A Bundesliga 2013/14 foi mais um passeio para a classe do Bayern Munique, que com novo treinador conseguiu manter-se no topo da tabela da primeira à última jornada. Este ano foi também o da queda de algumas equipas de renome, mas prepara-se, por outro lado, um regresso de um histórico. Esta é a história da Bundesliga em 10 tópicos.

1-Segundo título consecutivo para os bávaros, que não sentiram dificuldades para repetir a façanha do ano passado. A capacidade de investimento permite ao Bayern continuar a reforçar-se, ao mesmo tempo que vai roubando alguns jogadores aos seus concorrentes. Sem oposição, o Bayern só perdeu um jogo quando já tinha o título nas mãos.

2-O Borussia Dortmund parece não se conformar com o segundo lugar, mas a continuar a perder talento para o seu rival, esse parece ser o melhor lugar possível para quem não é o Bayern na Bundesliga. Jurgen Klopp aposta no seu futebol espetáculo e promove novos nomes. Se, num futuro próximo, o Bayern voltar a tremer, será o conjunto de Dortmund a estar na linha da frente para alcançar o título.

3-Bons demais para a concorrência que os persegue, maus demais para sonharem com o título, Schalke 04 e Bayer Leverkusen voltaram a fazer campeonatos tranquilos, com o Bayer a falhar o objetivo da entrada direta na Liga dos Campeões devido a uma péssima entrada na segunda metade da Bundesliga. Sem chegarem longe na Europa, os dois emblemas parecem condenados a uma terra de ninguém onde as ambições são limitadas.

4-Lewandowski e Mandzukic foram nomes de uma guerra pelo topo da lista dos melhores marcadores, com o polaco do Borussia Dortmund a chegar primeiro. No entanto, uma outra luta se adivinha, com Lewandowski a chegar ao Bayern, este verão, para ocupar a posição que era, até aqui, do croata, que até poderá estar de saída da Baviera. O campeão não para de se reforçar nos seus concorrentes.

Guardiola Bayern Munique

Guardiola manda no balneário do Bayern

5-Pep Guardiola chegou à Alemanha e conquistou o título, para além de ter, também, modificado a forma de jogar da sua equipa. No entanto, cumprido esse primeiro objetivo, ficou pelo caminho na Liga dos Campeões e acabou a temporada a ser contestado por alguns elementos da estrutura do Bayern. O catalão não é uma personagem fácil e, para defender as suas ideias, não hesita em ir até às últimas consequências. A conversa segue dentro de momentos.

6-Vieirinha começou a temporada em grande e parecia pronto para fazer um excelente campeonato, com vista a chegar ao Mundial 2014 como um candidato à titularidade na Seleção Nacional. No entanto, o único português da Bundesliga teve uma gravíssima lesão que o deixou de fora de jogo e o irá fazer ver o Mundial pela televisão. De positivo, apenas o facto do Wolfsburgo ter terminado em quinto lugar e regressar à Europa na próxima época.

7-O Borussia Mochengladbach também estará de volta à Europa, depois um campeonato regular na primeira metade da tabela. Com uma equipa cheia de elementos com grande experiência, como o austríaco Stranzl, o brasileiro Raffael, o venezuelano Arango ou o avançado Max Kruse, o Mochengladbach chegou até a sonhar com um lugar na Liga dos Campeões. É um dos conjuntos em crescimento nesta Liga.

8-Por algum tempo temeu-se pela queda de um dos grandes alemães na 2.Bundesliga. E com o Nuremberga a descer, já vai um pouco de história, para além do Hamburgo ter ainda que disputar a Liguilha. A verdade é que equipas como o Werder Bremen ou o Estugarda também ficaram pela segunda metade da tabela classificativa. Mera ocorrência passageira ou sinal de que os tempos são de mudança?

9-O futuro da Bundesliga está mais sólido com o Bayern Munique a voltar a ser uma equipa dominante? Na verdade, este pareceu ser um ano perdido. Depois de ter duas equipas alemãs na final da Liga dos Campeões e com a chegada de Pep Guardiola, tudo parecia preparado para que a Bundesliga conquistasse mediatismo no espaço europeu. No entanto, com o Bayern a distanciar-se tão cedo, o interesse fragilizou-se. Haverá uma segunda oportunidade?

10-O Colónia está de volta! Um dos grandes nomes do futebol alemão conquistou o título na segunda divisão e jogará a Bundesliga na próxima temporada. Venham os clássicos!

Boas Apostas!