Se a sabedoria popular indica que as Taças servem, muitas vezes, para salvar equipas das desilusões que provam nos campeonatos, a Taça da Liga desta temporada vai no sentido de confirmar as sensações retiradas da temporada. Sporting e FC Porto aproximaram-se do apuramento no final da segunda jornada, enquanto o Benfica espera ainda que o seu grupo complete a mesma para saber se fica já de fora ou se pode sonhar com uma reviravolta na derradeira oportunidade.

Goleada a verde e branco

Doumbia Sporting

Doumbia bisou para o Sporting

O Sporting não teve os mínimos problemas para ultrapassar um União da Madeira que se apresentou, corajoso, a jogar em Alvalade com um sistema muito aberto, procurando explorar a velocidade dos seus jogadores mais avançados. No entanto, com o Sporting a usar um onze com vários titulares (uma tendência desta jornada), e a encontrar muitos espaços no último terço, o mais difícil terá sido marcar o primeiro golo. A partir daí, não houve capacidade defensiva dos madeirenses para travar o ímpeto ofensivo dos leões. Doumbia, por duas vezes, Mathieu, Gelson Martins, Coates e Iuri Medeiros marcaram os golos. Com o empate sem golos entre Belenenses e Marítimo, o Sporting precisará apenas de um empate na última jornada para avançar para a próxima ronda, com o Marítimo a precisar de vencer por 6-0 para disputar a posição.

FC Porto segue com vantagem

Danilo FCP

FC Porto vence, mas Danilo foi expulso

Ter empatado em casa com o Leixões, deixou o FC Porto com a responsabilidade de não errar de novo, e frente a um Rio Ave que se apresentaria como o adversário mais complicado, a equipa de Sérgio Conceição não deixou os seus créditos por mãos alheias. Não dando espaço para que os vilacondenses colocassem o seu futebol em campo, os dragões saíram vencedores com Tiquinho, Marega e Aboubakar a marcarem os golos de uma vitória por 3-0. Este resultado dá vantagem aos portistas num grupo onde ainda todos podem terminar com quatro pontos somados.

No Grupo C, que já havia disputado a segunda jornada em novembro, a história é semelhante. Oliveirense e Moreirense levam vantagem, com quatro pontos somados, enquanto Feirense e Vitória de Guimarães têm apenas um ponto. A equipa de Oliveira de Azeméis tem a vantagem dos golos marcados, mas tudo se decidirá no derradeiro encontro do ano.

Benfica e os seus fantasmas

O Benfica cedeu de novo, na Taça da Liga, e na noite desta sexta-feira poderá ficar definitivamente afastado da competição, caso o Vitória de Setúbal consiga vencer, tornando-se assim a primeira equipa a garantir presença na Final Four. Em casa, frente a um Portimonense a gerir os seus ativos, o Benfica chegou à vantagem cedo, com um golo de Jonas, para Lisandro Lopez aumentar a vantagem pouco depois da meia-hora. A vitória parecia garantida, mas logo no regresso dos balneários, Pires reduziu a diferença e, durante o segundo tempo, foi sempre o conjunto de Portimão a colocar-se mais perto do golo. Uma situação insustentável para a equipa encarnada, que acabou por ceder o empate aos 84 minutos, com Jadson a marcar depois de um pontapé de canto.

Este resultado deixa os encarnados dependentes daquilo que possa acontecer no jogo entre Vitória e Sporting de Braga, situação nada favorável para uma equipa que já caminha sobre brasas depois de ter sido eliminada das competições europeias e da Taça de Portugal.

Boas Apostas!