Roménia – Suécia (Euro 2020)
Naquela que promete vir a ser uma bela partida de futebol, com um pouco de tudo e para todos os gostos, as seleções da Roménia e da Suécia vão discutir uma posição de apuramento para o Euro 2020, em partida referente à 9.º jornada do Grupo F e a ter lugar na Arena Naţională, em Bucareste. Separadas por apenas um ponto, as duas seleções entrarão em campo à procura de uma vitória que lhes permita ficar muito perto da qualificação a uma jornada do fim, sendo que o empate encaixará melhor nos interesses dos suecos, dado que, na última ronda, a Suécia recebe as Ilhas Faroé e a Roménia terá uma sempre difícil visita a Espanha.
A Roménia chega a esta jornada a alimentar fortemente a esperança de poder voltar a marcar presença num grande palco internacional, tendo para isso de vencer o que pode mesmo ser apelidado de jogo decisivo frente à Suécia – até porque a derrota deixa, desde logo, os romenos fora da possibilidade de lutar pelo apuramento na última ronda. A confirmar-se o triunfo, a equipa de Cosmin Contra teria de defender a vice-liderança na visita à Espanha da próxima segunda-feira. Os romenos chegam aqui com registo de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, onde marcaram 17 golos e sofreram oito.
No mês passado, a Roménia completou ciclo de três jogos seguidos sem derrotas, mas foi incapaz de vencer na receção à Noruega, acabando por somar um ponto (1-1) com gosto agridoce. A vencer desde o minuto 62, os romenos estavam bem perto de completar a jornada 8 em posição de apuramento, mas acabaram por ceder o empate nos descontos, complicando as contas à entrada para as duas últimas rondas. Contas essas que, ainda assim, não têm influência externa, uma vez que a Roménia só depende de si para chegar à fase final do Euro 2020.
Onze Provável: Tatarusanu – Bancu, Nedelcearu, Chiriches, Benzar – Stanciu, Marin – Hagi, Deac, Coman – Puscas
A Suécia tem tido uma caminhada coesa nesta fase de qualificação, como demonstra o registo com que ocupa o 2.º lugar, com 15 pontos, a cinco da Espanha, um de vantagem em relação à Roménia e quatro sob a Noruega. Destaque para o facto da seleção do Norte da Europa ter averbado apenas uma derrota até ao momento (na deslocação a Espanha), sendo que, de resto, contabiliza quatro vitórias e três empates. Em matéria de golos, apesar de já ter sofrido nove em oito jogos, os 18 marcados ilustram bem o equilíbrio que a equipa consegue no seu setor ofensivo.
Sem perder há quatro partidas seguidas, a Seleção Sueca vem de um jogo onde conseguiu realizar uma boa exibição e dificultar bastante a vida à Espanha. O jogo terminou empatado a 1-1, mas a Suécia até ficou bastante perto de surpreender e vencer, acabando por sofrer o golo do empate em período de descontos. Nesta visita a Bucareste, a formação de Janne Andersson deverá priorizar a conquista de um ponto, um cenário que deixará o apuramento à distância de uma vitória contra as Ilhas Faroé na última ronda, sabendo de antemão que, caso consiga vencer a Roménia, carimba já o passaporte.
Onze Provável: Olsen – Lustig, Lindelöf, Granqvist, Bengtsson – Larsson, Olsson, Ekdal, Forsberg – Berg, Quaison
Esta será uma partida onde os jogadores estarão sujeitos a níveis muito elevados de pressão e ansiedade, pela importância que o resultado final terá para as aspirações das duas seleções, havendo mesmo a possibilidade da Suécia juntar-se à Espanha como equipas apuradas no Grupo F, caso consiga somar os três pontos. Um cenário que não se prevê fácil, desde logo porque o ambiente em Bucareste será de cortar a respiração, pelo forte apoio que os locais darão à Seleção Romena, uma equipa que tem estado bem no plano ofensivo, embora defensivamente deixe sempre a desejar contra equipas de maior valia. Atendendo ao facto de que só a vitória interessará à Roménia, espera-se um jogo com períodos de futebol aberto, dinâmico, onde os erros defensivos poderão vir também a aparecer. Neste sentido, haverá valor em explorar o mercado de ambas as equipas marcam, com cota de 1.76 na Bet.pt.