West Brom – Arsenal (Premier League)
No próximo sábado, a 17.ª jornada da Premier League inglesa passará pelo estádio The Hawthorns, em West Bromwich, que servirá de palco ao confronto entre as equipas do West Brom e do Arsenal, que se encontram separadas por um fosso de 12 pontos na tabela classificativa. A equipa que passou recentemente a ser liderada tecnicamente pelo experiente Sam Allardyce aparece mergulhada na zona de despromoção e a tentar aproximar-se dos lugares de salvação. Para isso, os “baggies” terão de superar a concorrência da equipa de Mikel Arteta, que globalmente tem estado bem abaixo do esperado, mas que vem de dois jogos que podem sinalizar o início de uma recuperação por parte dos “gunners”.
Análise West Brom
A equipa do West Brom subiu esta temporada ao principal escalão do futebol inglês e não tem conseguido cumprir bem as expectativas de uma campanha assente no grande objetivo da permanência. À entrada para a primeira ronda do ano civil de 2021 no campeonato inglês, os “baggies” surgem na 19.ª e penúltima posição da tabela classificativa, com apenas oito pontos de registo, fruto de uma campanha global com uma vitória, cinco empates e 10 derrotas, além de 11 golos marcados e 35 golos sofridos. A distância para a zona de manutenção é, por agora, de cinco pontos.
Houve uma recente mudança no comando técnico da equipa do West Brom, que curiosamente despediu Slaven Bilic após o sérvio conseguir somar um ponto na difícil visita ao Etihad, casa do Manchester City (1-1), já quatro partidas atrás. Na estreia do treinador Sam Allardyce, o West Brom foi goleado em casa pelo Aston Villa (0-3), acabando por tornar a empatar na visita a um dos candidatos ao título, desta feita o campeão e líder Liverpool (1-1), há uma semana. Na última terça-feira, o West Brom voltou com estrondo às derrotas, ao sair goleado da receção ao Leeds United, por 0-5.
Onze provável: Johnstone – Furlong, Ajayi, O’Shea, Peltier – Robinson, Pereira, Sawyers, Gallagher, Diangana – Grant
Análise Arsenal
A equipa do Arsenal tem sido a principal desilusão destas primeiras 16 jornadas na Premier League, onde se esperava que os “gunners” se voltassem a intrometer na luta pelo acesso às competições europeias. Por agora, a equipa de Mikel Arteta é apenas a 13.ª classificada de entre as 20, com registo de 20 pontos, mais um que Newcastle e Crystal Palace e menos um que o Wolves. Em 16 partidas, a formação londrina somou seis vitórias, dois empates e oito derrotas, com 16 golos marcados e 19 golos sofridos.
Após uma série cheia de resultados negativos a nível interno, o Arsenal parece ter encontrado uma luz ao fundo do túnel, ainda com Arteta na liderança técnica. Após ser eliminado nos quartos-de-final da Carabao Cuo pelo Manchester City, com goleada (1-4), o Arsenal encontrou forças no seu íntimo para vencer o “derby” da capital inglesa, contra o Chelsea (3-1). Na última terça-feira, os “gunners” conseguiram chegar ao segundo triunfo consecutivo, batendo o Brighton (1-0), fora de portas. Desde setembro passado que a equipa de Arteta não vencia dois ou mais jogos seguidos no campeonato inglês.
Onze provável: Leno – Bellerín, Holding, Marí, Tierney – Elneny, Xhaka – Saka, Rowe, Aubameyang – Lacazette
Dica de Prognóstico
Pelas diferenças técnico-táticas entre as duas equipas, a equipa do Arsenal deverá conseguir ter um volume de jogo ofensivo superior ao da equipa do West Brom, num jogo que se espera relativamente equilibrado em termos globais, até porque os “gunners”, apesar de serem claramente superiores, nem sempre têm correspondido às expectativas, bem pelo contrário. Ainda assim, a permeabilidade defensiva do West Brom deverá ser um fator a explorar pelos pupilos de Mikel Arteta, que conseguiram recuperar algum do moral perdido com as duas vitórias mais recentes. É por isso que se prevê um jogo com alguma supremacia do Arsenal, no quesito da criação de oportunidades de golo, o que confere interesse à aposta agregada na dupla possibilidade a favor da Vitória do Arsenal ou Empate em junção com Mais de 1,5 golos no jogo, um mercado cotado a 1.45 na casa de apostas Betclic.