Valladolid – Sevilha (La Liga)
Empenhado em repetir presença na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2021/22, o Sevilha viaja até Valladolid na ronda 28 da La Liga. Os donos da casa ambicionam pontuar para se continuarem a distanciar dos lugares de descida.
Análise Valladolid
A luta pela manutenção entre a elite do futebol espanhol promete durar até final e o Valladolid deverá permanecer envolvido nela até às últimas consequências. O conjunto que veste às listas roxas e brancas é 16º colocado à entrada para esta ronda 28 da La Liga 2020/21 e tem três pontos de avanço em relação ao Alavés, conjunto que está imediatamente abaixo da linha de perigo. O terceiro conjunto com menos vitórias na atual campanha (5) é o segundo com mais empates (11) e, ponto a ponto, o Valladolid acredita que será possível assegurar a manutenção. Apesar da situação classificativa, por norma, esta é uma equipa difícil de bater, trabalhadora, aguerrida, tanto que a maioria dos desaires aconteceram por margens mínimas. De resto, o Valla chega a este duelo com o Sevilha na sequência de três jogos sem derrotas, nomeadamente com empates frente a Celta de Vigo (1-1) e Osasuna (0-0) – ambos fora de portas – e de um triunfo por duas bolas a uma na receção ao Getafe. Ainda que faça poucos golos (25), falamos de um conjunto que não é assim tão inconsistente em termos defensivos, dado que consentiu 37 tentos até então, menos que o sexto colocado Bétis (41) ou o oitavo Granada (44) – embora estejamos a falar de equipas dadas ao risco e que gostam de disputar “o jogo pelo jogo” com qualquer adversário. O Valladolid é uma equipa que não gosta de assumir tantos riscos, mais cautelosa e por vezes mais preocupado em não sofrer que em marcar.
Kiko Olivas, Raúl García, Hervías e Marcos de Sousa não vão a jogo, todos a contas com lesões.
Onze provável: Jiménez, Janko, Yamiq, Fernandez, Olaza, Mesa, Alcaraz, Plano, Orellana, Weissman, Guardiola
Análise Sevilha
O Sevilha tem o apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões extremamente bem encaminhado, dado que ocupa o 4º lugar da pauta classificativa com 54 pontos e leva nove de avanço em relação à Real Sociedad, formação que segue no quinto lugar. Os comandados de Julen Lopetegui olham mais para cima que para baixo e têm o Real Madrid (3º) a três pontos de distância, ao passo que o Barcelona (2º) está a cinco. O acesso “milionário” é o objetivo primordial, tudo o que virá será por acréscimo, mas a qualidade exibicional que este Sevilha denota leva-nos a crer que o ataque ao pódio corresponde a uma ambição legítima.
Debelada a sequência de três desaires consecutivos muito por força do desgaste acumulado nessa pequeno ciclo, o Sevilha está de volta às boas exibições e aos triunfos. A formação da Andaluzia levou a melhor no “derby” da cidade com o Bétis por uma bola a zero e, volvidos três dias, impôs-se ao Elche por dois tentos sem resposta, em mais um encontro seguro da formação do Sánchez Pizjuán. Segue-se a visita a Valladolid, encontro em que, apesar da proximidade em relação ao mais recente compromisso, o Sevilha deverá entrar com os habituais titulares, até porque se avizinha uma pausa para jogos de seleções que só terminará no dia 4 de abril com a receção ao Atlético de Madrid.
Aleix Vidal permanece de fora por lesão, ao passo que Fernando e Ocampos estão em duvida. Joan Jordán e Diego Carlos voltam a estar disponíveis depois de terem cumprido as respetivas suspensões.
Onze provável: Bounou, Navas, Koundé, Diego Carlos, Acuña, Fernando, Jordán, Gómez, Suso, Ocampos, En-Nesyri
Dica de Prognóstico
O Sevilha voltou a estar em bom plano nos últimos dois jogos e a expectativa é a de que rubrique mais uma exibição positiva neste desafio, beneficiando de maior ascendente e jogando mais tempo no meio-campo adversário. O Valladolid de tudo fará para conquistar mais um importante ponto na luta pela manutenção, mas sabe que só estando ao melhor nível poderá almejar algo positivo.