Na 27ª jornada da Liga BBVA, o Real Sociedad conseguiu o resultado mais surpreendente, ao vencer o Atlético de Madrid no Vicente Calderón. Com o título entregue, a grande disputa desta competição está centrada no acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com cinco equipas a manterem as suas ambições intactas.

Um perigo fora de casa

A Real Sociedad venceu os seus últimos três encontros fora de casa, mostrando assim uma das suas facetas mais interessantes na época atual – a capacidade de explorar, em velocidade, as transições rápidas. Com uma defesa de quatro elementos bem complementada por dois médios com preocupações mais defensivas, é nos extremos que os bascos causam maiores dificuldades aos seus adversários, com Griezzman e Xabi Prieto a serem dois jogadores bem difíceis de parar. No encontro deste domingo, Philippe Montanier optou por deixar o ponta-de-lança Agirretxe no banco, colocando Carlos Vela como uma referência atacante mais solta e com maior capacidade de abrir espaços para os seus companheiros. O Atlético de Madrid, algo amorfo durante grande parte do jogo, foi sendo capaz de impedir as aproximações do Real Sociedad exceto uma delas, quando a passe de Griezzman, Xabi Prieto correu meio campo aberto para marcar o único golo da partida.

Real Sociedad Xabi Prieto

Xabi Prieto foi o homem golo

O Atlético de Madrid soma agora três empates nas derradeiras três partidas disputadas, tendo também completado 180 minutos sem marcar qualquer golo. Um momento menos bom de uma equipa que até tem das duplas atacantes que mais furor têm feito esta época, com Falcao e Diego Costa. Mas o brasileiro é, de facto, um faca de dois gumes para o conjunto colchonero. Apesar da sua qualidade técnica, Diego Costa gasta demasiada energia a provocar os seus adversários, e sendo que em algumas partidas o limite de paciência destes pode acabar por beneficiar o Atlético, em jogos como o de este domingo, onde os defesas da Real Sociedad souberam manter a calma e a concentração, é a sua equipa quem mais sai prejudicada.

O Real Sociedad alcançou o Málaga na quarta posição do campeonato, já que os malaguenhos não foram além de um empate em Valladolid. Na mesma luta pela pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Valência perdeu em Bilbao e viu-se ultrapassado pelo Bétis, que bateu o Osasuna por 2-1. O Rayo Vallecano, que venceu o Espanhol por 2-0, também segue por perto, a apenas três pontos do quarto lugar.

Cristiano Ronaldo, quem mais?

Cristiano Ronaldo Real Madrid

Mais dois golos para o CR7

O Real Madrid viajou até a Vigo e viu o Celta rondar a sua baliza na tentativa de uma surpresa. No entanto, Diego López voltou a estar seguríssimo na defesa dos seus postes, evitando males maiores para o conjunto de José Mourinho. Na segunda parte, foi mais uma vez Cristiano Ronaldo quem mostrou estar à altura dos acontecimentos, abrindo o marcador aproveitando um espaço na área adversária e concretizando uma grande penalidade, já depois de Aspas ter reposto o empate.

Em Barcelona, o Deportivo da Corunha procurava também algum ponto que o fizesse ser menos último na tabela classificativa, mas um Barcelona de gestão fez o suficiente para impedir quaisquer veleidades aos galegos. No final, é de notar que o Deportivo não conseguiu nunca chegar perto da baliza defendida por Pinto, num exemplo claro das fragilidades do seu conjunto. Alexis Sánchez abriu o marcador ainda na primeira parte e Lionel Messi fechou a contagem já bem perto do final do encontro. Com estes resultados, as duas equipas galegas, Celta de Vigo e Deportivo da Corunha, ocupam os últimos lugares da tabela da Liga BBVA.

Maiorca é o vencedor da jornada na luta pela manutenção

Maiorca Mallorca

Há esperança em Maiorca

No campeonato dos aflitos, o Maiorca conseguiu uma vitória que o aproxima da linha de água, ao receber e bater o Sevilha por 2-1. Alfaro foi o homem do jogo, ao marcar os dois golos do conjunto das Baleares. Quem parece, definitivamente, fugir deste desespero, é o Athletic Bilbao. Depois de uma temporada de glórias no ano passado, a queda na realidade tem sido dolorosa. No entanto, ao vencer o Valência com um golo de Muniain, os bascos têm agora 8 pontos sobre a linha.

Para além dos dois conjuntos galegos, que já referimos, Saragoça e Granada encontraram-se ontem, numa partida típica entre equipas que sabem não poder perder um jogo frente a um adversário direto. O jogo foi feio e o empate a zero deixa ambos os conjuntos à mercê dos maiorquinos. O Osasuna, ao perder frente ao Bétis de Sevilha, vê todas estas equipas ficarem mais perto, numa luta que tem tudo para durar até à última jornada.

Boas apostas!