A 24ª ronda do campeonato italiano não proporcionou grandes surpresas, mas a média de 3,3 golos marcados por jogo merece-nos destaque. Os cinco primeiros venceram os respetivos desafios, Lazio e AC Milan empataram no encerramento da ronda e a Fiorentina treinada por Paulo Sousa regressou às vitórias depois de ter sido goleada em Roma.

Sem sobressalto

Foto: "Enrico Locci/Getty Images Europe"

Foto: “Enrico Locci/Getty Images Europe”

Juventus, AS Roma e Nápoles venceram os respetivos desafios pelo mesmo “placard”: 2-0. O Nápoles teve as honras de inaugurar a jornada na noite de sexta-feira, por força do compromisso europeu agendado para quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Os homens do sul de Itália deram continuidade ao bom momento que atravessam ao vencerem o Genoa no San Paolo por duas bolas a zero com golos de Piotr Zielinski e Emanuele Giaccherini, dois jogadores que nem costumam constar no onze inicial da equipa treinada por Maurizio Sarri. A vitória permitiu ampliar a série de jogos sem perder para 18, registo prometedor antes de uma deslocação de exigência mais ao terreno do campeão europeu.

Tal como a Juve fizeram a meio da semana, a AS Roma foi ao Enzo Scida, em Crotone, vencer a formação local por dois golos sem resposta na manhã de domingo. Edin Dzeko, melhor marcador da Série A com os mesmos 18 golos que Gonzalo Higuaín, até falhou uma grande penalidade logo aos 17 minutos, mas a situação não complicou a tarefa dos forasteiros que se adiantaram no marcador ainda antes do intervalo graças a um golo do médio belga Radja Nainggolan. As contas foram encerradas pelo bósnio Edin Dzeko no último quarto de hora, redimindo-se do castigo máximo desperdiçado.

A Juventus entrou em campo já conhecedora dos resultados dos adversários diretos e voltou a demonstrar que lida perfeitamente com a pressão, situação normal atendendo à confortável margem de sete pontos que possui e ao estofo próprio de quem conquistou as últimas cinco edições da Série A. No Comunale Sant Elia, terreno do Cagliari, a Juve exerceu o seu domínio desde os primeiros instantes e materializou a superioridade ao minuto 37, quando Gonzalo Higuaín fez o primeiro de dois golos da conta pessoal, embora tenham ficado algumas duvidas quanto ao seu posicionamento. Na etapa complementar, a “Vecchia Signora” entrou a matar e marcou novamente por Higuaín, reduzindo significativamente a capacidade de resposta do adversário. Uma das principais ameaça da equipa insular até surgiu dos pés de Bruno Alves, central português que bateu um livre nas imediações da área contrária e ainda provocou um calafrio a Buffon.

O Inter deu mais uma prova do bom momento que atravessa na receção ao Empoli, conquistando uma vitória por duas bolas a zero com golos de Éder Martins e Antonio Candreva. Com João Mário na equipa titular, a formação milanesa conquistou três importantes pontos que permitiram ganhar terreno à Lazio e ao AC Milan, não deixando fugir a Atalanta, equipa que quebrou a ténue reacção do Palermo ao vencer no Renzo Barbera por três bolas a uma. Bryan Cristante, médio emprestado pelo Benfica, fez o terceiro golo da equipa de Bergamo.

Paulo Sousa volta a sorrir; Mestria de Suso em Roma

Goleada em Roma por quatro bolas a zero no encerramento da jornada 23, a Fiorentina deu a resposta que se lhe exigia na receção à Udinese, numa partida em que a vitória dos “Viola” não merece contestação. No Artemio Francchi, os donos da casa venceram por três bolas a zero com golos de Borja Valero, Khouma Babacar e Federico Bernardeschi, superiorizando-se à formação treinada por Luigi Del Neri que raras vezes demonstrou argumentos suficientes para poder ter melhor sorte.

A jornada terminou com um interessante duelo entre Lazio e AC Milan no Olímpico de Roma. Muito desfalcado depois de um triunfo heróico em Bologna, o AC Milan apresentou-se no plano possível e conseguiu conquistar um ponto na reta final do encontro, graças a uma interessante iniciativa individual do espanhol Suso que culminou com uma finalização em arco que não deu hipótese de defesa ao jovem guarda-redes albanês Thomas Strakosha. Atendendo ao número de ausências e à realidade do próprio jogo – Lazio claramente por cima e sempre mais próxima de ampliar a vantagem que o AC Milan de fazer o empate.

Jornada de golos

Numa jornada em que nenhum jogo teve menos de dois golos – o “Calcio” há muito que mudou a esse nível – marcaram-se 33 tentos em 10 jogos e o encontro com mais golos aconteceu no Olímpico de Turim. O Torino venceu o “lanterna vermelha” Pescara por cinco bolas a três com o contributo do inevitável Andrea Belotti, autor de dois golos – do lado do Pescara, Ahmad Benali também marcou duas vezes. Destaque para uma situação bizarra protagonizada pelo albanês Arlind Ajeti, jogador que marcou para o segundo golo do “Toro” aos nove minutos e mais tarde inseriu a bola na próxima baliza, à passagem do minuto 73.

Boas Apostas!