks serão um dos favoritos a ainda estarão em competição no início de Junho.

Com a adição de Kidd e Prigioni os Knicks têm três bases que conseguem oferecer minutos de grande qualidade, bem como um poste (Chandler) que captura ressaltos como ninguém. Para mais, Stoudamire está lesionado, quando regressar fará dos Knicks uma das equipas mais fortes de toda a NBA.

Aspectos a ter em conta:

  • A profundidade dos Knicks é boa, apesar das lesões de Stoudamire, Brewer e Shumpert, a rotatividade tem sido posta em prática nos primeiros jogos da época e com resultados positivos.
  • Rashard Wallace é uma espécie de talismã destes Knicks, basta ver como os adeptos do Madison Square Garden cantam por ele em todos os jogos. Pode não ser o melhor nem mais importante jogador da equipa, mas para fazer balneário será bastante útil.
  • Algo que os Knicks têm de melhorar é o número de turnovers, que foram a terceira pior na época passada. Mas com Felton e Kidd a cuidarem da bola esse número tem tudo para melhorar.

Cinco Base: Bases – Felton e Kidd Extremos – Carmelo e Stoudamire Poste – Chandler

Banco: Camby, Brewer, Novak e J.R Smith

Odd para vencer o Título: 30

Prognóstico: Campeão da NBA

Orlando Magic

Orlando MagicOs Magic têm muito trabalho pela frente depois de perderem o seu melhor jogador e talvez o atleta mais dominante na NBA, Dwight Howard. Para mais o problema agravou-se quando não foi possível trazer para Orlando o Laker Andrew Bynum, que aterrou em Philadelphia. Para suprir o problema o GM Rob Henning apostou em dois jovens quase desconhecidos para o público em geral, Vucevic e Gustavo Ayon. Estes dois jogadores terão uma tarefa hercúlia, fazer esquecer Howard.

Como é evidente, não o conseguirão, pelo que se prevê problemas para a equipa de Jacque Vaughn debaixo das tabelas, mesmo com a adição do veterano Al Harrigton os Magic terão problemas em capturar ressaltos. Talvez a melhor contratação dos Magic, foi Afflalo, um ex-Denver habituado a jogar em equipas que perdem a sua grande estrela, pelo que o base lançador será de vital importância se a equipa da Florida quiser chegar aos playoffs.

Aspectos a ter em conta:

  • A explosão de Afflalo. Foi enviado para fora de Denver quando a equipa do Colorado viu a oportunidade de trazer Andre Iguodala. Afflalo é um aleta sólido em ambos os lados do campo e na sua quinta época na liga pode bem ser um catalisador de bons resultados
  • Todas as equipas que perdem uma super-estrela perdem sempre bem mais que um jogador, perdem uma referência, um exemplo e mais que tudo perdem alguém que serve como um bloqueio para o plantel quando as coisas correm mal. Partindo desse pressuposto cabe a Orlando aprender de Denver (quando perdeu Anthony) e de Cleveland (quando perdeu LeBron) como reconstruir um plantel para o futuro, mesmo que para isso tenha de hipotecar 1 ou 2 temporadas.
  • A liderança na equipa é incerta, ninguém sabe quem é o real líder da equipa. Em teoria Nelson deve ser o principal comandante, mas Turkoglu quererá ter uma palavra a dizer.

Cinco Base: Bases – Nelson e Afflalo Extremos – Turkoglu e Davis Poste – Vucevic

Banco: J.J. Redick, Al Harrigton e Andrew Nicholson

Odd para vencer o Título: 130

Prognóstico: Temporada Regular

Philadelphia 76ers

philadelphia 76ersUma das equipas mais beneficiada com a troca de Howard para Los Angeles, foram sem dúvida os 76ers, que conseguiram a adição de Andrew Bynum, sem dúvida um dos melhores postes a jogar na NBA. Doug Collins e os adeptos dos 76ers estão bastante esperançados neste nova época, apesar de terem perdido um dos seus melhores jogadores, André Iguodala para os Nuggets. Com Bynum e Richardson a motivação em Philiadelphia está em altas. Richardson Wright e Nick Young o ano passado estiveram entre os 25 melhores atiradores de 3 pontos da liga. Collins já veio exigir pelo menos 40 pontos por jogo entre triplos e lances livres, e qualidade para isso não falta aos 76ers.

