Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
2.15
Bwin
Resultado
Em andamento
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4473
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2611
Próg. errados
1755

Mali – Egipto (Taça das Nações Africanas)

Gana, Uganda, Mali e Egipto integram o grupo D e são as últimas quatro seleções a entrar em ação na primeira jornada da Taça das Nações Africanas 2017. O Stade de Port-Gentil acolhe o duelo entre malianos e egípcios, encontro com vários motivos de interesse que conta com os “portugueses” Moussa Marega e Ahmed Hassan, avançados que representam os rivais minhotos Vitória Sport Clube e Sporting Clube de Braga.

Num grupo D em que as seleções de Gana e Egipto são favoritas a garantir o acesso aos quartos-de-final, o Mali surge como terceira força, num pedestal acima do Uganda, seleção que está de regresso à fase final da Taça das Nações Africanas depois de uma ausência prolongada. Presente na fase final da maior competição de seleções do continente africano pela sexta vez consecutiva, o Mali ficou no terceiro lugar do pódio nas edições de 2012 e 2013, assegurando um lugar na fase final da atual edição sem derrotas – cinco vitórias e um empate com dez golos marcados e dois sofridos.  Atentando nos duelos disputados mais recentemente por esta seleção, note-se que o conjunto maliano perdeu os primeiros dois desafios do grupo de apuramento para o Mundial 2018, ao perder na Costa do Marfim (3-1) e empatar em casa com a seleção do Gabão (0-0), nação que acolhe a atual edição da Taça das Nações Africanas.

O francês Alan Giresse é o seleccionador de uma equipa em que Moussa Marega é o representante do futebol português, avançado que contará com a concorrência de Kalifa Coulibaly, jogador do Gent que defrontou o Sporting Clube de Braga na Liga Europa e foi o autor do golo dos belgas em Konya que permitiu seguir para os “16 avos”, afastando consequentemente a formação da “cidade dos Arcebispos”. Moussa Doumbia (FK Rostov) e Adama Traoré (AS Mónaco)  são outros dois jovens jogadores que nos merecem destaque nesta lista de convocados maliana, embora o atleta do clube francês não possa dar o seu contributo nesta primeira ronda devido a lesão, juntando-se ao guarda-redes Soumbeila Diakité no lote de indisponíveis. A seleção do Mali vale sobretudo pelos argumentos que possui do ponto de vista físico, apresentado maiores vulnerabilidades em termos defensivos.

Onze Provável: Diarra, Ousmane Coulibaly, Wague, N’Diaye, Salif Coulibaly,  Yatabaré, Samba Sou, Sylla, Sow, Sako, Marega

taça das nações africanas 2017A atual edição da Taça das Nações Africanas fica marcada pelo regresso de uma das seleções mais reputados do continente africano: O “heptacampeão” Egipto, ausente desde 2010, edição que venceu. A violência que alastrou para os estádios está na base da ausência prolongada de uma equipa que regressa ao maior palco do futebol africano com legítimas aspirações a chegar longe.

Treinada por Héctor Cúper – treinador que fez história em Valência -, a seleção do Egipto também chegou à fase final da Taça das Nações Africanas sem derrotas, à imagem do que aconteceu com o Mali, mas os resultados recentes não se equiparam aos do rival nesta primeira jornada: Com duas partidas já disputadas na fase de qualificação para o Mundial 2018, o Egipto leva seis pontos conquistados, graças aos triunfos diante do Gana (2-0) e do Congo (2-1). Com o “bracarense” Ahmed Hassan como hipótese para a frente de ataque, é o “romano” Mohamed Salah quem assume o papel de principal figura desta equipa, atleta que está a protagonizar uma boa temporada no histórico da capital italiana. Mohamed Elnenny (Arsenal), Ahmed El Mohamady (Hull City) e o veterano guarda-redes Essam El Hadary são alguns dos nomes mais sonantes desta seleção, aparentemente mais completa que o adversário Mali. Os “faraós” vão entrar em campo já conhecedores do resultado rubricado pela seleção do Gana (principal concorrente na luta pelo acesso à próxima fase) no embate com o Uganda.

Onze Provável: El Hadary, Hegazy, Gaber, Shafy, Dowidar, El Nenny, Said, El Mohamady, Ibrahim Salah, Hassan, Mohamed Salah

As seleções de Mali e Egipto não medem forças desde 2008, ano em que se defrontaram em contexto amigável e os egípcios triunfaram por uma bola a zero. Adivinha-se um encontro equilibrado entre duas equipas que possuem argumentos interessantes do ponto de vista ofensivo.

Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
2.15
Bwin
Resultado
Em andamento
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4473
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2611
Próg. errados
1755