AFC Bournemouth – Manchester City (Premier League)
A vitória tardia diante do Swansea permitiu ao Manchester City regressar ao “top 4” da tabela classificativa da Premier League. Os comandados de Pep Guardiola visitam Bournemouth no encontro que encerra a 25ª jornada e em caso de vitória vão assumir a vice-liderança. Os donos da casa atravessa um momento de forma menos bom.
O Bournemouth não vence há seis jogos oficiais, sequência que corresponde à pior fase da temporada para os “Cherries”. A quebra recente provocou uma inevitável queda na tabela classificativa, atualmente no 14º posto com 26 apontos, apenas seis acima da zona de perigo. A equpa orientada por Eddie Howe sucumbiu frente a Millwall (3-0) – eliminado da FA Cup -, Hull City (3-1), Crystal Palace (0-2) e Everton (6-3) nos úlitimos cinco desafios e ainda anseia por vencer pela primeira vez no ano civil de 2017. As derrotas frente ao Crystal (19º) e ao Hull City (18º) de Marco Silva despertam particular apreensão na massa adepta do Bournemouth, preocupada com a incapacidade demonstrada frente a adversários que estão em zona de despromoção.
A última vitória do Bounemouth no Vitality Stadium remonta a 13 de dezembro, ocasião em que bateu o campeão Leicester City por uma bola a zero. Nos quatro desafios disputados desde então, registaram-se derrotas frente a Southampton (1-3) e Crystal Palace (0-2) e empates com Arsenal 3-3) e Watford (2-2). O “calcanhar de Aquiles” desta equipa reside no setor defensivo, apresentando a terceira defesa mais batida (47 golos sofridos em 24 jogos) da Premier League. A equipa precisa de dar uma resposta positiva o quanto antes e este encontro com o Manchester City constitui uma boa oportunidade para fazê-lo.
Callum Wilson, Charlie Daniels e Adam Federici estão lesionados e não entram nas contas para este embate com o Manchester City.
Onze Provável: Boruc, Smith, Cook, Mings, Smith, Fraser, Stanislas, Surman, Wilshere, Arter, King
Uma vitória no terreno do Bournemouth permitirá ao Manchester City assumir a vice-liderança da Premier League com 52 pontos, a oito do líder Chelsea, formação que empatou a uma bola na deslocação ao Turf Moor para enfrentar o Burnley. Os pupilos de Pep Guardiola viajam até Bournemouth de olho na conquista da quarta vitória consecutiva, isto numa altura em que os resultados recentes permitem aliviar a pressão sobre a formação orientada pelo técnico catalão. Fora de portas, o Manchester City tem deixado pontos sobretudo nos terrenos de rivais com valor como Tottenham (2-0), Liverpool (1-0) ou Everton (4-0), cumprindo nas deslocações frente a adversários teoricamente mais fracos.
Gabriel Jesus, reforço de inverno dos “Citizens”, tem sido decisivo neste início de campanha com a camisola do Manchester City. Depois de se ter estreado a marcar na goleada aplicada ao West Ham no estádio Olímpico de Londres, o avançado brasileiro marcou o golo que permitiu vencer o Swansea por duas bolas a uma no Etihad. As prestações de Gabriel Jesus legitimam um lugar no onze titular, relegando Aguero para o banco nos últimos desafios, mas Pep Guardiola poderá juntar os dois nesta visita ao Vitality. Vincent Kompany está recuperado de lesão, mas o eixo defensivo deverá ser composto por Otamendi – Stones, até porque o belga precisa de recuperar a melhor forma.
Onze Provável: Caballero, Fernandinho, Otamendi, Stones, Kolarov, Yaya Touré, De Bruyne, David Silva, Leroy Sané, Gabriel Jesus, Kun Aguero
O Manchester City apresenta um registo demolidor em jogos com o Bournemouth. Nos últimos três jogos, os “Citizens” venceram sempre por uma margem de quatro golos de diferença: 5-1; 0-4 e 4-0. Perspetiva-se mais uma vitória dos homens de Manchester, cenário ao qual não é reconhecido grande valor pelas casas de apostas.