SC Braga – Rio Ave (Liga NOS)
O Braga lidera a Liga NOS a título isolado e assim quer continuar. Na sétima ronda da prova, os “Guerreiros do Minho” medem forças com o Rio Ave.
A temporada até começou com uma grande desilusão para o Braga, eliminado na fase preliminar da Liga Europa às mãos dos ucranianos do Zorya Luhansk, mas a equipa montada por Abel Ferreira tem dado ótimas condições no campeonato e, atendendo ao nível a que se tem vindo a exibir, o facto de liderar não surpreende. O Braga é, por esta altura, a equipa que melhor futebol em apresentado nesta Liga NOS 2018/19 e isso está patente na situação classificativa da equipa, com cinco vitórias e um empate em seis desafios, 15 golos marcados e seis sofridos, registo que correspondem aos segundos melhores registos ofensivos e defensivos da prova.
O Braga chega a este desafio na sequência de um triunfo no Jamor frente ao Belenenses SAD por três bolas a zero que permitiu assumir a liderança. A equipa do norte do país está muito motivada e, nesta ronda, até poderá ganhar terreno aos concorrentes diretos uma vez que Benfica e Porto se defrontam no estádio da Luz. O Braga quer vencer antes para garantir que permanece na liderança e assistir na “poltrona” ao embate entre “águias” e “dragões”.
Rosic, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Xadas e Matheus são baixas nos donos da casa.
Onze provável: Tiago Sá, Marcelo Goiano, Viana, Pablo Santos, Sequeira, Novais, Claudemir, Esgaio, André Horta, Wilson Eduardo, Dyego Sousa
O Rio Ave também não conseguiu alcançar a fase de grupos da Liga Europa, esforçando-se por assegurar um lugar europeu na temporada que se avizinha, isto depois de uma época em que beneficiou de uma questão burocrática que viabilizou ficar com a vaga do Desportivo das Aves, finalista vencido da Taça de Portugal.
Em termos exibicionais, o Rio Ave ainda não está ao nível das últimas épocas, mas os resultados, até ver, são muito positivos: 13 pontos conquistados, tantos quanto o Sporting, com quatro vitórias, um empate e uma derrota até então. A equipa de José Gomes tem melhorado progressivamente e em Vila do Conde mora uma equipa que ainda precisa de melhorar muito em termos coletivos, beneficiando de boas individualidades como Dala, Galeno ou o avançado Vinicius. Fábio Coentrão estreou-se no último desafio e deverá ser opção para esta ida à Pedreira.
Makarize, Ronan, Nuno Santos e Murilo são ausências confirmadas.
Onze provável: Jardim, Nadjack, Borevkovic, Buatu, Afonso Figueiredo, Jambor, Schmidt, Dala, Galeno, Coentrão, Vinicius
O Braga joga em casa, está motivado e tem demonstrado qualidade suficiente para derrotar qualquer adversário desta Liga NOS 2018/19. Os “Guerreiros do Minho” deverão conseguir conquistar mais três pontos aqui.