Aspectos a ter em conta:

  • A lesão de Bynum que o afectou na pré temporada e o afastou dos primeiros jogos da temporada pode vir a afectar o seu rendimento durante a época, pois na pré-temporada constrói-se as bases para uma temporada de sucesso.
  • O poder dos 76ers. A equipa de Philadelphia o ano passado era criticada por não ter poder de luta debaixo das tabelas. Este ano com Bynum, Hawes, Brown e Allen serão muito poucas as equipas na liga que consigam ganhar em ressaltos aos 76ers.
  • Apesar da equipa de Philadelphia o ano passado ser apenas o 17º melhor ataque da liga, foram a melhor equipa em não conceder turnovers, com a contratação de Turner e Young, o número de lançamentos ao cesto irá aumentar, mas também o número de turnovers.

Cinco Base: Bases – Holiday e Richardson Extremos – Turner e Hawes Poste – Bynum

Banco: Dorrell Wright, Nick Young, Thaddeus Young

Odd para vencer o Título: 90

Prognóstico: Primeira Ronda Playoff

Toronto Raptors

toronto raptorsGrande parte das esperanças de Dwayne Case vão para o rookie Valanciunas, o lituano de 20 anos apesar de ter sido drafteado o ano passado, só este ano chegou à NBA. A equipa de Toronto é equilibrada apesar de não ter nenhuma grande estrela nem jogador que se destaque muito. Talvez Bargnani com a sua capacidade de tiro exterior aliada ao poder de ganhar ressaltos e jogar dentro o façam o jogador mais completo da equipa. Com a adição de Lowry, Jose Calderon, um dos bases mais infra valorados da liga terá os seus minutos reduzidos.

O objectivo da equipa, dito pelo seu treinador é chegar nos playoffs, o que acreditamos que será um objectivo possível mas muito difícil de almejar.

Aspectos a ter em conta:

  • A lesão de Bargnani a época passada prejudicou ofensivamente a equipa. Este ano com todos os jogadores saudáveis, não haverá desculpas para fracas prestações ofensivas.
  • Ed Davis fará a sua terceira época na NBA, depois de 2 anos desapontantes, o rookie de 2010 fez finalmente uma pré-época, será o seu ano de afirmação ou a confirmação de uma desilusão?
  • Calderon e Lowry têm capacidade de ser os bases titular de muitas da equipas da NBA, apesar da qualidade de Lowry, Colangelo já veio dizer que Lowry é o seu preferido. Será interessante observar a convivência entre os dois bases durante a próxima época.

Cinco Base: Bases – Lowry e Derozan Extremos – Fields e Bargnani Poste – Valanciunas

Banco: José Calderon, Amir Johnson, Terrence Ross

Odd para vencer o Título: 110

Prognóstico: Temporada Regular

Washigton Wizards

washington wizardsOs Wizards, depois da época desastrosa do ano passado não tiveram problemas em ir ao mercado e trouxeram para a capital, jogadores como Ariza, Nene e Okafor. Estes três atletas possíveis de trazer devido ao facto de os Washington terem enviado Rashard Lewis para Miami, darão poder junto às tabelas, o que faltava aos Wizards. Lamentavelmente a equipa de Washington perderá o seu melhor jogador, o base principal John Wall nos primeiros 2 meses da temporada regular, e a continuar como têm estado nesta primeira semana (0 vitórias em 3 jogos) poderão ser 2 meses muito longos para os comandados de Randy Wittman.

Aspectos a ter em conta:

  • A utilização de Bradley Beal como base lançador, estará dependente da sua prestação nos jogos iniciais, se é indubitável que o rookie tem qualidade, a sua capacidade defensiva será posta à prova na NBA. Jordan Crawford estará à espreita do lugar no 5 inicial.
  • Os Wizards provavelmente terão 2 épocas, uma sem Wall e a outra quando ele regressar. Não menosprezar uma recuperação dos Wizards por volta de meio de Janeiro.
  • A evolução de Vesely será outro factor importante para a equipa de Washington, com a adição de Okafor terá a oportunidade de jogar mais minutos na sua posição natural de Extremo-Poste em vez de jogar a Poste como o fez muita vez na temporada passada.

Cinco Base: Bases – Wall e Beal Extremos -Ariza e Nene Poste – Okafor

Banco: Jan Vesely, Jordan Crawford e Trevor Booker

Odd para vencer o Título: 570

Prognóstico: Temporada Regular

Boas Apostas!