Suécia – Nigéria (Jogos Olímpicos 2016)
O grupo B é encabeçado pela Nigéria à entrada para esta segunda jornada do Torneio Olímpico de Futebol. A vitória no encontro eletrizante como o Japão valeu a subida ao primeiro lugar do agrupamento. A Suécia, campeã da Europa de sub-21, estreou-se com um empate diante da Colômbia.
A Suécia estreou-se no grupo B dos Joogs Olímpicos com um empate a duas bolas diante da Colômbia. Com uma equipa um tanto ou quanto distante daquela que se apresentou na República Checa para disputar o campeonato da Europa de sub-21, a equipa nórdica esteve em vantagem por duas bolas a uma mas uma grande penalidade convertida por Dorlan Pabón a 15 minutos do apito final ditou a divisão de pontos.
Num grupo em que o equilíbrio é nota dominante, a Suécia possui aspirações quanto à passagem mas o conjunto de jogadores que apresenta não é particularmente experiente nestas andanças. Robin Quaison, autor da assistência para o golo de Ishak no primeiro jogo, é o principal rosto da equipa pela capacidade do ponto de vista individual que possui. À imagem do que aconteceu diante da Colômbia, a Suécia prepara-se para defrontar uma equipa forte do ponto de vista ofensivo. Num setor recuado em que Alexander Milosevic (24 anos) é a principal referência, a Suécia procurará combater a falta de entrosamento – Adam Lunqvist e Pa Konate foram os únicos dois atletas que estiveram nos particulares disputados pela seleção sub-23 em janeiro deste ano.
Onze Provável: Andreas Linde, Adam Lundqvist, Alexandr Milosevic, Joakim Nilsson, Pa Konate, Robin Quaison, Abdul Khalili, Simon Tibbling, Alexander Fransson, Astrit Ajdarevic, Miakel Ishak
A Nigéria aterrou tarde em Manaus, bem a tempo de rubricar uma boa prestação em noite de estreia. Na Arena Amazónia, as “super águias” foram protagonistas num jogo emocionante diante do Japão. A emoção reinou e os ataques sobrepuseram-se às defesas num resultado que fica para a história: 5-4. Com quatro golos de Peter Etebo (Feirense) e outro de Sadiq Umar (Roma), a Nigéria arrancou com uma vitória e aproveitou o empate entre Suécia e Colômbia para assumir a liderança do grupo B desde cedo. Com um onze que incluiu quatro nigerianos que atuam em Portugal, a equipa africana deu uma prova de força e notabilizou-se por aquilo que de melhor tem: O ataque. Além de Etebo, que foi uma agradável surpresa, há Sadiq Umar (jogador que já foi opção de Spalletti na Roma) e Imoh Ezequiel. A confiança reina nas hostes de uma equipa com tradição no Torneio Olímpico de Futebol, empenhada em somar nova vitória frente à Suécia para alcançar os quartos-de-final.
No encontro da primeira jornada, o calor de Manaus não foi problema para a seleção da Nigéria, capaz de manter os índices físicos ao longo da partida. À imagem do que aconteceu no primeiro jogo, é expectável que a Nigéria entre a todo o gás, à procura de assegurar vantagem no marcador desde cedo.
Onze Provável: Emmanuel Daniel, Sincere Seth, Troost-Ekong, Stanley Amuzie, Obi Mikel, Azubuike Okechukwu, Usman Mohammed, Abdullahi Shehu, Peter Etebo, Imoh Ezequiel, Sadiq Umar
A Nigéria quer vencer a Suécia e garantir o acesso à próxima fase. Fisicamente disponível e muito forte no ataque, a prestação da primeira jornada abre boas perspetivas para o que resta da fase de grupos. A Suécia, equipa que não conseguiu vencer na ronda inaugural, possui argumentos suficientes para complicar a vida ao conjunto adversário.