Marselha – Lyon (Taça de França)
Mais uma edição de um dos clássicos do futebol francês, o célebre “Olympico”, entre as equipas de Marselha e Lyon. Ambas estão focadas na luta europeia por via da Ligue 1, sendo que vencer uma Taça ficaria, como é claro, como uma excelente nota para a presente temporada. Numa fase da temporada em que o mercado acaba por intoxicar quase todas as notícias sobre o dia-a-dia dos clubes, entrar em campo para disputar uma vaga na próxima eliminatória da Taça será uma forma de esquecer as últimas horas do limite de inscrições de jogadores.
O Marselha, para mais, chega motivadíssimo pelo regresso às vitórias, com uma gorda goleada por 5 a 1 frente ao Montpellier, para além de ter apresentado, este fim-de-semana, Dimitri Payet, que regressa ao clube depois de ter passado pelo West Ham inglês. A chegada do internacional francês é um sinal claro das mudanças que vão sendo operadas no clube, com maior capacidade de investimento no mercado e com objetivos que passarão por voltar a competir pelo título. Rudi Garcia, o treinador, foi também já parte dessa nova estratégia, permitindo uma melhoria da qualidade de jogo que o Marselha apresenta. Na passada sexta-feira, Gomis estive especialmente endiabrado, marcando três golos, com Thauvin, outro dos jogadores importantes no onze, a fazer também o gosto ao pé. Sendo que a Taça de França se poderá transformar numa forma de garantir presença europeia, para além de significar um possível regresso aos títulos mais cedo do que previsto, é normal acreditar que o Marselha apresente um onze perto da sua máxima força.
Onze Provável: Pelé – Sakai, Fanni, Rolando, Evra – Lopez, Vainqueur, Zambo Anguissa – Thauvin, Gomis, Cabella.
O Lyon, ao contrário do seu rival desta eliminatória, chega com o desespero de ter perdido uma boa oportunidade de se aproximar do pódio da Ligue 1. O Paris SG cedeu um empate frente ao AS Monaco, o que poderia levar o Lyon a ficar mais perto, mas uma derrota caseira perante o Lille teve o efeito inverso, estando agora a equipa do Lyon mais longe de um objetivo que parece ir ficando mais difícil de se concretizar. Os homens de Bruno Genesio chegam a esta partida com o objetivo de recuperar o efeito que vinham conseguindo com bons resultados, ao mesmo tempo que esperam parar um rival que também está em crescendo. O sorteio não terá sido o mais favorável para a equipa de Lyon, com um jogo de exigência bem elevada, mas relembrando os bons clássicos disputados entre estas duas equipas, o conjunto de Lyon quererá regressar a casa com uma vitória.
Onze Provável: A. Lopes – Jallet, Mammana, Yanga-Mbiwa, Morel – Gonalons, Tolisso – Ghezzal, Sergi Darder, Depay – Lacazette.
Com os dois jogos relativos à Ligue 1 já disputados esta temporada, o jogo de Marselha terminou com um empate sem golos, enquanto no encontro realizado em Lyon, há pouco mais de uma semana, foi a equipa do Lyon quem venceu por 3-1.
Agora, a responsabilidade parece estar do lado do Marselha para confirmar a sua presença na ronda que se seguirá.