No ano em que atingiu a maioridade, Stipe Perica não poderia ter recebido melhor presente que uma chamada dos responsáveis de um dos emblemas com maior expressão na atualidade. Através daquele contacto oriundo de Cobham, Londres, o sonho do promissor avançado nascido nos balcãs ganhava contornos sérios.

O Chelsea estava disposto a investir nos serviços do goleador que despontava com as cores do NK Zadar, e a transferência concretizou-se.

O jovem croata, nascido precisamente em Zadar, na costa leste do Adriático, jogou o Mundial de sub-20 no verão de 2013, e foi uma das figuras da agradável prestação da sua seleção. O afastamento da competição, que decorreu na Turquia, ocorreu a 3 de Julho, aos pés do Chile, precisamente a quatro dias de Perica soprar as 18 velas. Da sua participação a nível individual, fica na retina um belo cabeceamento que resultou em golo frente à Nova Zelândia, do alto do seu 1,93m.

Ao assinar contrato com os blues, Perica sabia que não entraria de imediato nos planos de José Mourinho. Por mais inocente que fosse em função da tenra idade, estava perfeitamente ciente de que pensar em afirmar-se de imediato em Stamford Bridge não era mais que uma utopia. Aceitou rumar à Eredivisie, subindo um patamar competitivo comparativamente à Prva HNL e num futebol ofensivo por definição. A presença do treinador Nebojsa Guldelj à frente do NAC também funcionou como incentivo à mudança.

Trio Vatreni

Stipe Perica na Selecção Croata

Do NK Zadar e do Mundial de Sub-20 de 2013 pela Selecção Croata, para o Chelsea

Muito provavelmente, boa parte dos adeptos do Chelsea nem os conhece, mas Perica é um dos elementos que compõe um trio croata sob o qual os blues têm direitos, e se encontra emprestado.

Matej Delac, guarda-redes que já passou por Guimarães, Mario Pasalic e Stipe Perica são os três atletas que partilham a nacionalidade e o clube que detém a maior quota parte dos respetivos passes.

Perica cumpre a segunda temporada na Holanda ao serviço do NAC Breda e ocupa as preferências dos adeptos, a quem eleva a expetativa: “Os adeptos podem esperar muito de mim”, garantiu em Agosto deste ano numa entrevista em que não deixou de referir que “não sente pressão” e que espera superar as prestações da primeira temporada, uma vez que se considera mais maduro enquanto jogador.

Ao longo da temporada 2013/14, nunca foi um dos indiscutíveis no onze do exército amarelo. Segundo dados do portal Transfermarkt, participou num total de 28 jogos, cumpriu 1 112 minutos e, dentro deste período, marcou seis golos e fez uma assistência. O golo de estreia, na visita ao Roda JC em setembro de 2013, ilustra bem a agressividade e frieza que Perica evidencia, transversal ao domínio e posterior finalização.

Perfil

No 4x3x3 do NAC Breda, agora às ordens de Eric Hellemons, Perica ocupa o centro de ataque. É a referência ofensiva da equipa, fortemente apoiado por outro jovem promissor: Kingsley Boateng, extremo-direito emprestado pelo AC Milan.

Stipe Perica no NAC Breda

Embora jogador do Chelsea, é no NAC Breda, do campeonato holandês, que o jogador está a evoluir

O seu porte físico dificulta imenso a ação dos defesas contrários, até porque Perica sabe usá-lo para se impor. Forte no jogo aéreo, é raro vê-lo perder um duelo. É uma excelente referência na área, um jogador com presença, mas o papel que desempenha em campo não se reveste de um cariz fixo. Perica é um jogador móvel, de passada larga, forte em deslocamento. Carateriza-se pela agressividade que imprime no seu jogo, na forma como aborda cada lance e na hora de finalizar. Possante, não é um atleta de quem se esperam momentos de grande exuberância técnica, nem um jogador em quem os colegas encontram solução para dar continuidade ao jogo.

Perica é, essencialmente, um bom finalizador, uma seta apontada à baliza contrária. Muito objetivo. Preferencialmente destro, denota qualidade e frieza no capítulo da finalização. Movimenta-se bem, e conta com o precioso apoio dos flanqueadores que o descobrem várias vezes nos espaços.

Iniciou a nova época em polvorosa, na condição de titular, e até bisou frente ao campeão Ajax, na 7ª jornada. Entretanto, foi punido com uma sanção que inviabilizou a sua participação em três jogos e, de momento, encontra-se a recuperar de uma lesão.

A par de Kramaric, Perica é um dos pontas-de-lança croatas cujo nome importa reter para referência futura.

Ficha Técnica

Nome completo: Stipe Perica

Data de nascimento: 07/07/1995, Zadar, Croácia

Nacionalidade: Croata

Posição: Ponta-de-lança

Clube: NAC Breda (Emprestado pelo Chelsea)

Boas Apostas!