A segunda jornada do Torneio Olímpico de Futebol deu a conhecer as duas primeiras seleções apuradas para os quartos-de-final. Portugal e Nigéria asseguraram as respetivas vagas na próxima fase num dia marcado por novo deslize da seleção da casa, desta feita frente ao Iraque.

Grupo A

Foto: "Associated Press"

Foto: “Associated Press”

Um golo ao cabo de 360 minutos de futebol. Contrariamente ao que tem acontecido com a generalidade das seleções, as nações que compõem o grupo A têm evidenciado muitas dificuldades na relação com o golo. Contra a corrente, o dinamarquês Robert Skov marcou o único golo do grupo, suficiente para derrotar a congénere da África do Sul (1-0). O jovem de 20 anos, habitual titular no Silkeborg, saltou do banco aos 61 minutos e marcou o golo que definiu a partida volvidos oito minutos, oferecendo três pontos importantes para a Dinamarca na antecâmara do duelo com o Brasil.

Na segunda jornada da fase de grupos do Torneio Olímpico de Futebol, a seleção brasileira voltou a desiludir ao não ir além de um nulo diante da congénere iraquiana. A “Canarinha” voltou a exibir problemas que já tinha patenteado na ronda inaugural, carecendo de uma identidade do ponto de vista coletivo. O trio de ataque composto por Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa não tem conseguido cumprir com a expectativa e a verdade é que a equipa se tem perdido demasiado em devaneios individuais no último terço do terreno. Para seguir em frente, a seleção brasileira está obrigada a vencer no último encontro. A equipa iraquiana, por seu turno, medirá forças com a África do Sul e também ambiciona garantir o acesso aos quartos-de-final.

Grupo B

A Nigéria só precisou de duas jornadas para assegurar o apuramento para os quartos-de-final com estatuto de líder do grupo B. Independentemente do que aconteça na terceira jornada diante da Colômbia, a seleção africana já não abandonará o primeiro posto do grupo. Depois da vitória frente ao Japaão (5-4), a seleção nigeriana levou a melhor diante da Suécia (0-1). Etebo não assumiu o papel de goleador de serviço, mas Shehu (União da Madeira) assistiu Sadiq Umar para o golo, jogador da Roma que apontou o segundo tento neste Torneio Olímpico.

A seleção colombiana surge no segundo posto do grupo B com dois pontos, resultado dos empates (ambos a dois golos) frente a Suécia e Japão. A história da primeira jornada repetiu-se e Teo Gutiérrez voltou a marcar pela seleção “cafetera”. Takusa Asano, jogador do Arsenal, empatou e fez o seu segundo golo neste Torneio Olímpico. A Colômbia ainda beneficiou de um auto-golo de Hiroki Fujiharu, mas o camisola 10 Shoya Nakajima estabeleceu o empate final. A seleção sul-americana mede forças com a Nigéria na última jornada e está em boa posição para seguir em frente, procurando beneficiar de algum relaxamento que se possa apoderar do conjunto africano em virtude de já ter garantido o apuramento.

Grupo C

Jornada interessante no grupo C. Durante 45 minutos, a seleção das Ilhas Fiji tocou o céu. Um golo de Roy Krishna aos 10 minutos da partida com o México colocou a equipa estreante em Jogos Olímpicos na frente do marcador, resultado que perdurou até ao minuto 48, quando Érick Gutiérrez se inspirou para iniciar a “cambalhota” no marcador. Tal como tinha acontecido diante da Coreia do Sul, a equipa das Ilhas Fiji caiu em termos anímicos, perdeu o norte e sofreu dois golos num espaço de três minutos que colocaram o resultado em três bolas a uma. Érick Gutiérrez, atleta promissor que defende as cores do Pachuca, apontou um “póker” levou a seleção da Ilhas Fiji “ao tapete”. Carlos Salcedo, defesa do Chivas, também inscreveu o seu nome na lista de marcadores. A seleção olímpica venceu mas não se livrou de um pequeno susto.

Alemanha e Coreia do Sul empataram a três, resultado que coloca a equipa asiática em plena discussão pelo acesso aos quartos-de-final. Serge Gnabry, jogador que tinha saltado do banco para fazer um dos golos germânicos diante do México, assumiu a titularidade e “bisou”, apontando já em tempo de compensação o tento que permitiu à Alemanha pontuar. Davie Selke foi titular no ataque e fez o primeiro golo neste Torneio Olímpico de Futebol. Do lado coreano, desta feita, o seleccionador Shin Tae-Yong não prescindiu dos serviços de Heug-Min e Suk. Ambos marcaram, tal como já tinha acontecido diante das Ilhas Fiji.

Grupo D

Foto: "Alexander Hassenstein/Getty Images"

Foto: “Alexander Hassenstein/Getty Images”

Portugal em frente. A vitória diante da seleção hondurenha (2-1), conjugada com o triunfo argentino no confronto com a Argélia, catapultou os comandados de Rui Jorge para os quartos-de-final do Torneio Olímpico de Futebol ao cabo de duas jornadas. Uma vez que primeiro critério de desempate diz respeito ao saldo de golos alcançado nos três jogos, a equipa portuguesa ainda não sabe se seguirá para os “quartos” com estatuto de líder, embora esse cenário esteja muito bem encaminhado.

O encontro da segunda jornada não começou de feição para as cores nacionais, uma vez que seleção hondurenha abriu o ativo nos primeiros instantes. Obrigada a reagir a um cenário de desvantagem pela primeira vez neste Torneio Olímpico de Futebol, a seleção portuguesa assumiu o jogo e igualou a contenda aos 20 minutos, graças a um cabeceamento certeiro do central Tobias Figueiredo após livre cobrado por Sérgio Oliveira. Gonçalo Paciência consumou a reviravolta ainda na primeira parte (36′) ao apontar seu segundo golo na prova. Até final, a equipa portuguesa teve todas as condições para dilatar a vantagem, mas a precipitação na hora de finalizar e a réplica dada pelo guarda-redes Luis López foram factores impeditivos. Rui Jorge aproveitou a ocasião para promover duas estreias neste Torneio Olímpico: Carlos Mané e Francisco Ramos, atletas que saltaram do banco.

Obrigada a responder ao desaire averbado diante da seleção portuguesa na estreia, a Argentina bateu a Argélia (2-1) e ganhou fôlego na luta pelo apuramento. A expulsão de Victor Cuesta em cima do intervalo ainda complicou a tarefa da “albiceleste”, mas os golos de Ángel Correa e Jonathan Calleri, dois rostos bem mediáticos nesta equipa sul-americana, deram o triunfo ao conjunto das “Pampas”. Julio Olarticoechea promoveu várias alterações na equipa em relação ao primeiro jogo, promovendo a entrada de Gio Lo Celso (reforço do PSG) e Cristián Pavón no onze titular. Na última jornada, uma vitória por uma margem superior a um golo diante das Honduras coloca a Argentina nos quartos-de-final da competição.

Boas Apostas!