Santa Clara – Shkupi (Conference League)
Só uma tremenda e inimaginável hecatombe poderá afastar o Santa Clara da terceira pré-eliminatória da Conference League, a mais recente competição da UEFA. Os açorianos regressaram da Macedónia com um triunfo por três bolas a zero e têm pé e meio na próxima fase.
Análise Santa Clara
Em tarde de estreia absoluta nas competições da UEFA, o Santa Clara confirmou o amplo favoritismo que lhe era atribuído e venceu o Shkupi na Macedónia do Norte por três bolas a zero, resultado que se ajusta perfeitamente ao que aconteceu dentro das quatro linhas e que, apesar da expressão, talvez seja ligeiro atendendo à diferença qualitativa entre uma e outra equipa. No relvado da National Arena Philip II, o Santa Clara dominou as ações, adiantou-se no marcador graças a um golo de Abdul Rwatubyaye, ampliou a diferença aos 49 minutos por Carlos Júnior e estabeleceu o resultado final em 0-3 já no tempo de compensação, por intermédio de João Costinha.
Esta quinta-feira (29), o Santa Clara entrará novamente em campo para defrontar o Shkupi de olhos postos na conquista de nova vitória. Apesar do triunfo confortável na primeira mão, esta será mais uma oportunidade para preparar a nova temporada, ainda mais em contexto de competição. Daniel Ramos escalonou uma equipa totalmente composta por jogadores que na última época já militavam no conjunto açoriano e perspetiva-se que faça o mesmo neste desafio. Dado que discutirá o acesso à fase de grupos com o Farense na próxima segunda-feira (1), perspetiva-se que o técnico dos insulares opte por preservar a condição de alguns atletas à medida que a partida for avançando.
Onze provável: Marco Pereira, Rafael Ramos, Villanueva, João Afonso, Mansur, Anderson Carvalho, Lincoln, Morita, Cryzan, Allano, Carlos Júnior
Análise Shkupi
O Shkupi terminou na segunda posição da última edição do campeonato da Macedónia, a uma distância de 16 pontos do campeão Shkendija. O desempenho na sua liga doméstica deu ao Shkupi a possibilidade de disputar a primeira pré-eliminatória desta Conference League, começando por defrontar a equipa kosovar do KF Llapi. Após um triunfo por duas bolas a zero na sua zona de conforto, o Shkupi foi empatar a uma bola a Podujeve, marcando assim encontro com o Santa Clara. A equipa açoriana estava longe de ser a mais “simpática” para o conjunto macedónio que entrou nesta eliminatória como claro “outsider” e acabou mesmo por sair derrotado de forma clara no primeiro jogo. O Shkupi é claramente inferior ao Santa Clara tanto do ponto de vista coletivo quanto individual e o resultado da primeira mão até poderia ter sido mais dilatado, não fosse o abrandamento dos insulares na segunda parte, algo natural tendo em conta à fase precoce da época em que tanto uma quanto outra equipa se encontram.
Face ao resultado da primeira mão, o Shkupi aproveitará esta visita a Ponta Delgada para continuar a preparar a nova época com um duelo diante de um adversário que propõe uma exigência à qual a formação macedónia não está acostumada.
Onze provável: Naumovski, Kitanovski, Rwatubyaye, Senghor, Zuka, Adem, Cheshmedijev, Freddy Álvarex, Markosko, Gjorgjievski, Cvetanoski
Dica de Prognóstico
O favoritismo está todo do lado do Santa Clara, emblema que tem todas as condições para repetir a vitória da primeira mão sem passar por grandes sobressaltos.