Moreirense – Belenenses (Liga NOS)
A 16ª ronda da Liga NOS termina em Moreira de Cónegos, com um duelo interessante entre o Moreirense e o Belenenses. Minhotos e lisboetas voltam à ação depois de terem disputado a última jornada do grupo B da Taça da Liga, marcado por emoções fortes tanto no estádio Comendador Joaquim Almeida de Freitas como no Restelo. Cerca de 12 dias após o último encontro entre si, Moreirense e Belenenses voltam a defrontar-se.
O Moreirense chega a este encontro motivado por ter garantido o acesso à “final-four” da Taça da Liga. Ao bater o Futebol Clube do Porto em casa por uma bola a zero, a equipa de Moreira de Cónegos venceu o grupo B que também contava com o Belenenses (adversário nesta jornada) e com o Feirense. As atenções voltam a centrar-se no campeonato e o Moreirense precisa de fazer pela vida, uma vez que o empate do Nacional da Madeira na receção ao Sporting Clube de Braga fez com que a equipa agora treinada por Augusto Inácio caísse para o 17º posto (11 pontos), um dos dois lugares que dão direito a descida de divisão. Para já a situação não é de grande aperto atendendo à proximidade pontual em relação aos adversários, mas o Moreirense quer afastar-se dos lugares de descida o quanto antes. A equipa que veste de xadrez verde e branco tem rubricado boas exibições e conta com jovens interessantes que têm aproveitado a oportunidade ao mais alto nível para se evidenciarem, tais como Rebocho, Francisco Geraldes ou Podence. O Moreirense só venceu uma vez em casa para o campeonato (em sete jogos) e sofreu golos em todos os jogos que realizou na condição de visitado.
Igor Stefanovic é baixa confirmada e Makaridze deverá manter-se na defesa das redes. Subsistem duvidas quanto à condição de André Micael, Schons e David Ramírez.
Onze Provável: Makaridze, Sagna, Diego Galo, André Micael, Rebocho, Cauê, Neto, Francisco Geraldes, Podence, Ousmane Dramé, Boateng
A posição do Belenenses é mais confortável que a dos donos da casa, uma vez que os “azuis do Restelo” possuem 17 pontos (seis acima da zona de perigo) e têm demonstrado futebol suficiente para se consolidarem a meio da tabela classificativa, descartando a hipótese de passarem por grandes apuros na Liga NOS 2016/17. A equipa lisboeta chega a este encontro na sequência de um empate a duas bolas com o Feirense no Restelo, também no grupo B da Taça da Liga, resultado que juntamente com a vitória do Moreirense impediu o acesso às meias-finais da competição. A equipa treinada por Quim Machado volta a mudar o “chip” para o campeonato, prova para a qual não joga desde 22 de dezembro, noite em que perdeu por uma bola a zero com o Sporting já em tempo de compensação. Sem vencer desde dia 10 de dezembro (disputou mais quatro jogos desde então), altura em que bateu o Marítimo no Restelo (1-0), o Belenenses viaja até Moreira de Cónegos com o objetivo mínimo de pontuar, depois de ter perdido na mais recente deslocação que efetuou, a Paços de Ferreira.
Abel Camara (ao serviço da seleção) e Tiago Caeiro (suspenso) são baixas confirmadas para este encontro.
Onze Provável: Ventura, João Diogo, Domingos Duarte, Gonçalo Silva, Hanin, Yebda, Vítor Gomes, André Sousa, Sturgeon, Miguel Rosa, Andric
O último duelo entre as duas equipas terminou empatado a três e é expectável que ambas também consigam chegar ao golos neste desafio.