México – Panamá (Mundial 2018)
A seleção mexicana volta à ação depois de um verão preenchido pela disputa da Taça das Confederações e da Gold Cup. A 7ª jornada da 2ª fase de grupos de apuramento da CONCACAF propõe um duelo entre mexicanos e panamianos. A seleção do México teve um verão de 2017 difícil. Em junho, a “La Tri” estava na Rússia para a disputa da Taça das Confederações, apresentando-se com soluções de primeira linha que não foram além do quarto posto. Goleada na meia-final da competição pela seleção da Alemanha (4-1), a equipa mexicana participou no duelo de atribuição de 3º/4º lugares e perdeu diante da congénere portuguesa após prolongamento (2-1).
Já no mês de julho, com uma lista de eleitos diferente, a seleção mexicana viajou para os Estados Unidos com o intuito de defender o título continental na Gold Cup 2017. O percurso terminou nas meias-finais diante da Jamaica (1-0) e o dissabor fez com que a contestação à liderança de Juan Carlos Osorio subisse de tom. No regresso ao México, o seleccionador foi muito contestado no aeroporto, mas os responsáveis do futebol daquele país preferiram manter o seleccionador no cargo, mesmo depois de três fases finais em que “La Tri” desiludiu.
Na fase de apuramento para o Mundial 2018, a seleção mexicana tem rubricado uma prestação em conformidade com o estatuto de nação mais cotada da zona CONCACAF e lidera com 14 pontos conquistados em seis jogos, mais três que a Costa Rica. A quatro jogos do fim desta fase, a qualificação está extremamente bem encaminhada.
Rafa Márquez continua fora dos convocados da equipa mexicana, enquanto Jesús Corona (Porto) regressa à ação.
Onze Provável: Ochoa, Moreno, Reyes, Pereira, Aquino, Gutierrez, Herrera, Jonathan dos Santos. Lozano, Hernandez, Vela
A seleção do Panamá também marcou presença na fase final da Gold Cup 2017. Na fase de grupos, confirmou o favoritismo que possuía relativo ao acesso e terminou a fase de grupos com sete pontos, resultado de um empate diante dos Estados Unidos (1-1) e dois triunfos frente à Nicarágua (2-1) e a Martinica (3-0). Já nos quartos-de-final da prova, os panamianos perderam com a Costa Rica (1-0), mas a prestação na prova não pode ser considerada uma desilusão. Equipa perigosa em contra-ataque, a seleção panamiana tem estado a bom nível nos últimos anos e a presença na fase final de um campeonato do mundo seria o ponto alto desta fase agradável.
Agora, o foco volta a estar voltada para a fase de qualificação para o Mundial 2018. Os sete pontos conquistados nas seis jornadas já disputadas colocam o Panamá no quarto posto deste grupo de qualificação, em posição de acesso a um “play-off” de qualificação.
“Los Canaleros”, capazes de travar este México em casa com um empate sem golos, chegam a este compromisso na sequência de uma derrota e três empates. Nos quatro jogos de qualificação disputados neste ano civil de 2017, perderam com Trindade e Tobago (1-0) e empataram frente a Estados Unidos (1-1), Costa Rica (0-0) e Honduras (2-2). Com apenas menos um pontos que a seleção norte-americana, o Panamá continua a acreditar que é possível garantir o acesso direto à fase de grupos da prova, embora seguir para o “play-off” já correspondesse a um desempenho positivo.
Onze Provável: Calderon, Ovalle, Chen, Escobar, Murillo, Camargo, Godoy, Gomez, Cooper, Torres, Diaz
O México venceu quatro dos últimos cinco compromissos que disputou diante do Panamá e, a jogar em casa, dificilmente falhará a conquista dos três pontos.