Real Sociedad – Nápoles (Liga Europa)
O grupo F da Liga Europa 2020/21 reúne Real Sociedad, Nápoles, AZ Alkmaar e Rijeka. Espanhóis e italianos, emblemas com sortes distintas na jornada inaugural, defrontam-se nesta segunda jornada no Anoeta, em San Sebastián.
Análise Real Sociedad
A Real Sociedad estreou-se da melhor forma na fase de grupos da Liga Europa 2020/21 ao vemcer o Rijeka em solo croata por uma bola a zero. Imanol Alguacil não abdicou da maioria dos habituais titulares e a formação basca dominou o encontro por completo – 66 por cento de posse de bola e 18 remates contra apenas cinco da formação local -, mas foi preciso esperar pelo período de compensação para ver a Real materializar essa superioridade em golo. Lançado ao minuto 85, Jon Bautista apontou o único golo da noite e deu os primeiros três pontos à equipa da Real Sociedad na competição.
No mais recente compromisso, disputado na noite de domingo (25), a Real Sociedad recebeu e venceu o Huesca por quatro bolas a uma, dando sequência ao bom momento que atravessa: venceu o quarto encontro consecutivo, o terceiro por uma margem superior a três golos de diferença. O golo da autoria de Rafa Mir, jogador do Huesca, foi o único consentido pela Real nesta sequência, equipa que além disso leva 11 golos marcados nos últimos quatro desafios. Portu e Oyarzabal são, para já, os melhores marcadores da equipa basca com quatro golos cada. As coisas têm corrido bem à Real, a equipa está confiante e tudo nos leva a crer em mais uma boa exibição da equipa basca.
A Real volta a entrar em cena quatro dias após o último encontro e três dias antes da visita a Vigo. À imagem do que aconteceu no embate com o Rijeka, Alguacil levará a jogo uma equipa competitiva e provavelmente com a maioria dos jogadores habitualmente titulares, com o seu conjunto escalonado no habitual 1x4x3x3.
Illarramendi e Sangalli são ausências certas por lesão.
Onze provável: Remiro, Gorosabel, Elustondo, Normand, Monreal, Zubimendi, Merino, Guridi, Portu, Oyarzabal, Isak
Análise Nápoles
Favorito a seguir em frente nesta Liga Europa 2020/21 a partir do grupo F, o Nápoles entrou em falso na competição ao perder na receção aos holandeses do AZ Alkmaar por uma bola a zero. O domínio italiano foi inquestionável: mais de 70 por cento (!) de posse de bola e 20 remates contra apenas cinco da formação visitante. A eficácia fez a diferença no San Paolo e a derrota obriga a formação orientada por Gattuso a “correr atrás do prejuízo” nos próximos desafios, a começar por este encontro frente à Real. O AZ impôs a primeira derrota da temporada (no campo, uma vez que perdeu na secretaria com a Juve) a este Nápoles, conjunto que nos restantes quatro encontros bateu Parma (0-2), Genoa (6-0), Atalanta (4-1) e, no último domingo (25) diante do Benevento. O resultado na ronda inaugural da Liga Europa não é fiel ao que aconteceu dentro das quatro linhas. Nesta visita à Real, o Nápoles entrará apostado em chegar-se à frente e tentar a vitória, precisando no entanto de ser mais eficaz no momento da finalização, ainda mais diante de uma equipa que não será tão permissiva em termos defensivos quanto o AZ. Há muita qualidade na frente de ataque da equipa do sul de Itália e a expectativa é de que isso fique mais uma vez provado no relvado do Anoeta.
Elmas e Zielinski testaram positivo à COVID-19 e não deverão constar nas opções para este desafio.
Onze provável: Meret, Lorenzo, Maksimovic, Koulibaly, Hysaj, Ruiz, Lobotka, Mertens, Politano, Lozano, Osimhen
Dica de Prognóstico
Encontro entusiasmante em perspetiva, uma vez que vão estar frente a frente duas das boas equipas em prova, apostadas em privilegiar um futebol de vertigem e ambas com qualidade individual na frente e dinâmicas interessantes em termos de processo coletivo.