SC Braga – Tondela (Liga NOS)
O Braga não renuncia à luta pelo pódio e esta jornada recebe o Tondela, conjunto que conquistou uma importante vitória na última ronda mas continua somente um ponto acima da linha de perigo.
À entrada para esta jornada 29 da Liga NOS, são três os pontos que separam o Braga do terceiro lugar, atualmente ocupado pelo Sporting. Os “Guerreiros do Minho” esperam conseguir terminar no pódio da Liga NOS 2018/19 e, sem outro objetivo pelo qual lutar até final, é essa a meta que pretendem atingir nesta reta final da época que compreende seis encontros.
Os bracarenses não estão a atravessar a melhor das fases. Depois de dois confrontos consecutivos frente ao Porto, um para a Liga NOS (2-3), outro para a Taça de Portugal (1-1), os comandados de Abel Ferreira perderam na curta deslocação até Moreira de Cónegos (1-0). Em teoria, os “guerreiros do Minho” são favoritos à vitória neste desafio, tal como acontece à entrada para a maioria dos duelos disputados na Pedreira, mas do outro lado vai estar uma equipa que precisa bem mais do resultado e entrará e cena com os índices de motivação nos píncaros. Resta ao Braga provar a sua superioridade teórica, sendo que para isso não vai poder contar com Nuno Sequeira, Ricardo Ferreira nem Raúl Silva, todos de fora por lesão. Fransergio é o principal regresso para este desafio.
Ainda que motivação e confiança não imperem na Pedreira por esta altura, a “cobrança” dos adeptos tem sido considerável e direção e equipa técnico esperam uma resposta briosa da equipa neste desafio.
Onze provável: Tiago Sá, Goiano, Bruno Viana, Pablo Santos, Ailton, Palhinha, Fransergio, Wilson Eduardo, Ricardo Horta, Paulinho, Dyego Sousa
Em Tondela, a ronda 28 foi de emoções fortes para a formação local. Uma semana depois de ter deixado boas indicações na Luz apesar da derrota (1-0), o Tondela regressou à ação na receção ao Portimonense, saiu para o intervalo a perder por duas bolas a zero mas viria a conquistar os três pontos com três golos na etapa complementar marcados por Tomané, Pité e Ricardo Costa, experiente avançado que viria a ser expulso na reta final do desafio. Para além de ter permitido à equipa beirã continuar um ponto acima da linha de perigo com vantagem em relação ao Nacional, os contornos da própria vitória terão sido marcantes para o balneário de Pepa e poderão ajudar a equipa para as batalhas que restam nesta luta pela manutenção.
Em Braga, o Tondela procurará fechar os caminhos para a sua baliza e suster o maior ascendente dos donos da casa, lançando-se com perigo em transição. A abordagem a adotar deverá ser idêntica à que foi colocada em prática na Luz.
Para além de Ricardo Costa que se encontra suspenso, Ícaro, Ricardo Alves e Azongha Tembeng também ficam de fora deste desafio devido a lesão. A principal novidade no onze de Pepa deverá corresponder à entrada de Pité, autor de um dos três golos na receção ao Portimonense.
Os tondelenses não vencem fora de casa desde a visita ao Açores, no segundo dia do novo ano civil. Desde então, já disputaram mais seis jogos na condição de visitantes, dois deles frente aos rivais diretos Chaves e Vitória de Setúbal.
Onze provável: Cláudio Ramos, Moufi, Jorge Fernandes, Bruno Monteiro, Joãozinho, Pedro, Jaquité, Pité, Murillo, Xavier, Tomané
O Braga é favorito, mas as odds que consideram a vitória local não são tão apetecíveis quanto isso. O Tondela terá as suas hipóteses de chegar ao golo, sobretudo em “contra golpe” e bolas paradas.