A derrota da hexacampeã Juventus no terreno da Sampdoria (3-2) é o resultado que marca a jornada 13 do principal escalão italiano. Nápoles e Inter não se fizeram rogados e aproveitaram o deslize alheio da melhor forma. O “derby” da capital terminou com uma vitória da AS Roma sobre a rival Lazio (2-1) e consequente troca de postos na tabela classificativa.

Foto: "EPA"

Foto: “EPA”

O Luigi Ferraris costuma ser terreno inóspito para a Juventus, hexacampeã italiana que habitualmente passa por dificuldades sempre que se desloca aquele terreno, seja para enfrentar o Genoa ou a Sampdoria. No domingo (19), a história voltou a repetir-se e a queda aconteceu mesmo: a “vecchia signora” perdeu com a Sampdoria por três bolas a duas, num jogo em que o resultado foi totalmente construído na segunda parte e a Juve esteve mesmo a perder por três a zero. Duván Zapata, goleador colombiano bem conhecido no Calcio, deu vantagem à Samp, o promissor Lucas Torreira aumentou a contagem e foi a Gianmarco Ferrari que coube a tarefa de estabelecer a diferença em três golos. Já para lá dos 90, Gonzalo Higuaín (grande penalidade) e Paulo Dybala encarregaram-se de marcar os dois golos que equilibraram o “placard” final. As alterações promovidas por Allegri antes da receção ao Barcelona para a Liga dos Campeões não foram as mais proveitosas e a “vecchia signora” ressentiu-se disso, averbando a segunda derrota na atual edição da Série A.

 

Derby na capital

Um “derby da cidade eterna” tal e qual como ele habitualmente é: muito disputado, “duro” e com total entrega de parte a parte. O triunfo acabou por sorrir à AS Roma que venceu a Lazio (2-1). Diego Perotti deu vantagem à equipa “gialorrossa” aos 49 minutos na conversão de uma grande penalidade e, volvidos quatro minutos, foi Radja Nainggolan quem aumentou a diferença. Os “laziale” ainda reagiram com um golo de Ciro Immobile, melhor marcador da Série A, na conversão de um penalty, mas a vitória sorriria à AS Roma, vencedora do primeiro “derby” com Di Francesco no comando.

Nápoles e Inter

Na véspera do embate entre Samp e Juve, o Nápoles já tinha cumprido com a sua obrigação ao receber e vencer o AC Milan por duas bolas a uma, golos de Lorenzo Insigne e Piotr Zielinski. Apesar do valor da equipa milanesa, a vitória corresponde ao desfecho natural de um encontro em que o Nápoles foi (quase) sempre mais forte, gerindo o rumo dos acontecimentos a seu “bel prazer” e consumando a conquista de três importantes pontos após a pausa para compromissos de seleções.

O Inter também não quis perder a oportunidade de aproveitar o fracasso juventino e fechou o domingo de Série A com uma vitória na receção à Atalanta (2-0), uma das boas equipas em prova que apesar de não estar tão bem em termos classificativos quanto no ano passado, continua a exibir um nível muito interessante. O goleador argentino Mauro Icardi voltou a ser decisivo ao apontar os dois golos milaneses, ambos na segunda parte.

Benevento

Outro dado relativo a esta jornada da Série A que nos merece destaque é a 13ª derrota consecutiva do Benevento, emblema recém-promovido que bateu um recorde negativo – entre os campeonatos “top 5” – com mais de 80 anos, anteriormente pertencente ao Manchester United, relativo ao número de desaires consecutivos. Na receção ao Sassuolo, tudo se configurava para a conquista do primeiro ponto, até que Peluso fez o 1-2 para os “neroverdi” já para lá dos 90, depois de Domenico Berardi ter falhado a cobrança de uma grande penalidade.

Boas Apostas!