AC Milan – Juventus (Serie A)
Depois de cumprirem as respectivas obrigações nas competições europeias, o AC Milan e a Juventus encontram-se este domingo à noite em San Siro, num desafio a contar para a 12ª jornada da Serie A. O AC Milan voltou a falhar em vencer na Liga Europa, mas tem conseguido bons resultados no campeonato italiano, tendo já alcançado o top-4 da tabela classificativa. Do outro lado chega uma Juventus que sofreu a primeira derrota da época, em todas as competições, na quarta-feira à noite às mãos do Manchester United, e espera agora dar uma resposta positiva.
O AC Milan ocupa o 4º lugar com 21 pontos, fruto de 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 14 golos sofridos. O Milan vem de um empate em casa do Real Betis (1-1), falhando em vencer pela segunda vez consecutiva na Liga Europa e complicando assim as contas para a qualificação à próxima fase da prova. No entanto, agora é altura da equipa se concentrar no campeonato e procurar solidificar a 4ª posição na tabela, já que conta com a Lazio à perna, com os mesmos pontos, mas com uma diferença de golos inferior.
A equipa venceu os 5 dos últimos 6 jogos do campeonato italiano, perdendo o restante contra o rival Inter de Milão (1-0), sendo esta a única derrota nos últimos 10 jogos consecutivos da prova. Em casa é onde o Milan tem conseguido melhores resultados, está invicto no campeonato e venceu 4 dos 5 jogos aqui disputados, empatando o restante, contabilizando 12 golos marcados e 7 golos sofridos. Este será o jogo mais difícil que teve esta época em casa, e o técnico Gennaro Gattuso conta com algumas baixas, como Ivan Strinic, Mattia Caldara, Davide Calabria e Lucas Biglia, todos lesionados, e vê ainda jogadores como Higuaín, Bonaventura e Calhanoglou em dúvida para este duelo.
Onze Provável: Donnarumma – Abate, Musacchio, Romagnoli e Rodríguez – Kessié, Bakayoko, Laxalt e Suso – Higuaín e Cutrone.
A Juventus, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 31 pontos, fruto de 10 vitórias e 1 empate, com parciais de 24 golos marcados e 8 golos sofridos. A Juventus somou a primeira derrota da época na passada quarta-feira com a recepção ao Manchester United, num jogo para a Liga dos Campeões, tendo então sido ao fim de 15 jogos disputados que a equipa sofreu o primeiro desaire, mesmo depois de ter estado a vencer por 1-0. Quanto ao campeonato italiano, a Juve venceu 10 dos 11 jogos disputados, empatando o restante na recepção ao Genoa (1-1), e está já isolada no topo da tabela de classificação geral com 6 pontos de vantagem sobre o 2º e 3º classificados Inter de Milão e Nápoles.
Fora de portas a equipa está 100% vencedora no campeonato, tendo vencido as 5 deslocações na prova onde apontou 11 golos e concedeu apenas 4 em resposta. Massimiliano Allegri chega aqui sem Emre Can, que continua de fora por lesão, ficando ainda em dúvida a presença de Bernardeschi, Cancelo e Douglas Costa, ambos a recuperarem de problemas físicos menores. No entanto, caso Federico Bernardeschi e Douglas Costa não estejam disponíveis, Allegri ficará um tanto limitado quanto às opções no ataque, ainda que possa contar com Mandzukic. Desde Agosto de 2015 que a Juventus não perde dois jogos consecutivos, e esta irá procurar dar já uma resposta positiva em San Siro, bem ao estilo da Vecchia Signora.
Onze Provável: Szczesny – Cancelo, Bonucci, Chiellini e Sandro – Pjanic, Khedira e Matuidi – Dybala, Mandzukic e Ronaldo.
A Juventus venceu os últimos 5 confrontos directos com o Milan, e chega aqui após uma derrota no seu último desafio competitivo. Depois de perder em casa, não é de esperar outro tipo de resposta que não seja uma vitória da Vecchia Signora, que não perde dois jogos consecutivos desde Agosto de 2015.