Tottenham – Dínamo Zagreb (Liga Europa)
O Tottenham de José Mourinho mede forças com os croatas do Dínamo Zagreb em busca de um lugar entre os oito finalistas da Liga Europa 2020/21. A primeira mão da eliminatória será jogada esta quinta-feira (11), em Londres.
Análise Tottenham
O Tottenham de José Mourinho é uma das principais forças ainda em competição nesta Liga Europa 2020/21, preparando-se agora para discutir o acesso aos “quartos” da competição com o campeão croata Dínamo Zagreb. O trajeto da equipa inglesa nesta Liga Europa 2020/21 começou com a conquista do grupo J (13 pontos em 18 possíveis) – partilhado com Royal Antuérpia, LASK Linz e Ludogorets -, posteriormente bateu o Wolfsberger da Áustria com duas goleadas (4-1, 4-0) e o sorteio ditou agora um duelo com a equipa croata. Estabelecendo uma comparação com os quatro adversários que surgiram no caminho dos “Spurs” até então nesta Liga Europa 2020/21, diríamos que o Dínamo Zagreb tem tudo para propor o desafio mais exigente aos homens do norte de Londres.
Atendendo às exigências do calendário – e em consonância com aquilo que costuma ser a abordagem das equipas inglesas -, José Mourinho tem gerido a equipa em contexto de Liga Europa, mas essa gestão não tem sinonimizado revolução, tal como é percetível ao observarmos as equipas que defrontaram o Wolfsberger. Nesta eliminatória com o Dínamo Zagreb, Mourinho deverá optar pela mesma abordagem, perspetivando-se que jogadores como Lucas Moura, Son ou Harry Kane não integrem o onze inicial. O internacional inglês não foi utilizado na eliminatória com o Wolfsberger, ao passo que Lucas Moura e Son foram titulares no encontro da primeira mão. O Dínamo Zagreb tem capacidade para criar mais dificuldades que o Wolfsberger e a utilização dos dois jogadores não será por certo descartada por Mou.
O Tottenham tem subido de produção nas últimas semanas, tanto que encara este encontro na sequência de quatro triunfos consecutivos frente a Wolfsberger (4-0), Burnleu (4-0), Fulham (0-1) e Crystal Palace (4-1). A equipa tem denotado maior segurança, exibe confiança e tem estado bem do ponto de vista ofensivo, inclusive com Gareth Bale a deixar a sua marca.
Onze provável: Lloris, Tanganga, Alderweireld, Dier, Davies, Hojbjerg, Ndombele, Alli, Lamela, Bergwijn, Vinícius
Análise Dínamo Zagreb
Dominador em solo croata, o Dínamo Zagreb é presença assídua nas provas europeias, sobretudo na Liga Europa. Para marcar presença nesta fase, a formação da capital da Croácia venceu o grupo K com 14 pontos conquistados em 18 possíveis, deixando para trás os austríacos do Wolfsberger (curiosamente, adversários do Tottenham na última ronda), os holandeses do Feyenoord e os russos do CSKA de Moscovo. Sem derrotas na primeira fase, a equipa liderada por Zoran Mamic venceu também os dois compromissos que disputou nos “16 avos”, ao levar a melhor tanto nos dois duelos com o FK Krasnodar, por três bolas a duas em solo russo e por um tento sem resposta no Maksimir, em Zagreb. No campeonato, o Dínamo lidera com 54 pontos conquistados em 23 desafios e tem o Osijek (52 pontos em 24 encontros) “à perna”, mas não se perspetiva que Mamic promova alterações na equipa a pensar nos jogos do campeonato. O Dínamo apresentar-se-á com a equipa mais forte à disposição e chega a Londres na sequência de sete vitórias de modo consecutivo.
Orsic, Gravanovic e Petkovic prometerão dar dores de cabeça à defesa dos “Spurs”, sendo certo que os pupilos de Mourinho estarão alertados para o perigo que esta equipa poderá levar à baliza de Lloris em contra-ataque.
Moharrami é a única baixa no Dínamo, devido a lesão.
Onze provável: Livakovic, Ristovski, Laurtisen, Théophile-Catherine, Gvardiol, Jakic, Ivanusec, Orsic, Ademi, Majer, Petkovic
Dica de Prognóstico
O Tottenham é favorito a vencer este encontro e a avançar na eliminatória, mas o Dínamo poderá dar mais trabalho aos “Spurs” do que as cotações possam indiciar. Os croatas não vão relativizar a importância desta eliminatória e de tudo farão para que consigam levar a decisão para Zagreb.