Östersunds FK – Arsenal (Liga Europa)
O Ostersunds FK e o Arsenal colocam-se frente a frente esta quinta-feira na Jamtkraft Arena, num embate a contar para a 1ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa. O conjunto da casa foi uma das surpresas da fase de grupos da competição, ficando à frente de equipas como o Zorya e o Hertha Berlim, mas chega aqui com apenas um encontro oficial disputado nos últimos 2 meses. Já o Arsenal chega aqui na ressaca de uma derrota no derby de Londres com o Tottenham, somando a sua terceira derrota consecutiva a actuar fora de portas.
O Ostersunds foi a grande surpresa na fase de grupos da Liga Europa, qualificando-se a estes dezasseis-avos de final na sua estreia em competições europeias, arrancando o 2º lugar num agrupamento composto por Athletic Bilbao, Zorya e Hertha Berlim. Este é o primeiro ano da equipa nas competições europeias, na altura em que o clube foi fundado (1996) Arsene Wenger era treinador do Arsenal já à 2 meses, e este chega aqui com apenas um jogo oficial disputado nos últimos 2 meses, visto que o campeonato terminou em meados de Dezembro e só começam a nova temporada no final de Março. Os suecos somam apenas uma derrota nos últimos 24 jogos competitivos em casa, mas a falta de ritmo de jogo poderá ser um problema contra uma equipa do nível de competitivo dos Gunners.
Onze Provável: Keita – Mukiibi, Papagiannopoulos e Petterson – Nouri, Bergqvist, Sema e Edwards – Islamovic, Gero e Ghoddos.
O Arsenal, por sua vez, atingiu estes dezasseis-avos de final depois de ter conseguido o primeiro lugar do Grupo H, composto pelo Crvena Zvezda, FC Koln e BATE Borisov. Os Gunners chegam aqui na ressaca de uma derrota em casa do Tottenham, a sua 3ª derrota consecutiva fora de portas e atravessam um momento um tanto irregular, somando apenas 3 vitórias nos últimos 10 jogos consecutivos, em todas as competições.
Acontece que esta deslocação à Suécia coloca a equipa frente a frente com um jogo forte dentro de portas mas com pouco ritmo competitivo. Contudo, os Gunners têm sido péssimos a actuar fora de portas esta temporada, tendo vencido apenas 5 das 19 deslocações realizadas em todas as competições, perdendo 9, com um total de 22 golos marcados e 29 golos sofridos. Apesar de ter perdido as últimas 3 deslocações, o Arsenal não soma 4 derrotas consecutivas fora de portas desde Maio de 2010.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Arsenal apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 4-1 na recepção ao Crystal Palace. Seguiu-se uma vitória por 2-1 na recepção ao Chelsea, para a Taça da Liga, uma derrota por 3-1 em terreno do Swansea City, uma vitória por 5-1 na recepção ao Everton, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Tottenham. Cazorla e Lacazette estão de fora, ambos lesionados, e Aubameyang não pode representar o Arsenal na prova, visto que o seu antigo clube, Borussia Dortmund, também está na Liga Europa.
Onze Provável: Ospina – Koscielny, Mustafi e Monreal – Xhaka, Wilshere, Maitland-Niles e Bellerín – Mkhitaryan e Iwobi – Welbeck.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas equipas. Apesar da falta de ritmo competitivo, o Ostersunds actua dentro do seu território e jogo num relvado artificial, o que colocará certamente dificuldades ao Arsenal. Ainda assim, após a derrota do fim-de-semana, os Gunners irão querer voltar às vitórias e são mesmo favoritos para o conseguir aqui, ainda que não seja de prever uma vitória confortável para os ingleses.