Malta – Espanha (Euro 2020)
As selecções da Malta e da Espanha colocam-se frente a frente esta terça-feira no Estádio Nacional de Ta’Qali, num desafio a contar para a 2ª jornada do Grupo F da fase de qualificação ao Euro 2020. A Malta conseguiu vencer as Ilhas Faroé, ainda que por uma margem mínima, e agora enfrenta aqui uma selecção de enorme qualidade, onde sonha conseguir fazer valer o factor casa. Do outro lado chega uma Espanha que é forte candidata a terminar como lider de grupo, mas teve dificuldades em conseguir uma vitória magra da última jornada.
A Malta está com os mesmos pontos que a Espanha e Suécia depois de ter conseguido vencer as Ilhas Faroé na 1ª jornada deste agrupamento, naquele que tudo indica que será a luta pela fuga ao último lugar deste Grupo F. Esta é uma selecção sem qualquer tipo de história nos grandes torneios internacionais, já que nunca conseguiu participar nem num Mundial ou um Europeu, e manteve o baixíssimo nível na Liga das Nações onde ficou como último classificado no Grupo D da Liga das Nações da UEFA, ficando atrás do Kosovo, Azerbaijão e Ilhas Faroé.
Existe apenas um elemento entre os convocados da selecção da Malta que não actua em equipas do seu país, sendo este Zach Muscat, que actua em Portugal ao serviço do Olhanense. O desfecho deste jogo é previsível, pelo que não é de esperar que a Malta se encoste bem lá atrás e procure manter a Espanha o mais longe possível.
Onze Provável: Bonello – Mbong, Borg, Muscat, Caruana e Zerafa – Fenech, Corbalan, Guillaumier e Nwoko – Mifsud.
A Espanha, por sua vez, chega aqui a dividir a liderança do agrupamento com esta Malta e com a Suécia, todos com 3 pontos, e todos com parciais de 2 golos marcados e 1 golo sofrido. Após toda a polémica do verão passado, levando mesmo a mudança de seleccionadores durante e após o Mundial 2018, a Espanha parece ter agora encontrado alguém com quem pretende ficar durante alguns anos. Desde que Luis Enrique assumiu o leme da Fúria, as coisas até prometeram numa primeira fase, mas descambaram com duas derrotas consecutivas nos últimos dois jogos da Liga das Nações da UEFA, perdendo contra Inglaterra (2-3) e Croácia (3-2), redimindo-se depois com uma vitória magra num jogo amigável contra a Bósnia (1-0).
Depois disso, La Roja estreou-se neste Grupo F com uma vitória magra na recepção à Noruega (2-1), num jogo que onde as espanhóis ficaram mesmo um tanto aquém das expectativas. A Fúria continua a ser a grande favorita a terminar como líder de grupo, e depois de uma exibição menos surpreendente, Luis Enrique poderá fazer algumas alterações.
Onze Provável: Gea – Roberto, Ramos, Martínez e Gayá – Rodrigo, Ceballos e Ñíguez – Moreno, Mata e Muniain.
Qualquer resultado que não seja uma vitória confortável por parte da Fúria apenas levantará mais pontos de interrogação quanto ao trabalho de Luis Enrique, que dispõe de uma forte selecção mas que tem estado aquém das expectativas quanto às suas exibições.