Slovan Bratislava – SC Braga (Liga Europa)
O Braga chega à derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europa 2019/20 com o apuramento para os 16 avos de final já assegurado. Os “Guerreiros do Minho” defendem a liderança do grupo K na visita à Eslováquia para medir forças com o Slovan.
Líder do grupo com 11 pontos conquistados em cinco jornadas, o Braga lidera com um de vantagem em relação aos ingleses do Wolves. Os minhotos estão a rubricar um percurso elogiável na competição e ainda não sabem o que é perder, tendo vencido três jogos e empatado dois. Detentor do melhor registo ofensivo do grupo com 11 golos marcados em 11 desafios, o Braga venceu o Wolves no Mollineux (0-1), empatou com a equipa inglesa em casa (3-3) depois de ter estado a perder por dois golos de diferença e bateu o Besiktas tanto na Turquia (1-2) quanto em casa (3-1). Frente ao Slovan, adversário nesta jornada, o Braga protagonizou aquela que terá sido a sua pior exibição na atual campanha, não tendo conseguido mais que um empate a duas bolas. Para Ricardo Sá Pinto, gerir a equipa em função do envolvimento em todas as competições não tem sido tarefa fácil, sendo que se avizinha mais uma difícil sequência com três encontros entre os dias 12 e 18.
Antes da visita à Eslováquia, o Braga perdeu no terreno do “lanterna vermelha” Desportivo das Aves, rubricando uma exibição claramente abaixo daquilo que já produziu na presente época. Seis jogos depois, o emblema da “Cidade dos Arcebispos” regressou às derrotas e não foi capaz de marcar, situação pouco comum para esta equipa, dado que só não marcou em dois dos últimos 15 encontros que disputou.
Ainda que o apuramento esteja garantido, o primeiro lugar e consequente estatuto de cabeça de série poderá ser importante para o Braga. É expectável que Sá Pinto leve a maioria dos habituais titulares a jogo, privilegiando alterações no encontro do fim de semana com o Paços.
Onze provável: Eduardo, Esgaio, Wallace, Bruno Viana, Sequeira, Palhinha, Fransérgio, André Horta, Ricardo Horta, Galeno, Paulinho
Para o Slovan, a receção ao Braga dita a despedida das provas europeias na época 2019/20. O conjunto eslovaco vai limitar-se a cumprir calendário, dado que ocupa o terceiro lugar do grupo com apenas quatro pontos e está a seis do segundo colocado, o Wolves.
Os eslovacos só pontuaram nas duas primeiras jornadas da competição, cortesia da vitória caseira ante o Besiktas (4-2) e do empate a dois com o Braga em Portugal. Nos restantes jogos, o Slovan perdeu os dois duelos com o Wolves (1-2, 1-0) e também sucumbiu às mãos do Besiktas (2-1) em território Otomano. O Slovan sofreu golos em todos os encontros que disputou, mas só ficou “em branco” no Mollineux, diante do Wolves.
Ján Kozák, ex-internacional pela Eslováquia, é o timoneiro de uma equipa que tem em Andraz Sporar a sua principal referência, avançado de 25 anos da seleção da Eslovénia que leva 19 golos marcados em 24 encontros na atual temporada. Holman e Erik Daniel são outros dois grandes perigos da equipa que lidera o campeonato eslovaco com dez pontos de avanço em relação ao Zilina e que, em contexto doméstico, apresenta números impressionantes: 42 (!) golos marcados em 18 jornadas e apenas 11 golos sofridos. Atendendo à situação confortável no campeonato, é expectável que Kozák não se preste a poupanças neste encontro da Liga Europa, não obstante o facto de a sua equipa estar já eliminada.
Onze provável: Greif, Abena, Bozhikov, Bajric, De Marco, de Kamps, Ibarhim, Daniel, Holman, Moha, Sporar
O Braga defende a liderança do grupo na visita à Eslováquia, diante de uma equipa que já não tem qualquer objetivo na prova. Acreditamos que o Braga consiga regressar a casa com pontos na bagagem.