SC Braga – Desportivo de Chaves (Liga NOS)
O Sporting Clube de Braga recebe o Grupo Desportivo de Chaves no encontro que marca o encerramento da oitava jornada do campeonato português. Depois de ter conquistado um ponto na deslocação ao reduto do Konyaspor, o conjunto Minhoto quer regressar às vitórias nas competições domésticas. A equipa flaviense tem sido uma agradável surpresa neste início de época e quer contrariar o favoritismo bracarense.
Com os índices físicos repostos após um importante duelo na Turquia em encontro relativo à terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa, o Sporting Clube de Braga regressa à Pedreira e quer presentear os adeptos com uma vitória. Depois de quatro desafios consecutivos fora de portas frente a Shakhtar Donestk (2-0), Arouca (1-1), AD Oliveirense (1-3) e Konyspor (1-1), o Braga volta a pisar o seu relvado e vai a jogo motivado pela possibilidade de poder terminar a oitava ronda “colado” ao pódio, visto que o Sporting não foi além de um empate (1-1) na receção ao Tondela. Para tal, precisa de vencer e alcançar os 17 pontos, ficando em igualdade com a formação leonina.
A força bracarense em casa é unanimente reconhecida e dispensa apresentações. Se “para lá do Marão mandam os que lá estão” – dito popular com natural simbolismo para os transmontados do Grupo Desportivo de Chaves -, na Pedreira os “guerreiros do Minho” são quem mais ordena. Com duas vitórias – Boavista (3-0) e Vitória Futebol Clube (2-1) nos três primeiros encontros disputados em casa para o campeonato, o Braga quer somar mais um sucesso. É expectável que José Peseiro opte pelo regresso ao1 1x4x4x2, apostando numa dupla ofensiva composta por Hassan e Rui Fonte ou Stojljikovic. Óscar Benítez (emprestado pelo Benfica) e os centrais Ricardo Ferreira e André Pinto continuam de fora devido a lesão.
Onze Provável: Marafona, Baiano, Velázquez, Rosic, Goaino, Nikola Vukcevic, Mauro, Pedro Santos, Ricardo Horta, Rui Fonte, Hassan
O Grupo Desportivo de Chaves tem sido uma agradável surpresa neste início de época. Nas sete primeiras jornadas do campeonato, o campeão Benfica foi o único conjunto que conseguiu levar a melhor no embate com os “Valentes Transmontanos”. Considerando os desafios em que o Chaves esteve envolvido até à data, a deslocação à Pedreira surge imeditamente a seguir ao embate com o Benfica numa escala de dificuldade. Motivado pela presença no grupo da frente – o Chaves está no 5º lugar com 12 pontos -, o grupo às ordens de Jorge Simão quer manter a invencibilidade fora de portas e chega a este encontro na sequência de uma vitória na Madeira frente ao União, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. O bom sentido coletivo que a equipa flaviense tem demonstrado estará a toda a prova em Braga, numa noite em que Fábio Santos e Felipe Lopes não poderão fazer parte das opções. Fábio Martins e Rodrigo Battaglia não estão disponífeis dado que se encontram a defender as cores do Chaves por empréstimo dos bracarenses.
Equipa forte em transição tal como demonstrou no embate com o Benfica, é nas saídas rápidas em contra-ataque que residirá a estratégia do Chaves para tentar causar estragos na defesa contrária.
Onze Provável: Ricardo, Nelson, Ponck, Freire, Paulinho, Assis, Alberto, Braga, Mário, Perdigão, William
Braga e Chaves mediram forças pela última vez na terceira eliminatória da Taça de Portugal 2008/09. Na altura, os bracarenses venceram em Trás-os-Montes por uma bola a zero.