Durante este fim-de-semana discutiu-se a 1ª Fase da Taça da Liga, onde o Santa Clara, Gil Vicente, Vizela, Varzim, Cova da Piedade, Sp. Covilhã, Penafiel e União da Madeira conseguiram todos carimbar acesso à próxima etapa da prova.

Santa Clara e Gil Vicente batem Portimonense e Académica

Gil Vicente deixa os Estudantes pelo caminho.

Gil Vicente deixa os Estudantes pelo caminho.

O início da época futebolística em Portugal teve início este sábado com os jogos da Taça da Liga.  Os açoreanos do Santa Clara viajaram até ao Estádio Municipal de Portimão onde conseguiram triunfar num jogo muito renhido, tendo sido Clemente o autor do único golo da partida, apontado aos 28 minutos de jogo. Depois de marcarem o único golo do jogo, o Santa Clara tentou defender o resultado, fazendo-o com êxito e deixando o Portimonense pelo caminho. Os açoreanos irão enfrentar o Vitória de Setúbal na próxima fase.

No outro jogo de sábado, o Gil Vicente recebeu a Académica que será sua adversária nesta nova época prestes a começar, uma vez que os Estudantes foram relegados ao segundo escalão de futebol português. Os Galos de Barcelos tiveram uma prova dura para conseguirem deixar a Académica pelo caminho, tendo sido um jogo muito equilibrado e bem disputado, prova disso foi o jogo chegar aos 90 minutos ainda a 0-0. As dificuldades continuaram para as duas equipas, tendo sido o jogo sido levado a grandes penalidades, onde o Gil Vicente venceu por 5-4, valendo o guarda-redes de Barcelos que defendeu o pênalti a Tozé. O Gil Vicente é um conjunto com alguma história na competição, tendo já chegado à final por uma única vez na sua história, onde foram eliminados pelo Benfica, em 2011/12. O Galo de Barcelos irá agora enfrentar o Vizela na próxima etapa da prova.

Vizela, União da Madeira e Penafiel

Já no domingo, e começando pelo duelo minhoto, o Vizela deslocou-se até ao Parque Municipal dos Desportos, em Fafe, onde discutiram a passagem à 2ª Fase, tendo o Vizela saído vencedor em terreno hostil graças a uma grande penalidade apontada pelo brasileiro Cláudio aos 67 minutos. Desde aí, os pupilos de Ricardo Soares fecharam-se e garantem acesso pela 1ª vez na sua história à 2ªFase da prova, onde terão pela frente o Gil Vicentne.

Penafiel goleia Famalicão e avança na prova.

Penafiel goleia Famalicão e avança na prova.

Já a União da Madeira, que teve que sair das Ilhas e deslocar-se até ao Continente, viajou até Paços de Ferreira para o Complexo Desportivo do SC Freamunde, quem irá enfrentar nesta temporada que se avizinha, uma vez que foram relegados do principal escalão de futebol português. A União da Bola levou assim a melhor em terreno hostil graças a um golo madrugador de Breitner, aos 5 minutos de jogo, deixando assim o marcador até ao final da partida. A União da Madeira tentará o que conseguiu em 2014/15, onde foi o seu melhor momento nesta prova, alcançando a 3ª Fase. Na 2ª Fase, a União da Madeira terá o Marítimo pela frente.

O Penafiel foi então o conjunto que, mesmo actuando num reduto alheio, foi a turma que conseguiu superar a 1ª Fase com maior facilidade, batendo o Famalicão por 0-3 num encontro que ficou marcado por duas expulsões do conjunto da casa, Ângelo Meneses viu vermelho directo aos 31 minutos, e Diego Medeiros por acumulação de amarelos aos 55 minutos. Foi André Fontes quem inaugurou o marcador aos 46 minutos para os Durienses, tendo Fernando Andrade, saído do banco aos 70 minutos de jogo, marcado os restantes 2 golos da partida. Este conjunto aos comandos de Paulo Alves terá pela frente o Sp. Covilhã na 2ª Fase.

Varzim, Cova da Piedade e Sp. Covilhã

Rui Coentrão bisa na vitória sobre o Olhanense.

Rui Coentrão bisa na vitória sobre o Olhanense.

O Varzim foi outro conjunto que conseguiu ser feliz apesar de actuar em território alheio, tendo-se deslocado até ao Estádio José Arcanjo, em Olhão, onde bateu o Olhanense num embate complicado. Os visitantes foram mesmo os primeiros a inaugurar o marcador, logo aos 18 minutos, através do avançado Rui Coentrão, primo de Fábio Coentrão. Contudo, deixaram-se empatar aos 31 minutos de jogo por Tiago Barros, tendo sido apenas aos 71 minutos, novamente através de Rui Coentrão, que o Varzim marcou o último golo da partida, carimbando acesso à 2ª Fase, onde terá o Ac. Viseu pela frente.

O Cova da Piedade, por sua vez, foi bastante feliz no seu primeiro encontro, em toda a história do clube, que disputou nesta competição. Tendo recebido o Leixões na Caixa Futebol Campus, no Seixal, os Piedenses chegaram mesmo a estar em desvantagem graças a Bruno Lamas que inaugurou o marcador aos 42 minutos, através de uma grande penalidade, mas a equipa da margem sul do Tejo igualou, mais tarde, através de Danielson, aos 65 minutos. O jogo foi então decidido em pênaltis onde o conjunto da casa venceu por 4-3. O Cova da Piedade terá agora pela frente o Arouca.

Por fim, o Sp. Covilhã foi outro conjunto feliz fora de casa, tendo viajado até ao Estádio do CD Aves, em Vila das Aves, onde sofreram um golo madrugador logo aos 3 minutos de jogo, por Pedró, colocando-o assim em desvantagem. Contudo, o avançado Éder Díez igualou o marcador para os Leões da Serra aos 68 minutos, levando a partida também a grandes penalidades, onde venceram por 4-5. O Sp. Covilhã terá o Penafiel pela frente para lhe complicar o caminho.

Boas Apostas!