Moreirense – SC Braga (Liga NOS)
O “Campeão de Inverno” realiza uma curta deslocação até Moreira de Cónegos na jornada 18 da Liga NOS 2019/20. O Braga de Rúben Amorim está imparável e quer vencer somar mais três pontos para continuar a aproximar-se dos quatro primeiros lugares.
11 dias depois, o Moreirense de Ricardo Soares volta à ação para medir forças com o Braga em encontro relativo à jornada 18 da Liga NOS 2019/20. Os Cónegos já trocaram de treinar na presente época e para o lugar de Vítor Campelos chegou Ricardo Soares, técnico que tem em mãos a missão de assegurar a permanência com relativa tranquilidade e, se possível, terminar a meio da pauta classificativa. Neste momento, o Moreira segue no 14º lugar com 18 pontos e está quatro acima da linha de perigo, posição que não é propriamente confortável.
Ricardo Soares ainda não sabe o que é vencer desde que assumiu a chefia da equipa do Moreirense. Em três jogos, perdeu diante de Paços de Ferreira (1-0), Porto (2-4) e empatou a uma bola com o Tondela (1-1). Em oito desafios disputados em casa para a Liga NOS 2019/20, o Moreirense apresenta um bom registo, tanto que foi no estádio Comendador Joaquim Almeida de Freitas que conquistou 14 dos 18 pontos que atualmente soma. Só os dois primeiros colocados – Benfica (1-2) e Porto (2-4) venceram em Moreira até então, sendo que o conjunto que veste ao xadrez verde e branco marcou em todos os encontros que disputou perante o seu público. Por outro lado, só não sofreu diante do Portimonense (1-0), atual penúltimo colocado.
Luther Singh é baixa por lesão e não vai integrar o 1x4x3x3 de Ricardo Soares, ao passo que Fábio Pacheco e Nenê vão cumprir castigos.
Onze provável: Pasinato, D’Alberto, Vitória, Rosic, Conté, Alex Soares, Filipe Soares, Pedro Nuno, Luís Machado, Bilel, Fábio Abreu
Cinco jogos, cinco vitórias, duas delas frente ao Porto, outra diante do Sporting um troféu conquistado. O percurso de Rúben Amorim no comando técnico do SC Braga não poderia ter começado melhor e o jovem técnico vai superando as melhores expectativas. Amorim já tem um lugar no “hall of fame” da história do clube, dado que comandou os “Guerreiros do Minho” na “final-four” que culminou com a conquista da Taça da Liga em plena Pedreira. Mais que isso, fê-lo em grande estilo: este Braga pratica bom futebol, procura sair com qualidade, apoiado e os bons resultados que a equipa tem somado são o reflexo das suas boas prestações. Os bracarenses estão muito confiantes e, na “final-four” da Taça da Liga, venceram ambos os jogos “ao cair do pano”: em grande forma, Paulinho fez o golo da vitória na meia-final já em cima do minuto 90 e, na decisão, Ricardo Horta vestiu o papel de herói ao bater o guardião Diogo Costa já em período de compensação. O triunfo por uma bola a zero permitiu conquistar o troféu naquela que foi a primeira ocasião em que o Braga, sob a atual tutela, venceu sem sofrer golos.
Rúben Amorim vai continuar a apostar no esquema com três centrais que tem adotado nos últimos jogos, com Wallace, Raúl Silva e Bruno Viana. Nesta visita a Moreira, o técnico não vai poder contar com o lesionado Vítor Tormena nem com o capitão Fransérgio que terá que cumprir castigo. A ausência de Fransérgio fará com Novas entre no onze, juntando-se a Palhinha no centro do terreno. Atendendo à intensidade e exigência dos encontros da Taça da Liga, perspetiva-se que o Braga possa ir a jogo com uma ou outra alteração, especulando-se acerca das entradas de Trincão e Fonte no onze para os lugares de Ricardo Horta e Paulinho, jogadores que no entanto estarão à disposição para saltar do banco e ir a jogo.
Onze provável: Matheus, Wallace, Raúl Silva, Bruno Viana, Esgaio, Sequeira, Palhinha, Novas, Trincão, Wilson Eduardo, Rui Fonte
O Moreirense volta a entrar em campo após 11 dias em que teve a oportunidade de se preparar com afinco para este encontro, ao passo que o Braga, naturalmente tido como favorito pelas Casas de Apostas, disputou dois duelos intensos enquadrados na “final-four” da Taça da Liga. Os “Guerreiros do Minho” até poderão conquistar os três pontos, mas não se perspetivam facilidades diante desta formação do Moreirense, ainda para mais atuando em casa.