Marrocos – Holanda (Amigável de Selecções)
A selecção de Marrocos e a selecção da Holanda medem forças esta quarta-feira no Stade Adrar, num encontro de cariz amigável onde se irão preparar para a fase de qualificação ao Mundial 2018. Os marroquinos alcançaram os quartos de final da CAN 2017, onde acabaram eliminados pelo Egipto, e venceram os dois embates amigáveis disputados desde então. Já a Holanda está longe dos seus tempos de glória e começa a ver a qualificação ao Campeonato do Mundo 2018 cada vez mais complicada, tendo ainda perdido o seu último encontro amigável contra a Itália, em Março.
A selecção de Marrocos prepara-se para disputar o primeiro encontro amigável desde Março, onde derrotou o Burquina Faso e a Tunísia, e este encontro servirá de preparação não só para a fase de qualificação ao Mundial 2018, como para a CAN 2019. No que toca ao apuramento da CAN 2019, os marroquinos preparam-se para o primeiro encontro do Grupo B, onde fazem parte as selecções dos Camarões, Maláui e Ilhas Comores. Já na fase de apuramento ao Mundial, a equipa está em 2º lugar com 2 pontos, atrás da Costa do Marfim que já soma 4, e precisa de se impôr nos próximos jogos para garantir a primeira posição do Grupo C, já que só uma selecção por agrupamento se qualifica.
Nos seus últimos 5 jogos, os Marrocos apresentam um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 contra o Togo. Seguiu-se uma vitória por 1-0 contra a Costa do Marfim, uma derrota por 1-0 em terreno do Egipto, uma vitória por 2-0 na recepção ao Burquina Faso, amigável, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção à Tunísia, amigável.
Onze Provável: Mohamedi – Dirar, Saiss, El Yamiq e Nahiri – Amrabat – Fajr, Boussoufa e Carcela – En-Nesyri e Bouhaddouz.
A Holanda, por sua vez, tem estado muito abaixo das expectativas nos últimos anos, começando a desiludir já na fase de apuramento ao Euro 2016, competição em que não participou. Depois de perder contra a Bulgária na 5ª jornada do Grupo A, e de perder na recepção à Itália num jogo amigável, ambos embates disputados em Março, o treinador Dick Advocaat tenta agora descobrir o potencial da equipa e voltar a trazer a antiga Laranja Mecânica de volta à glória.
No Grupo A da fase de apuramento ao Mundial 2018, as coisas estão muito más para os holandeses, encontrando-se em 4º lugar com 7 pontos, e com a França em 1º lugar já com 13, restando assim poucas esperanças de conseguirem a qualificação. Ainda assim, isto tudo não é por falta de qualidade e de potencial, já que a Holanda apresenta uma equipa com vários jogadores a alinharem em grandes equipas europeias. Começando na baliza que é guardada por Cillessen do Barcelona, uma defesa com jogadores como Daley Blind e Stefan de Vrij, um meio-campo com o talento e experiência de Sneijder, Wijnaldum e Strootman, e ainda avançados como Arjen Robben, Depay e Bas Dost.
Nos seus últimos 5 jogos, a Holanda apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-1 na recepção à França. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção à Bélgica, amigável, uma vitória por 1-3 em terreno do Luxemburgo, uma derrota por 2-0 em terreno da Bulgária, e na última jornada, uma derrota por 1-2 na recepção à Itália, amigável.
Onze Provável: Cillessen – Janmaat, Ligt, Vrij e Blind – Strootman, Wijnaldum e Sneijder – Robben, Dost e Depay.
Cada uma das equipas venceu um dos respectivos 2 confrontos directos.
Holanda
|
1-2 |
Marrocos
|
Jogos Amigáveis 1999
|
Marrocos
|
1-2 |
Holanda
|
EUA 94
|
A Holanda apresenta um conjunto com jogadores de qualidade, talento e experiência muito superiores à selecção marroquina. Contudo, nos últimos encontros todo esse talento não tem conseguido vir ao de cima, o que levou à contratação de Dick Advocaat, pela 3ª vez. Sob a influência de um novo treinador e que conhece bem a equipa, a Laranja Mecânica poderá regressar aqui as vitórias.