Marselha – Salzburgo (Liga Europa)
A sexta e última ronda do grupo I da Liga Europa 2017/18 coloca frente a frente as duas formações que neste momento se encontram em posição de acesso à próxima fase da competição. O Marselha, segundo colocado, recebe o Red Bull Sazlburg, conjunto que já tem o primeiro lugar do grupo assegurado.
O Marselha só depende de si mesmo para garantir o acesso aos “16 avos” da Liga Europa, embora terminar na primeira posição do grupo já não seja possível. A equipa francesa conquistou sete pontos nos cinco primeiros jogos, tem dois de vantagem em relação ao Konyaspor e três face aos portugueses do Vitória. No confronto direto com os turcos, o Marselha leva a melhor (1-0; 1-1), situação que faz com que a conquista de um ponto na receção ao Salzburgo seja suficiente para garantir presença na próxima ronda. Os gauleses não estão obrigados a ganhar e até podem vir a alcançar o objetivo em caso de derrota, porém, para esse cenário se concretizar, o encontro entre Vitória e Konyaspor na “Cidade Berço” teria que culminar com um empate.
Rudi Garcia não deverá promover alterações significativas na habitual estrutura da equipa, até porque o acesso à fase seguinte da Liga Europa é um objetivo para um emblema que, a pouco e pouco, pretende recuperar o seu prestígio na cena europeia.
Jordan Amavi, expulso na Turquia, é ausências confirmada para a receção aos austríacos. Grégory Sertic e Boubacar Kamara permanecem em duvida por questões de ordem física.
Onze Provável: Mandanda, Sakai, Rami, Rolando, Rocchia, Luiz Gustavo, Anguissa, Thauvin, Ocampos, Sanson, Germain
O Red Bull Salzburgo é o único integrante deste grupo I que já tem o futuro assegurado. A equipa austríaca só precisou de cinco jornadas para garantir a passagem aos “16 avos” e, mais do que isso, fê-lo assegurando o primeiro posto do grupo graças aos 11 pontos alcançados. A única formação que permanece invicta neste grupo I só perdeu pontos em Guimarães (1-1) e na receção ao Konyaspor (0-0).
É lógico que o facto de o Red Bull Salzburgo já ter apuramento assegurado motivará algumas alterações na equipa. O treinador alemão Marco Rose deverá optar por dar descanso a alguns elementos que têm gozado de maior tempo de jogo tanto na Liga Europa como no campeonato austríaco. Em contexto doméstico, o Red Bull Salzburgo lidera a tabela com os mesmos 41 pontos que o Sturm Graz e no último fim-de-semana empatou a um golo com o Áustria de Viena. Em 18 jogos, só perdeu uma vez e apresenta os melhores registos tanto em termos ofensivos (40 golos marcados) como defensivos (14 tentos sofridos). No grupo I, a situação é idêntica e ninguém tem feito melhor que os austríacos, capazes de marcar em sete ocasiões e com apenas um golo sofrido.
Hannes Wolf é a única dúvida para esta partida.
Onze Provável: Walke, Lainer, Miranda, Caleta-Car, Ulmer, Samassekou, Haidara, Berisha, Minamino, Dabbur, Gulbrandsen
A jogar em casa e empenhado em não deixar o seu destino nas mãos de terceiros, o Marselha só pensa na conquista dos três pontos frente a um adversário que até se poderá prestar a algum relaxamento derivado do facto de já ter a sua situação resolvida.