A pausa para compromissos internacionais fica marcada pelo início da fase de grupos de qualificação para o Mundial 2018 na zona CAF. A cor, o movimento e os bons ritmos africanos invadem as bancadas dos estádios que vão receber a primeira ronda da última chamada para a Rússia. Camarões, Costa do Marfim, Nigéria, Gana e Argélia são as cinco seleções que querem repetir a presença de 2014.

Sexta-feira, 7/10/2016

O encontro inaugural desta fase coloca frente a Gana e Uganda, nações que partilham o grupo E e são candidatas a alcançar o apuramento para o Mundial. Presença habitual em fases finais de grandes competições e atual vice-campeã africana, a seleção ganesa bateu a congénere de Comoros na segunda eliminatória graças a uma vitória por duas bolas a zero em casa, depois de um empate sem golos na primeira mão. A seleção do Uganda, por sua vez, vive um dos momentos mais agradáveis da história. Mais de duas décadas depois da última participação, os eleitos do sérvio Micho Srdojevic devolveram a nação à fase final de uma grande competição continental, chegando galvanizados por esse motivo a esta etapa. Na segunda eliminatória da fase preliminar de apuramento, o Uganda venceu os dois embates com o Togo (3-0; 0-1) e apresenta-se neste contexto com reais aspirações quanto à qualificação para o Mundial 2018. O Egipto, outrora rei e senhor em território africano, garantiu a qualificação para a CAN 2017 depois de não ter estado na prova em 2015, integra o grupo E e agora quer alcançar o campeonato do mundo.

Sábado, 8/10/2016

Cabo VerdeO fim-de-semana começa com um interessante embate entre o Gabão de Jorge Costa e a seleção de Marrocos. Para chegar a esta fase, a equipa que tem em Aubameyang (Borussia Dortmund) e Lemina (Juventus) os seus principais artífices eliminou Moçambique através da marcação de grandes penalidades. Sem participar num campeonato do mundo desde 1998, os “leões do Atlas” querem devolver a essência do seu futebol à fase final da competição. Para já, deixaram pelo caminho a formação da Guiné-Equatorial e agora surgem num dos grupos (C) mais exigentes desta etapa, dado que também reúne Costa do Marfim e Mali, duas seleções que também se defrontam no sábado. Missão difícil terá também a seleção de Cabo Verde, formação que visita o Senegal e procura assegurar a qualificação para o Mundial depois de ter sido prejudicada na secretaria a caminho do Brasil. No outro encontro do grupo D, o Burquina Faso recebe a África do Sul, nação que organizou o primeiro campeonato do mundo em solo africano e procura regressar a esse contexto.

Domingo, 9/10/2016

No domingo, o compromisso entre Argélia e Camarões é o encontro de maior cartaz. Embora ambas as seleções tenham marcado presença na fase final da última edição do campeonato do mundo, desta feita, só uma poderá carimbar o passaporte para a competição que vai decorrer na Rússia. Nesse sentido, estamos perante um embate muito importante, se bem que há outra variável que entra na equação cujo resultado dá acesso à fase final: A seleção nigeriana, equipa que visita a Zâmbia e quer voltar à fase final de uma grande competição depois de ter falhado a CAN 2015.  Os camaroneses esforçar-se-ão por honrar o antigo capitão Rigobert Song, ex-jogador que sofreu um AVC e está internado.

Boas Apostas!