West Ham – Brighton & Hove Albion (Premier League)
O empate frente ao Burnely foi difícil de digerir e os Hammers querem uma reação rápida para não perderem o crescendo em que a equipa vinha. O Brighton esteve quase a arrancar os três pontos ao Everton, no passado fim de semana, até Rooney empatar de penalti, em cima dos noventa. As duas formações estão em igualdade pontual e ainda demasiado perto da zona de despromoção. Ninguém quer ceder pontos.
West Ham e Brighton estão com os mesmos oito pontos, resultado de duas vitórias, dois empates e quatro derrotas nas primeiras jornadas da Premier League. Uma e outra equipa tiveram arranques complicados mas, aos poucos parecem estar a encontrar o seu caminho e recuperaram algum do atraso. Claro que ainda estão demasiado perto da zona proibida, a apenas dois pontos, e há neste momento mais três emblemas – Swansea, Everton e Stoke City – exatamente nas mesmas circunstâncias. No que se refere aos dois que abrem a jornada nove da Liga Inglesa, na sexta-feira, há uma diferença muito considerável. Os Seagulls são recém-promovidos e era de esperar que passassem a época na luta pela permanência no primeiro escalão. Os Hammers, apesar das dificuldades que sentiram no ano passado, são um clube com outros recursos, recursos esses que também elevam a fasquia das expetativas. Slaven Bilic tem esta temporada, porventura nem na totalidade, para manter o lugar e isso não irá acontecer se o West Ham não começar a apresentar resultados rapidamente.
De setembro para cá os Hammers só perderam um encontro – com os Spurs (2-3) – em todas as competições. A vitória sobre o Swansea (1-0), antes da pausa no campeonato, há de ter ajudado o lado anímico da equipa. E no regresso o West Ham mesmo perto de somar outros três pontos, frente ao Burnley (1-1). Michail Antonio abriu o marcador aos dezanove minutos e apesar de Bilic ter que rearranjar a equipa depois de Andy Carroll ter visto o segundo amarelo aos vinte e sete, o jogo parecia controlada. Mas a cinco minutos do fim, Chris Wood fez a igualdade.
Na segunda-feira o West Ham tem visita marcada a Wembley para enfrentar o Tottenham, em eliminatória da Taça EFL.
Carroll cumpre castigo. James Collins está limitado, com problemas no tornozelo. Chicharito apresentou queixas musculares no treino, a meio da semana, e está a ser avaliado.
Onze Provável: Hart – Zabaleta, Fonte, Reid, Cresswell – Kouyaté, Noble – Antonio, Lanzini, Arnautovic – Chicharito.
O desfecho da última jornada também foi amargo para Chris Hughton. O Brighton & Hove Albion por um triz não conseguiu sacar os três pontos frente ao conjunto de Ronald Koeman. Depois de uma partida equilibrada os Seagulls conseguiram adiantar-se no marcador já dentro dos derradeiros dez minutos, por intermédio de Anthony Knockaert. Mas em cima dos noventa Bruno deu a Rooney a oportunidade de igualar, de penálti, que o mesmo não desperdiçou.
O Brighton tem uma vitória nos últimos cinco jogos (1V/ 1E/ 3D) mas é significativa. Bater o Newcastle (1-0) foi importante do ponto de vista psicológico, por ter sido um obstáculo intransponível na temporada passada. Seguiu-se a derrota com o Arsenal (2-0) e o empate com os Toffees.
Hughton já não podia contar com Steve Sidwell, uma lesão prolongada, e agora também descartou Shane Duffy, com um problema na virilha. Tomer Hemed cumpre jogo de suspensão.
Onze Provável: Ryan – Bruno, Dunk, Hunemeier, Suttner – Knockaert, Stephens, Propper, March – Gross, Murphy.
West Ham | 6-0 | Brighton & Hove Albion |
Championship 2011/12
|
Brighton & Hove Albion | 0-1 | West Ham |
Championship 2011/12
|
West Ham | 3-0 | Brighton & Hove Albion |
Taça de Inglaterra 2006/07
|
O West Ham venceu os últimos três confrontos com o Brighton & Hove Albion mas os mais recentes já aconteceram há seis temporadas, quando as duas equipas disputavam o Championship.