Wolverhampton – Bournemouth (Premier League)
Wolverhampton e Bournemouth medem forças, este Sábado, no Molineux Stadium. Um jogo importante para o Wolverhampton consolidar a sua recuperação, depois de dois triunfos consecutivos. Para o Bournemouth a palavra de ordem é vencer, para poder inverter o ciclo negativo em que se encontra. Apenas um ponto separa as duas equipas na tabela classificativa, e o objectivo é comum, assegurar a permanência na Premier League.
O Wolverhampton é o 10º classificado da Premier League. Os wolves somam 22 pontos, fruto de 6 triunfos, 4 empates e 6 derrotas. O saldo de golos é negativo, com 17 golos marcados e 19 sofridos. No entanto, a tendência da equipa de Nuno Espírito Santo é novamente positiva, depois de somar duas vitórias consecutivas, primeiro diante do Chelsea (2-1), e depois no terreno do Newcastle. Mais uma vez, a equipa de Nuno Espírito Santo parece talhada para responder nos grandes jogos.
O percurso do Wolverhampton continua altamente oscilante. Depois de um começo prometedor, com 15 pontos somados nas primeiras 8 jornadas, os wolves nem pareciam uma equipa recém promovida à Premier League. No entanto, nas 6 jornadas seguintes a equipa “tombou” e somou apenas 1 ponto. Mas, como está talhada para os grande jogos, apareceu logo contra o Chelsea, onde começou novo ponto de inversão. Este é um “jogo do seu campeonato”, defrontando um adversário directo na luta pela manutenção. Mas, conseguirá o Wolverhampton consolidar o seu bom momento, e manter alguma regularidade? Essa é a questão maior, neste momento, em torno da equipa às ordens de Nuno Espírito Santo.
Onze Provável: Rui Patrício – Bennett, Coady e Boly – Rúben Neves, João Moutinho, Doherty e Vinagre – Hélder Costa, Diogo Jota e Jiménez
O Bournemouth ocupa a a 8ª posição com 23 pontos, mais 1 do que o seu adversário neste jornada, o Wolverhampton. Nestas 16 primeiras jornadas, a equipa de Howe regista 7 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. Tal como o seu adversário, nesta jornada, também têm um saldo de golos negativo com 25 marcados e 26 sofridos. No entanto, o momento de forma do Bournemouth é bem diferente daquele que tem o Wolverhampton. Apenas 1 vitória e 4 derrotas, nos últimos 5 jogos.
É num ciclo verdadeiramente negativo que o Bournemouth se desloca ao Molineux Stadium. A derrota na recepção ao Manchester United (1-2), iniciou um ciclo de desaires. Seguiram-se novas duas derrotas, pelo mesmo resultado, primeiro em Newcastle, e depois na recepção ao Arsenal. A deslocação seguinte, ao terreno do Manchester City, não ajudava na recuperação, e o resultado foi de (3-1). A vitória apareceu na jornada seguinte, diante do Huddersfield (2-1), mas na jornada seguinte mediu forças com o Liverpool, e foi derrotado de forma contundente (0-4).
A verdade é que esta equipa do Bournemouth não deixou de saber jogar, tem qualidade e poderá aparecer já neste jogo. Recorde-se que exceptuando o último jogo, o Bournemouth tinha marcado nas 6 jornadas anteriores. A relação da equipa com o golo é algo natural, desde que é orientada por Howe, e certamente será uma forte ameaça às redes de Rui Patrício.
Onze Provável: Begovic – Francis, Cook, Aké e Daniels – Surman, Lema, Brooks e Stanislas – King e Fraser
Apesar do melhor momento do Wolverhampton é ainda uma equipa muito imprevisível, e sobretudo tem vacilado nos jogos em casa, contra adversários teoricamente mais acessíveis. A equipa do Bournemouth tem um futebol positivo, cria facilmente situações de golo, e este poderá ser o tónico para um jogo mais movimentado que o habitual, no terreno dos wolves. A necessidade do Bournemouth em reagir, vai “obrigá-la” a correr mais riscos, mas com isso poderemos ter um jogo bem mais aberto e com golos. A odd para o over 2.5 golos cota a 1.68, mas no meu entender este over não será atingido apenas com golos de uma das equipas. Ora, com a odd, quase idêntica para o golo de ambas equipas, cotado a 1.64, esta será a minha escolha para este jogo. Ambas equipas marcam golo.