Real Madrid – Espanyol (La Liga)
O Real Madrid defende a liderança da La Liga 2019/20 na receção ao Espanyol, emblema catalão que está a protagonizar uma época para esquecer. A equipa “merengue” venceu os últimos três encontros que disputou para o campeonato espanhol.
O “clássico” com o Barcelona aproxima-se a passos largos e o Real Madrid não quer “deslocar” da liderança, partilhada precisamente com o rival “Culé” com os mesmos 31 pontos. Os “merengues” têm respondido de forma positivo nos desafios mais recentes, tanto que conseguiram vencer nas últimas três jornadas do campeonato espanhol, levando a melhor diante de Eibar (0-4), Real Sociedad (3-1) e Alavés (1-2). A fase de menor fulgor dos pupilos de “Zizou” parece estar ultrapassada e certo é que não perdem há oito jogos oficiais, tendo vencido seis dos encontros disputados nesta sequência.
Ao cabo de dez desafios disputados no seu terreno nesta época 2019/20, o Real Madrid ainda não sabe o que é perder (seis vitórias e quatro empates), tendo vencido cinco dos últimos seis encontros que disputou no Bernabéu para o campeonato. A equipa aparenta estar confiante e deixou boas anotações na visita da última jornada ao Mendizorroza para medir forças com o Alavés, impondo-se no encontro sobretudo no primeiro tempo, postura que deverá voltar a adotar no Bernabéu.
Neste momento, Zinedine Zidane estará preocupado com aquilo que tem sido o desempenho da equipa sobretudo do ponto de vista defensivo, dado que o Real sofreu golos nos últimos três duelos que disputou, todos com três ou mais golos. Ao que tudo indica, Marcelo é a única baixa no sector mais recuado para este desafio, perspetivando-se que seja substituído por Mendy no corredor esquerdo.
Asensio, James, Hazard, Bale e Vázquez completam o lote de jogadores indisponíveis devido a lesão. Dadas as circunstâncias, Zidane deverá apostar em Isco e Rodrygo no apoio a Benzema no último terço do terreno.
Onze provável: Courtois, Carvajal, Varane, Sérgio Ramos, Mendy, Casemiro, Kroos, Valverde, Isco, Rodrygo
A atual temporada tem sido um autêntico calvário para o Espanyol que, ao cabo de 15 jornadas, já está cinco pontos abaixo da linha de perigo. A formação catalão ocupa o penúltimo lugar da tabela classificativa com apenas nove pontos conquistados até então e é legítimo dizer que a formação da “Cidade Condal” tem estado muito abaixo daquilo que se perspetivava para uma época em que até se encontra a disputar a fase de grupos da Liga Europa, prova na qual tem somado bons resultados – o envolvimento europeu complica a gestão de Pablo Machín e não alheio à atual situação no campeonato.
Sem vencer há quatro jogos oficiais, o Espanyol chega ao Bernabéu depois de uma derrota caseira frente ao Osasuna por quatro bolas a duas. A última vitória da equipa catalã no campeonato espanhol aconteceu a 27 de outubro, aquando da ida até ao terreno do Levante, naquele que foi o único triunfo nas últimas dez rondas do campeonato espanhol.
O Espanyol apresenta o pior registo da La Liga em termos defensivos com 28 tentos encaixados em 15 duelos, o que perfaz uma média de quase dois golos sofridos por encontro. Neste mesmo número de jornadas, o Espanyol só não sofreu golos na visita ao Alavés (0-0), ainda em agosto, e no tal embate com o Levante (0-1). O quadro não é nada animador…
Naldo, Javi López, Matías Vargas (lesionados) e Víctor Sánchez (suspenso) não entram nas contas de Machín para o 1x3x4x3 que vai alinhar no Bernabéu.
Onze provável: Diego López, Espinosa, David López, Calero, Roca, Granero, Gómez, Pedrosa, Darder, Calleri, Wu Lei
A julgar por aquilo que aconteceu até então, o Espanyol é uma das equipas mais frágeis de entre as que estão a concurso na atual edição da La Liga. O Real Madrid joga em casa, está confiante e mesmo sem contar com alguns dos seus habituais titulares, tem tudo para tirar partido das fragilidades defensivas da equipa que mais tentos sofre na atual edição da La Liga.


