Sparta – Heerenveen (Eredivisie)
A 12ª ronda do campeonato holandês começa no Sparta Stadion, em Roterdão, com um compromisso entre a formação local e o Heerenveen. Depois de ter levado a melhor na receção ao PSV Eindhoven em encontro da Taça da Holanda, o Sparta anseia conseguir mais um grande resultado diante de um adversário mais forte.
O Sparta de Roterdão quer rubricar uma prestação sólida entre a elite do futebol holandês para poder evitar percalços de última hora “ao sprint”. Neste momento, ocupa a nona posição da tabela e possui 13 pontos, mais quatro que o Groningen (16º), emblema imediatamente abaixo da linha de perigo. O objetivo está a ser cumprido e o Sparta apresenta um registo caseiro interessante, tanto que a única mancha corresponde ao desaire da primeira jornada no embate com o Ajax (1-3). Nas restantes seis ocasiões em que jogou em casa – disputou dois jogos para a Taça nesta série -, conquistou quatro vitórias e dois empates, destacando-se o mais recente triunfo na receção ao PSV Eindhoven por três bolas a uma. Fez golos em todos os jogos – inclusive na derrota com o Ajax – e quer complicar a vida ao Heerenveen, até porque uma vitória permitiria assumir o sétimo lugar da tabela à condição, último que dá acesso ao “play-off” de apuramento para as provas europeias.
Daniël Breedijk, Florian Pinteaux, Ryan Sanusi, Mathias Pogba e Roland Bergkamp são baixas confirmadas devido a lesão.
Onze Provável: Kortsmit, Floranus, Breuer, Drongelen, Dumfries, Dijkstra, Dougall, Spierings, Verhaar, Brogno, El Azzouzi
Candidato a garantir o apuramento para as competições europeias da próxima temporada, o Heerenveen quer vencer na deslocação ao terreno do Sparta de Roterdão para poder pressionar o PSV Eindhoven, emblema que se situa no terceiro lugar da classificação com 24 pontos, mais dois que a formação que equipa às listas brancas e azuis. Nos primeiros 13 jogos oficiais da atual temporada, o Heerenveen só perdeu uma vez – no terreno do NEC (2-1) e conquistou oito vitórias nos últimos 10 jogos que disputou. No passado fim-de-semana, evidenciou-se na banheira de Roterdão – cidade que volta a visitar esta jornada – ao empatar a duas bolas com o líder Feyenoord. Importa salientar que o Heerenveen é uma equipa que mantém o nível fora de casa, tanto que venceu os três duelos fora de portas que antecederam o embate com o Feyenoord ao triunfar diante de Roda JC, ADO Den Haag e FC Groningen, sempre pelo mesmo “score”: 0-3. A julgar por aquilo que tem demonstrado dentro das quatro linhas, a equipa orientada por Jurgen Streppel tem todas as condições para sair com os três pontos do Sparta Stadion.
Pelle van Amersfoort é o único jogador do Heerenveen que não poderá ir a jogo.
Onze Provável: Mulder, Marzo, Juste, Aken, Bijker, Schaars, Kobayashi, Thorsby, Zeneli, Larsson, Goochannejhad
Sparta de Roterdão e Heerenveen não se defrontam desde a temporada 2009/10, altura em que o Heerenveen venceu ambos os compromissos (0-2; 4-1). Neste reencontro, é expectável que ambas as equipas consigam marcar, algo que aconteceu em quatro dos últimos cinco embates entre as duas formações.