Neman – Belshina (Vysshaya Liga)
A jornada 4 da Vysshaya Liga 2020 começa na cidade de Hrodna com a realização do duelo entre o Neman e o “lanterna vermelha” Belshina. Os donos da casa querem pontuar pela terceira ronda consecutiva frente a um adversário que perdeu os três desafios disputados até então.
O Neman está há seis anos no escalão máximo do futebol bielorrusso e o objetivo passa por continuar a cimentar a sua posição na elite, isto depois de ter ficado no 9º posto da pauta classificativa Vysshaya Liga 2019. Nas três primeiras jornadas da atual edição da prova, a equipa treinada por Igor Kovalevich – técnico ao leme da equipa desde junho de 2016 – perdeu na visita ao Isloch (1-0) na ronda inaugural, venceu na receção ao Vitebsk (2-0) e empatou sem golos ante o Shaktyor Soligorsk.
Na época passada, o Neman provou ser uma equipa que vale sobretudo por aquilo que produz em termos defensivos. e, ao cabo de três encontros na presente época, leva apenas um tento sofrido, registo apenas igualado pelo Shakhtyor e pelo líder Energetik-BGU. Embora o plantel tenha sofrido várias alterações em relação à época passada, as principais diretrizes mantêm-se, com a equipa a apresentar-se num 1x4x2x3x1 com Kantaria e Yakimov no duplo pivot defensivo.
Na Vysshaya Liga 2019, o Neman marcou dez golos e sofreu 13 em 15 desafios caseiros – só em duas ocasiões se verificaram três ou mais golos. Considerando, para efeitos de análise, cinco jogos relativos à temporada passada, note-se que o Neman perdeu apenas um dos últimos sete encontros que disputou com o apoio dos seus adeptos.
Onze provável: Dmitri Dudar, Vasilyev, Stojkovic, Kantaria, Slabashevich, Kadimyan, Zabelin, Yakimov, Leghcilin, Rassadkin, Marusic
O Belshina ascendeu este ano ao escalão máximo do futebol bielorrusso e, ao cabo de três jornadas, ainda não sabe o que é pontuar. A formação sob tutela de Eduard Gradoboev iniciou a sua campanha com um desaire por três bolas a uma frente ao FC Minsk, encontro em que até se adiantou no marcador logo aos sete minutos, acabando por permitir que o adversário orquestrasse a reviravolta já na segunda parte do desafio. Nas duas jornadas seguintes, o Belshina perdeu frente a Torpedo Zhodino e Gorodeya por uma bola a zero, este último, um adversário direto na luta pela permanência. Contas feitas, o Belshina já leva mais derrotas (3) averbadas que na época passada (2).
O quadro não é animador e o Belshina tem deixado uma pálida imagem sobretudo do ponto de vista ofensivo. Note-se que estamos a falar de um dos clubes mais ativos na última janela de transferências: a título de exemplo, no 1x4x3x3 escalonado para o jogo com o Gorodeya, Bezhonov, Salimov e Kovel foram titulares na frente de ataque, todos eles contratados para este ano de 2020. De resto, a principal referência do Belshina na temporada passada foi o avançado Aleksandr Yushin, jogador que se transferiu para o futebol russo. O experiente Leonid Kovel, avançado contratado ao FK Minsk, foi o autor do único tento marcado pelo Belshina até à data.
Onze provável: Kharitonovich, Rochev, Kuchinski, Yasyukevich, Bashilov, Salimov, Bezhonov, Odeoibo, Kovel, Bordukov, Skoblikov
Neman e Belshina voltam a encontrar-se volvidos quatro anos. Na antecâmara deste desafio, tudo aponta para um resultado favorável ao Neman, emblema que tem estado em melhor plano que o recém-promovido Belshina. Caso o Neman mantenha a consistência defensiva exibida no últimos dois jogos e o Belshina sinta as mesmas dificuldades para criar no último terço, a probabilidade de termos um encontro com poucos golos é elevada.