Leipzig – Bayer Leverkusen (Bundesliga)
O Leipzig e o Bayer Leverkusen colocam-se frente a frente este domingo na Red Bull Arena, num desafio a contar para a 24ª jornada da Bundesliga. Os homens da casa chegam aqui numa onda de três vitórias consecutivas, e usufruíram de um precioso descanso a meio da semana para se prepararem para esta partida. Já o Bayer Leverkusen vem de uma fantástica onda de resultados, mas poderá acusar algum desgaste físico após uma difícil deslocação ao Estádio do Dragão, na quinta-feira à noite.
O Leipzig ocupa o 2º lugar com 48 pontos, fruto de 14 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, com parciais de 61 golos marcados e 25 golos sofridos. Depois de uma quebra de forma que lhe custou quatro jogos sem vencer, o Leipzig parece ter redescoberto o seu bom momento mais uma vez e chega aqui numa onda de três vitórias consecutivas, batendo o Werder Bremen (3-0), Tottenham (0-1) para a Liga dos Campeões e, na última jornada, o Schalke (0-5). Para o campeonato alemão, os Touros perderam apenas 1 dos últimos 14 jogos consecutivos que disputaram, embora tenham vencido apenas 2 dos últimos 5.
Manter um registo vencedor é imprescindível nesta fase do campeonato, já que entram aqui na últimas 11 jornadas da prova, e apenas 1 ponto separa o Leipzig do líder Bayern de Munique, sendo, portanto, da maior importância continuar a pressionar os Bávaros. Os Touros não perderam nenhum dos últimos 7 que disputaram, vencendo 6 deles, e registam 26 golos marcados e 6 golos sofridos. O técnico Julian Nagelsmann não poderá contar com o contributo de Will Orban, Kevin Kampl e Tyler Adams, os três lesionados, e ainda Konrad Laimer, castigado.
Onze Provável: Gulácsi – Klostermann, Upamecano e Halstenberg – Haidara, Olmo, Sabitzer, Angeliño e Mukiele – Werner e Schick.
O Bayer Leverkusen, por sua vez, ocupa o 5º lugar com 43 pontos, fruto de 13 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com parciais de 40 golos marcados e 29 golos sofridos. Os Farmacêuticos atingiram uma fantástica forma e venceram os últimos 6 jogos em todas as competições, começando pelo Stuttgart (2-1) na Taça da Alemanha, seguindo-se o Borussia Dortmund (4-3), Union Berlim (2-3), FC Porto (2-1) na Liga Europa, Augsburg (2-0) e, na passada quinta-feira, novamente o FC Porto (1-3) na Liga Europa. A contar apenas para o campeonato, a equipa venceu 6 dos últimos 7 que disputou, perdendo o restante, um registo que lhe valeu a subida de várias posições na tabela nas últimas jornadas, e vê agora este 2º classificado Leipzig apenas 5 pontos à sua frente.
Os Farmacêuticos sempre tiveram alguma dificuldade em jogar fora de portas, mas esta época isso tem sido algo que estes têm conseguido melhorar, vencendo 7 das 11 deslocações para a Bundesliga, perdendo as restantes 4, registando 19 golos marcados e 16 golos sofridos. Mais recentemente, os Leões venceram 3 dos últimos 5, registando 9 golos marcados e 7 golos sofridos. Com Kevin Volland de fora, por lesão, e Charles Aránguiz em dúvida, Peter Bosch precisa de fazer algumas alterações ao onze inicial de modo a não sobrecarregar os jogadores e a ter pernas frescas dentro das quatro linhas.
Onze Provável: Hrádecky – Weiser, Tapsoba, Tah e Sinkgraven – Aránguiz e Demirbay – Diaby, Havertz e Bellarabi – Alario.
As duas equipas chegam aqui num grande momento de forma a nível nacional, e nenhuma delas se pode dar ao luxo de perder pontos de modo a continuarem a perseguir os seus objectivos. O Leipzig é a equipa favorita a ter o melhor desfecho, embora seja de acreditar num jogo com várias oportunidades de golo para as duas formações, tendo em conta que são duas equipas de mentalidade ofensiva.