Ludogorets – Basel (Liga dos Campeões)
Jogo de tudo ou nada na Liga dos Campeões. Para os campeões da Bulgária e da Suíça, é nestes noventa minutos que se decidirá o seu destino europeu na temporada 2016/17. O Ludogorets vem com vantagem, depois de ter empatado com golos no terreno adversário, sendo que nenhuma das equipas conseguiu somar pontos ao do empate na jornada inaugural. Sabia-se, desde cedo, que este frente-a-frente poderia ter um peso muito específico para apurar o representante do Grupo A na Liga Europa. Quem vencer, fica com o bilhete.
Líder dominante na Liga Búlgara, o Ludogorets mantém uma série de vitórias consecutivas que coloca a concorrência em sentido, ainda que o Levski se apresente, esta temporada, muito forte e o vá perseguindo de perto, com apenas menos três pontos do que o campeão em título. Esta capacidade de se diferenciar na Liga do seu país, não transforma, no entanto, o Ludogorets num clube de impacto na Liga dos Campeões, precisando de mais tempo e, sobretudo, maior capacidade financeira para alcançar um estatuto de habitual nesta prova. Sendo realistas, isso é apenas um sonho para os homens do Ludogorets, sobretudo pela influência que o país de cada clube tem nas possibilidades de sucesso numa prova centrada nos milhões e nas equipas das grandes ligas. Aliás, olhando para o Basel, poderia ter um bom exemplo do que acontece a quem domina consecutivamente no seu país, mas nunca passa a ser um concorrente sério nesta prova. O contexto de que falamos é esse e haverá consciência disso mesmo no clube búlgaro, que cumpre a sua passagem pela fase de grupos levando até este jogo o sonho de poder ainda passar pela Liga Europa. Uma vitória fecharia esse feito, sendo que um empate sem golos também poderá ajudar a garantir o objetivo.
Onze Provável: Stoyanov -Minev, Moti, Palomino, Pimienta – Anicet, Dyakov – Misidjan, Marcelinho, Wanderson – Cafu.
Para o Basel, a falta de competitividade a nível interno vai pesando naquilo que o conjunto pode fazer na Liga dos Campeões. Olhando para a classificação da Liga da Suíça, o primeiro lugar garante-lhe praticamente o título, tendo em conta que leva já 15 pontos de avanço sobre Young Boys e Sion, os seus mais fortes concorrentes. A equipa da Basileia já consegui, no passado, ser uma surpresa a este nível, mas apesar da presença constante entre os melhores da Europa, o que vai levando a que os seus cofres estejam recheados para continuar a reforçar a equipa, em termos puramente desportivos tem ficado mais difícil conseguir esse objetivo. Este ano, perante um adversário que deveria ser acessível, o fato de ter empatado no seu estádio terá multiplicado problemas para o conjunto suíço. Agora, a jogar fora de casa, vencer é a solução mais simples, obrigando a equipa do Basel a vestir uma pele que lhe será mais habitual quando joga no seu campeonato do que quando joga na Liga dos Campeões. De alguma maneira, poderá ser isso a valer-lhe o ficar mais próximo do sucesso.
Onze Provável: Vacklik – Gaber, Suchy, Balanta, Traoré – Xhaka – Bjarnason, Zuffi, Matías Delgado, Steffen – Doumbia.
Dois jogos realizados pelo Basel perante este adversário, na Bulgária, com uma vitória e uma derrota para o conjunto suíço.
A equipa do Basel tem potencial para vencer fora, mas a vantagem e a experiência do Ludogorets poderá valer-lhe uma maior dose de confiança e, logo, uma maior capacidade de obter um resultado que lhe sirva os objetivos.