Real Madrid – Valladolid (La Liga)
A hora de Solari. O novo técnico do Real Madrid cumprirá o seu primeiro jogo para o campeonato espanhol este sábado, em pleno Bernabéu, frente ao Valladolid adversário que, pasme-se, entra nesta ronda 10 com mais pontos conquistados que os “merengues”.
A goleada sofrida em Barcelona (5-1) pôs fim à curta passagem de Julen Lopetegui pelo comando técnico do Real Madrid, desfecho que se adivinhava de há várias semanas a esta parte. No imediato, o técnico basco foi substituído por Santiago Solari, técnico que à partida orientará a equipa até final da temporada, numa aposta em tudo idêntica à que a direção do clube fez em Zinedine Zidane.
Em noite de estreia para Solari, o Real Madrid não foi realmente colocado à prova, uma vez que a formação “merengue” venceu sem problemas o modesto Melilla para a Copa do Rei por quatro bolas a zero, golos de Karim Benzema, Marco Asensio, Álvaro Odriozola e Cristo González. Os campeões da Europa em título cumpriram com a sua obrigação no primeiro teste sob novas ordens, mas todos os olhos se voltarão para o embate deste sábado, frente ao Valladolid, no Bernabéu. Solari teve pouco mais de uma semana para trabalhar a equipa e decerto que não se notará o seu “dedo” em termos de jogo, tornando-se interessante aferir, isso sim, o estado de espírito de uma equipa com muito mais qualidade do que aquilo que tem vindo a demonstrar. Os “merengues” perderam o último encontro que disputaram para o campeonato no Bernabéu, diante do Levante (1-2).
Nota para a ausência de três habituais titulares na defesa do Real Madrid. Dani Carvajal, Varane e Marcelo ficam de fora por lesão. Jesús Vallejo e Mariano também não estão aptos para ir a jogo.
Onze provável: Courtois, Odriozola, Casemiro, Sérgio Ramos, Nacho, Kroos, Isco, Modric, Bale, Asensio, Benzema
O Real Valladolid tem deixado uma ótima impressão neste primeiro quarto de campeonato espanhol e entra nesta ronda em posição de acesso às competições europeias, uma vez que está no sexto lugar da tabela classificativa com 16 pontos, tantos quanto o Levante (7º). A equipa que regressou este ano ao escalão principal corre pela permanência entre a elite, mas a verdade é que tem conseguido superar as expectativas e não perde há sete jogos, série que engloba cinco vitórias. No único confronto com um “grande”, no caso o Barcelona, o Valladolid perdeu por uma bola a zero.
Sergio González, treinador do Valladolid, tem todos os motivos para estar satisfeito com o desempenho da sua equipa em momento defensivo. Para além de apresentar a segunda defesa menos batida do campeonato espanhol com sete tentos sofridos em cinco jogos, registo admirável para uma equipa que luta pela manutenção, o Valladolid está entre as dez equipas que menos golos sofrem nos principais campeonatos europeus. Verificaram-se menos de três golos em quatro dos últimos cinco jogos que esta equipa disputou para o campeonato. Em termos absolutos, só os duelos com o Celta (3-3) e com o Levante (2-1) tiveram mais de 2.5 golos.
Keko é baixa certa por lesão, Duje Cop e Ivi estão em duvida.
A meio da semana, o Valladolid foi vencer ao reduto do Mallorca para a Copa do Rei (1-2).
Onze provável: Masip, Moyano, Olivas, Calero, Nacho, Verde, Suarez, Míchel, Alcaraz, Unal, Suárez
O Real perdeu quatro dos últimos cinco jogos para o campeonato espanhol e vai ter pela frente um adversário que não perde há sete desafios. Agora sob as ordens de Solari, os “madridistas” querem reagir positivamente e deverão conquistar a vitória.