Moreirense – SC Braga (Liga NOS)
A 9ª jornada da Liga NOS 2017/18 termina no Minho. Em Moreira de Cónegos, há “derby” minhoto entre o Moreirense e o Sporting de Braga. Os donos da casa querem vencer para abandonar a zona de relegação, enquanto o Braga tem uma oportunidade de ouro para assumir um lugar de acesso ás provas europeias e simultaneamente distanciar-se do Rio Ave.
O Moreirense, atual detentor do troféu da Taça da Liga, está a ter um início de temporada difícil. A equipa que veste ao xadrez verde e branco está abaixo da linha de perigo com apenas seis pontos conquistados nas oito jornadas disputada, tantos quanto o Desportivo das Aves, o Estoril Praia e o Tondela.
Antes de receber o Sporting de Braga, a equipa de Moreira de Cónegos foi ao terreno do Canelas 2010 vencer por três bolas a uma, carimbando o passaporte para a fase seguinte da competição com um resultado que permitiu colocar um ponto final numa série de quatro jogos sem vencer. Para o campeonato, a equipa treinada por Manuel Machado só venceu na deslocação ao Estoril (0-2), tendo somado os restantes três pontos graças aos empates frente a Vitória de Setúbal (1-1), Feirense (0-0) e Sporting (1-1).
Enca Fati é baixa confirmada, subsistindo alguma esperança quanto a Rúben Lima, Bruno Ramires e Koffi.
Onze Provável: Jhonatan Luiz, Sagna, Abarhoune, Iago Santos, Ruben Lima, Neto, Alfa Semedo, Rafael Costa, Zizo, Tozé, Peña
O Braga entra em campo já conhecedor dos resultados conseguidos pelos rivais diretos. O Marítimo, quarto colocado com um ponto de avanço, foi perder a Setúbal (3-1), enquanto o Rio Ave, um abaixo, saiu derrotado da visita a Santa Maria da Feira. O cenário é favorável á equipa bracarense que, em caso de vitória, ascenderá aos lugares de acesso às provas europeias.
Antes da deslocação a Moreira de Cónegos, o Braga perdeu em casa com o Ludogorets Razgrad (0-2), resultado que custou o primeiro lugar do respetivo grupo da Liga Europa. O desaire pôs fim a uma série de sete jogos sem conhecer o sabor da derrota que tinha começado precisamente na primeira jornada da fase de grupos da prova europeia, ocasião em que os “guerreiros do Minho” surpreenderam a Europa ao vencerem o Hoffenheim na Alemanha.
A partida em Moreira de Cónegos é bastante importante, não só pela possibilidade de ascender aos lugares europeus e aproveitar os deslizes da concorrência, mas também para evitar um potencial cenário de crise. Apesar de todo o esforço do jogo de 5ª feira, o Braga entrará com as suas habituais unidades em campo, na tentativa de conquistar os três pontos.
Marafona, Lazar Rosic, Nuno Sequeira, Wilson Eduardo e Dyego Sousa compõem a lista de lesionados.
Onze Provável: Matheus, Esgaio, Raúl Silva, Ricardo Ferreira, Jefferson, Fransergio, André Horta, Xadas, Ricardo Horta, Fábio Martins, Hassan
A expectativa é a de um jogo equilibrado, ainda que o favoritismo penda para o lado bracarense.