Na 27ª jornada da Liga BBVA, o Atlético de Madrid terá que vencer para manter a segunda posição na tabela classificativa. Ao receber em casa a Real Sociedad, uma das pretendentes à Europa na Liga espanhola, o conjunto de Diego Simeone terá que estar ao seu melhor nível. Entretanto, em casa, o Barcelona recebe o Deportivo e vai tentar sarar as feridas sofridas nos encontros com o Real Madrid, enquanto prepara jogo decisivo frente ao AC Milan.

Duelo com sabor americano

Falcao Diego Costa Atlético Madrid

Falcao e Diego Costa no ataque do Atlético

Atlético de Madrid e Real Sociedad encontram-se no Vicente Calderón para disputar o encontro mais esperado da semana na Liga BBVA. O duelo terá um forte sabor americano. Se do lado do Atlético, a América do Sul está representada em força pelo técnico Diego Simeone e o seu melhor marcador, Radamel Falcao, a equipa basca tem num representante da América Central, o mexicano Carlos Vela, o seu melhor jogador.

Orientada pelo francês Philippe Montanier, a Real Sociedad pratica um futebol ofensivo, não sendo de estranhar o fato de deter o quarto melhor ataque da competição. Carlos Vela é o homem que faz mexer a frente ofensiva da equipa, jogando solto nas costas do ponta-de-lança Agirretxe, um elemento possante no confronto com os defesas contrários. Nos extremos, Montanier recorre à velocidade do conterrâneo Griezmann e de Xabi Prieto, alargando a todo o campo os perigos ofensivos do seu conjunto. Na baliza, mais um toque sul-americano para a partida, com o internacional chileno Cláudio Bravo a ser figura constante do onze da Real Sociedad.

Diego Simeone está perante um dos grandes desafios da sua carreira. A anunciada renovação de contrato oferece ao argentino plenos poderes dentro do clube, mas antes de pensar no futuro, El Cholo terá que conseguir motivar os seus jogadores para uma reta final de Liga BBVA no ombro a ombro com o Real Madrid. Apenas dois pontos separam as duas equipas e a tensão deverá ser crescente, até porque ambos se reencontrarão na final da Taça do Rei. Para o encontro deste domingo, o técnico espera que Diego Costa possa regressar aos seus dias – recebida a convocatória para a seleção canarinha, o brasileiro terá todos os motivos para querer agradecer com golos o apoio dos seus adeptos.

O primeiro dia do resto da temporada

Pinto Barcelona

Pinto estará na baliza do Barça

É um Barcelona entre dilemas, aquele que receberá o Deportivo da Corunha no Camp Nou. Depois de duas derrotas consecutivas frente ao Real Madrid, à qual se junta a eliminação da Taça do Rei, os catalães estão em vésperas de jogo decisivo na Liga dos Campeões, onde precisam de recuperar do 0-2 frente ao AC Milan. Assim sendo, será de esperar que Jordi Roura possa dar descanso a algumas das suas peças mais influentes, não descurando, claro está, o resultado final, que se tornou demasiado importante dada a sucessão de derrotas nas últimas semanas. Victor Valdés está castigado e deverá ter a companhia de Dani Alves, Busquets, Iniesta e Pedro nas bancadas.

Uma vitória não tirará o Deportivo do último lugar, mas vai-se tornando essencial para oferecer alguma esperança de manutenção aos galegos. Fernando Vázquez é o terceiro técnico de uma temporada que os adeptos quererão esquecer, depois da festa do regresso à principal liga do futebol espanhol. Riki, lesionado, e Marchena, castigado, não entram nas contas do Deportivo, com Nélson Oliveira a espreitar um lugar no onze, onde deverão estar também Pizzi, Bruno Gama e Sílvio.

E ainda…

Pepe Real Madrid

Pepe de volta à titularidade?

O Real Madrid visita o Celta de Vigo de barriga cheia, acabado de festejar o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. José Mourinho promoverá algumas alterações no seu onze, mas não deixa de manter o segundo lugar debaixo de mira. Essien, Pepe, Benzema e Callejón deverão estar de regresso ao onze titular. Qualquer distração do Atlético levará o conjunto do português a passar para a frente.

O Málaga antevê a visita do FC Porto, mas não poderá distrair-se na viagem a Valladolid. Valência, Real Sociedad e Bétis não terão tarefas fáceis, esta semana, mas podem apanhar e ultrapassar os malaguenhos em caso de vitória. A equipa de Sevilha pode fazê-lo já hoje, quando receber o Osasuna. Os seus adversários temem uma caída no perigo terreno da despromoção, mas terão que ultrapassar os nervos se não quiserem ser derrotados pelos béticos.

A jogada fecha, na próxima segunda-feira, com um Saragoça v Granada, duas equipas que se mantêm, à curta, acima da linha de água. Hélder Postiga procurará de novo o golo, num conjunto que leva já nove partidas sem saber o que é vencer na Liga BBVA.

Boas apostas!