RB Leipzig – Borussia Dortmund (DFB Pokal)
Ao final da tarde da próxima quinta-feira, o relvado do Olympiastadion, na cidade de Berlim, vai ser o palco da grande final da DFB Pokal edição 2020/21, entre as equipas do RB Leipzig e do Borussia Dortmund. O grupo orientado por Julian Nagelsmann (já anunciado como treinador do Bayern a partir da próxima época) terá aqui uma soberana oportunidade de conquistar um troféu e confirmar-se de forma mais palpável entre as equipas de topo na atualidade do futebol alemão. Já o conjunto às ordens de Edin Terzic espera dar um pouco de brilho a uma temporada pouco conseguida a todos os níveis e suceder ao Bayern como vencedor em título da Taça da Alemanha.
Análise RB Leipzig
A equipa do RB Leipzig tem feito uma temporada dentro das expectativas, tendo nesta presença na final da DFB Pokal uma excelente oportunidade de conquistar uma prova ainda sob o comando técnico de Julian Nagelsmann. Na Bundesliga, a equipa patrocinada pela Red Bull perdeu cedo o comboio da luta pelo título, já perdido para o Bayern Munique, e segue a tentar segurar o 2.º lugar (64 pontos, mais quatro que o Wolfsburg a duas jornadas do fim), sendo que na Europa ficou-se pelos oitavos de final da Liga dos Campeões, de onde foi afastada pelos ingleses do Liverpool.
Nas últimas semanas, o Leipzig tem tido alguma inconstâncias nas suas exibições, o que se tem refletido em resultados menos positivos. Depois de precisar de horas extra para eliminar o Werder Bremen (2-1) nas meias finais da DFB Pokal, a equipa de Nagelsmann voltou a perder no campeonato, no passado sábado, em visita ao Borussia Dortmund (2-3), numa espécie de antecâmara da final desta próxima quinta-feira. Essa foi a segunda derrota dos últimos quatro jogos, onde o Leipzig só venceu por uma vez no tempo regulamentar.
Onze provável: Gulácsi – Halstenberg, Orban, Upamecano – Mukiele, Adams, Sabitzer, Angeliño – Forsberg, Olmo – Hee-Chan
Análise Borussia Dortmund
A equipa do Borussia Dortmund tem tido uma campanha muito pouco convincente a nível interno na atual temporada, muito por culpa de uma prestação claramente abaixo das expectativas na Bundesliga, onde o conjunto liderado por Edin Terzic tem ganho recentemente novo fôlego na luta pelo apuramento para a Liga dos Campeões, apesar de ter ficado arredado da luta pelos lugares de topo da classificação bem cedo. A juntar à final da DFB Pokal, o Dortmund tem a chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões, onde caiu diante do finalista Manchester City.
Na antevisão desta final da DFB Pokal, a equipa do Borussia Dortmund atravessa aquele que é, provavelmente, o melhor momento de forma de toda a época, com seis vitórias nos últimos sete jogos (onde só perdeu com o Manchester City, na segunda mão dos quartos de final da “Champions”) e uma série de cinco triunfos consecutivos. Depois de vencer o Holstein Kiel, por 5-0, nas meias finais da Taça, o Dortmund sofreu mas levou a melhor contra o RB Leipzig (3-2) no passado fim-de-semana, onde conseguiu ascender à 4.ª posição da classificação da Bundesliga, beneficiando do empate do Eintracht Frankfurt no dia seguinte.
Onze provável: Bürki – Piszczek, Akanji, Hummels, Guerreiro – Can, Bellingham – Sancho, Reus, Reyna – Haaland
Dica de Prognóstico
Este é um jogo fundamental para o retrospeto final da prestação das duas equipas no final de 2020/21, uma temporada onde RB Leipzig e Borussia Dortmund não conseguiram incomodar realmente o Bayern na luta pelo título na Bundesliga. A tentar ficar com a segunda maior coroa do futebol germânico, as duas equipas deverão entrar em campo com uma postura predominantemente calculista, a dar muita atenção à forma como tentarão retirar espaços para os dois sistemas ofensivos poderem explorar. Não obstante a qualidade técnica individual que existe nos executantes de ataque dos dois lados, esta postura mais retraída coletivamente de Leipzig e Dortmund deverá levar a um jogo mais pausado no primeiro tempo e muito disputado a meio-campo. Assim, a melhor aposta será em Menos de 1,5 golos na 1.ª Parte, com cotação de 1.45 na Betclic.