Palmeiras – Grémio (Copa do Brasil)
O Allianz Parque acolhe o encontro entre Palmeiras e Grémio na segunda mão dos quartos-de-final da Copa do Brasil. O “Verdão” perdeu o encontro da primeira mão e ambiciona chegar às meias-finais, desde que isso não comprometa a prestação no campeonato.
O principal objetivo do Palmeiras está bem definido e passa pelo ataque à conquista do campeonato brasileiro. Depois de uma jornada em que a vitória no terreno do Figueirense permitiu dilatar a vantagem face ao vice-líder Flamengo para quatro pontos, Cuca não quer comprometer a possibilidade de conquistar o título em função da Copa do Brasil. Nesse sentido, a imprensa tem dado conta da possibilidade de escalonar uma equipa alternativa para este embate com o Grémio na segunda mão dos quartos-de-final da prova. Preservar a condição física dos habituais titulares para encarar a recta final da temporada é fulcral e a maratona de jogos que se avizinha implica uma gestão “com pinças”. Pese embora a intenção de fazer descansar os habituais titulares, há pelo menos um jogador importante que deverá constar nas escolhas de Cuca para este desafio: Gabriel Jesus, artilheiro da equipa que viu o terceiro cartão amarelo no embate com o Figueirense, é baixa confirmada para o próximo encontro do campeonato brasileiro e poderá constar nas contas para a receção ao Grémio. Uma vez que marcou fora de portas, o “Verdão” precisa apenas de uma vitória por uma bola a zero para assegurar a qualificação para a próxima fase. O encontro mais recente do Palmeiras no Allianz Parque culminou com um empate sem golos diante do Grémio.
Onze Provável: Vagner, Leismann, Edu Dracena, Thiago Martins, Zé Roberto, Arouca,Gabriel, Cleiton Xavier, Agustín Allione, Rafael Marques, Gabriel Jesus
A julgar pela abordagem do Grémio ao encontro com o Santos, na 31ª e mais recente jornada da Série A, a Copa do Brasil é uma prioridade. O treinador Renato Gaúcho decidiu poupar os habituais titulares na visita à Vila Belmiro, privilegiando o encontro da segunda mão dos quartos-de-final da Copa do Brasil. Vivo na luta pelo acesso à Libertadores 2017 via campeonato, o Grémio está em vantagem na eliminatória e acredita que é possível conquistar o troféu e consequentemente marcar presença na Libertadores. A ideia é corroborada pelos dirigentes do clube, tal como Renato Gaúcho fez questão de frisar. Para assegurar a passagem à fase seguinte, os dois últimos resultados conquistados pelo Grémio fora de portas seriam suficientes: Triunfo frente ao Vitória (0-1) e empate diante do Santos (1-1).
A equipa de Porto Alegre já viveu melhores dias no início do campeonato brasileiro, mas a liderança de Renato Gaúcho também tem produzido resultados positivos no comando da equipa. O alargamento de “G4” para “G6” dá maior margem de manobra ao novo técnico na luta pelo apuramento para a Libertadores via campeonato e dá maior tranquilidade para trabalhar no que resta da época.
Onze Provável: Bruno Grassi; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Embora Renato Gaúcho refira na antecâmara do encontro que a forma como o Palmeiras vai alinhar não interessa, é óbvio que o treinador sabe que Cuca deverá optar por dar descanso às suas principais unidades. As probabilidades de o Grémio conseguir estar entre os quatro finalistas aumentam exponencialmente. Para a equipa de Porto Alegre, que vai alinhar com os titulares, há dois resultados possíveis e é desse factor que o “tricolor Carioca” quer tirar partido neste desafio.