Stuttgart – Union Berlin (Bundesliga)
O Stuttgart começa a luta pela sobrevivência esta quinta-feira à noite na Mercedes-Benz Arena, contra o Union Berlin, num desafio a contar para a 1ª mão do play-off da Bundesliga. A equipa realizou uma temporada terrível e luta agora pela manutenção, e a contratação do treinador Nico Willig poderá ser a chave para a equipa conseguir a permanência. Do outro lado chega um Union Berlin que não conseguiu a promoção directa graças à diferença de golos em relação ao SC Paderborn, e tenta agora dar o primeiro passo rumo ao principal escalão de futebol alemão.
O Stuttgart terminou a época em 16º lugar com 28 pontos, fruto de 7 vitórias, 7 empates e 20 derrotas, com parciais de 32 golos marcados e 70 golos sofridos. O Stuttgart realizou então um péssimo campeonato, tendo ao longo da temporada despedido Tayfun Korkut e Markus Weinzierl, e contratado, pouco antes do final da época, o treinador Nico Willig, com quem mostraram sinais de melhorias. Sob as ordens deste novo treinador, a equipa disputou os últimos quatro jogos do campeonato, obtendo resultados como uma vitória sobre o Borussia M’Gladbach (1-0), uma derrota contra o Hertha Berlim (3-1), uma vitória sobre o Wolfsburg (3-0) e um empate em terreno do Schalke (0-0).
No total, a equipa somou tantas vitórias em 4 jogos sob as ordens de Willig, como nos anteriores 16 jogos consecutivos, sob as ordens de Markus Weinzierl. Em casa foi onde a equipa conseguiu somar a esmagadora maioria dos seus pontos, e recentemente perdeu apenas 1 dos últimos 6 jogos consecutivos nos seus domínios, e manteve a sua baliza invicta nos últimos 2. Zuber e Andreas Beck não poderão dar o seu contributo à equipa, ambos lesionados.
Onze Provável: Zieler – Pavard, Kabak, Kempf e Sosa – Gentner e Castro – Esswein, Didavi e González – Gomez.
O Union Berlin, por sua vez, terminou o campeonato o 3º lugar com 57 pontos, juntamente com o 2º classificado Paderborn, fruto de 14 vitórias, 15 empates e 5 derrotas, com parciais de 54 golos marcados e 33 golos sofridos. A equipa também terminou a temporada com apenas uma derrota nos últimos 4 jogos consecutivos, começando por vencer o Hamburgo (2-0), perdendo depois contra o Darmstadt (2-1), venceu o Magdeburg (3-0) e empatou na última jornada em terreno do Bochum (2-2). Fora de portas é como o Union de Berlin apresenta mais dificuldades em somar pontos, visto que venceu apenas 3 dos 17 jogos que disputou na condição de visitante no respectivo campeonato, perdendo 4 e empatando os restantes 10.
Dado o seu mau registo a actuar nestas condições, a formação orientada por Urs Fischer precisa de conseguir levar a decisão do play-off para os seus domínios, onde consegue sempre melhores exibições e melhores resultados. A equipa demonstra qualidade nas saídas em contra-ataques, e é uma equipa que estatisticamente faz muitos remates por jogo, bem como opta por procurar os cruzamentos para dentro de área. Fabian Schonheim e Eroll Zejnullahu estão de fora, os dois lesionados.
Onze Provável: Gikiewicz – Trimmel, Friedrich, Hubner e Reichel – Schmiedebach – Promel, Zulj e Mees – Polter e Andersson.
O Stuttgart deixou bons argumentos nesta recta final do campeonato com Nico Willig ao leme da equipa, e as coisas parecem encaminhadas para a equipa conseguir aqui um bom resultado na 1ª mão do play-off. O Union Berlin é uma equipa que demonstrou dificuldades fora de portas ao longo da época, e bons resultados em casa, o que deverá fazer a equipa beneficiar a organização defensiva neste desafio, e tentar sair daqui com, pelo menos, um empate. Tudo aponta para um jogo mais fechado e com poucas oportunidades de golo, ainda que o Stuttgart deva conseguir sair vencedor no final dos 90 minutos.