Decorre por estes dias, no Uruguai, mais uma edição do Sudamericano sub-20.
Com a fase de grupos concluída, a Seleção do Equador já não figura entre os finalistas que disputam o hexagonal mas, da respetiva prestação, ficam alguns apontamentos que nos merecem referência, essencialmente a título individual.
José Cevallos Enríquez foi figura de proa de La Tri, jovem jogador que, à beira de cumprir 20 primaveras, já se pode gabar de ter, no seu curriculum, uma passagem pela Juventus.
A bola desliza à boleia do sangue, nas veias da família Cevallos. José Francisco, pai do jovem que agora se destaca, foi guarda-redes e fez toda a sua carreira em emblemas da sua pátria. Fez mais de oitenta e cinco jogos com a camisola da seleção, disputou um Mundial e esteve em três edições da Copa América. Em 2008, ao serviço da LDU Quito, na segunda final da Libertadores da sua carreira, conquistou o ceptro mais ambicionado da América do Sul. Fica nos compêndios da prova, indissociável da final disputada frente ao Fluminense, no Maracanã, em que defendeu três penaltys. Nessa altura, o seu rebento, também José, tinha dezasseis anos. Assistia a um feito único na história do seu país: uma equipa equatoriana vencer a Copa Libertadores.
Mas não era a olhar para entre os postes, onde observava o progenitor brilhar, que os seus olhos reluziam. O fascínio pela defesa das redes ficou para o primo, Xavier Cevallos, um ano mais novo e, atualmente, guarda-redes titular da seleção sub-20 e da equipa B do Emelec.
No Centro do Ataque em 2013
José Cevallos Jr., como lhe chamam no Equador, começou por mostrar os seus dotes no Campeonato do Mundo de sub-17, prova realizada no México, em 2011. Ajudou a sua equipa a qualificar-se para os oitavos-de-final, onde acabou por perder para o Brasil.

José Cevallos Jr. foi à experiência para a Juventus, mas sem sucesso, e enquanto aguarda nova oportunidade, evolui no LDU Quito
Em 2013, no Sudamericano que decorreu na Argentina, também esteve presente. Na altura com 18 anos, atuou sobretudo no centro do ataque, sendo que hoje joga mais recuado, ou pela ala.
Ingressou na LDU Quito aquando da chegada do seu pai aquela formação, estreando-se, enquanto sénior, na defesa do emblema em questão após passagens pelos juniores e pela equipa B. A espaços, foi entrando na equipa e apontando os primeiros golos, mal sabia que a Juventus o tinha sob observação.
Decidida em apostar no potencial de José Cevallos Jr. e aferir com maior certeza as qualidades do jovem equatoriano, o emblema transalpino fê-lo viajar para Turim por empréstimo, em Janeiro de 2013. A título experimental, assinou uma cedência de seis meses com opção de compra. Mesmo que a transferência a título definitivo não se efetivasse, Cevallos gozaria de uma oportunidade numa escola europeia, com melhores condições para exponenciar o seu talento em relação à realidade em que até aí vivia.
Jogando pela Juventus Primavera e disputando, inclusive, a UEFA Youth League, acabou por não convencer os responsáveis bianconeri a adquirirem o seu passe. Foi, decididamente, um até já.
A LDU Quito voltou a acolher José Cevallos Jr., muito mais jogador por sinal, trabalhando agora para regressar ao futebol do Velho Continente.
As exibições que protagonizou neste Sudamericano foram, na verdade, um excelente estímulo a uma potencial investida europeia, sendo que muito se tem especulado acerca de uma possível transferência para Espanha. Terminou a participação no Sudamericano sub-20 com quatro golos marcados.
Perfil
José Cevallos Jr. assumiu-se quase como um jogador à parte no conjunto equatoriano.

José Cevallos Jr. tem feito todo o trajecto das camadas jovens na selecção equatoriana
Não descurando outros valores emergentes, como Parrales ou Mercado, o médio-ofensivo de 1,86m é um atleta já de outra casta, num patamar acima dos demais colegas. Toca a bola de uma forma diferente, solta com rapidez e opta pela melhor opção. Movimenta-se de forma criteriosa e inteligente, tem uma maior noção das funções que desempenha dentro das quatro linhas. Nota-se que é um jogador mais maduro na forma como interpreta o jogo, mostrando qualidade, nomeadamente a descobrir os colegas nos espaços. Aparece bem em zonas de finalização. É um jogador tecnicamente interessante, virtuoso, que apresenta já nível e argumentos para voltar a ser aposta de um clube europeu.
Ficha Técnica
Nome: José Cevallos Enriquez
Data e local de nascimento: 18/01/1995, Guayaquil, Equador
Posição: Médio-ofensivo
Clube: LDU Quito
Boas Apostas!