Jornada sem surpresas na Liga Zon Sagres, onde FC Porto e SL Benfica alcançaram vitórias fáceis nos seus estádios. O Paços de Ferreira não conseguiu melhor que um empate frente ao Beira-Mar e o SC Braga já é terceiro, depois de bater o Marítimo. O Sporting continua sem conseguir ganhar.

Depressa e bem

O FC Porto jogou na sexta-feira passada com o Estoril Praia e decidiu o jogo bem cedo, começando com Maicon a cabecear para o fundo da baliza defendida por Vagner logo aos 4 minutos e, aos 14, Jackson Martínez a marcar numa grande penalidade assinalada depois de mão de Mano. Sem dificuldades, o conjunto de Vítor Pereira optou depois por defender a sua vantagem, gerindo a equipa que terá jogo importante na Liga dos Campeões, esta semana.

James Rodriguez Porto

James Rodríguez está de volta

Vitor Pereira promoveu o regresso de James Rodríguez ao conjunto titular, mas durante os 56 minutos que esteve em campo, pouco o colombiano pôde demonstrar. No entanto, sinal positivo para um jogador que está agora recuperado da lesão que o afetou e vai fazendo o seu caminho para se apresentar na máxima condição.

O SL Benfica recebeu esta noite o Gil Vicente e também não deixou espaço para quaisquer dúvidas em relação à sua superioridade. Maxi Pereira marcou aos 12 minutos, Salvio aos 22 e Melgarejo aos 33, levando os encarnados para o intervalo já a vencer por 3-0. Na etapa complementar, Lima aos 65 e Gaitán aos 93 completaram a “manita” que mantém os encarnados na frente. Jorge Jesus deixou assim claro qual a sua prioridade para esta temporada.

Mas também será bom de assinalar que o Gil Vicente está muitos degraus abaixo daquilo que demonstrou, por exemplo, na temporada passada. Os erros defensivos sucederam-se e a equipa está apenas dois pontos acima da linha de água. Ao mesmo tempo, é também claro que FC Porto e SL Benfica vivem numa outra realidade, diferente dos demais clubes da Liga. Não precisam sequer de colocar o pé a fundo para conquistar vitórias na competição.

SC Braga regressa ao pódio

Hugo Viana SC Braga

Hugo Viana festeja o golo

Ao receber o Marítimo, os bracarenses testavam a sua resistência, tendo em conta o número de lesões que têm afetado a equipa e a recuperação que os madeirenses apresentam na tabela classificativa. No entanto, os homens de Pedro Martins deixaram uma pálida imagem das suas capacidades, perante um SC Braga que pegou no jogo e não permitiu veleidades ao adversário. Ter visto Paulo Vinícius voltar a sair lesionado pode mesmo ter sido a pior notícia para José Peseiro, que festejou os golos marcados por Hugo Viana e Alan, ainda sem saber o que se passaria em Paços de Ferreira no dia seguinte.

E na mesma semana em que os pacenses anunciaram a alteração dos objetivos da equipa na atual Liga Zon Sagres, assumindo a vontade de marcar presença numa competição europeia, receberam o Beira-Mar de Costinha, não tendo ido além de um empate. A reorganização que o novo técnico apresenta na equipa aveirense começa a valer pontos, que poderão vir a ser muito úteis no fim da temporada. O Paços conseguiu empatar através de uma grande penalidade no último minuto, mas acaba ultrapassado pelos bracarenses na corrida para a Liga dos Campeões.

No Sporting, vira o disco e toca o mesmo

Wilson Eduardo Académica

Wilson Eduardo volta a marcar ao Sporting

Depois de um moralizador empate frente ao FC Porto, esperava-se uma melhor resposta da parte dos Leões de Jesualdo Ferreira. No entanto, na abordagem ao jogo, o técnico verde e branco optou por repetir a fórmula da passada semana, com um meio-campo de pensamento demasiado defensivo. Com isto, ofereceu espaço e bola à Académica, que não se fez rogada e aproveitou para marcar, ainda na primeira parte, depois de Fokobo ter feito uma grande penalidade sobre Hélder Cabral. Wilson Eduardo concretizou o 1-0. O conjunto de Coimbra continuou a dominar, permitindo a Rui Patrício voltar a ser figura.

Só depois das entradas de Labyad e André Martins, e perante a quebra física da Académica, conseguiu o Sporting controlar o jogo. Criou inúmeras oportunidades nos últimos dez minutos do jogo, com Ricky Van Wolfswinkel a empatar a partida. No entanto, era já tarde para conseguir a vitória. Não fosse o empate ter dominado os resultados da jornada e os Leões teriam ficado ainda mais longe de um lugar europeu.

Por falar em empates, Moreirense e Olhanense, que lutam ombro a ombro pela manutenção, encontraram-se em Moreira de Cónegos. Os homens da casa chegaram bem perto do final a vencer, graças a uma grande penalidade marcada por Ricardo Pessoa, mas o brasileiro Lucas alcançou o empate para os algarvios. Nos últimos cinco classificados, apenas o Gil Vicente não somou um ponto durante esta jornada da Liga Zon Sagres.

Boas apostas!