Omonia – Olympiakos (Liga dos Campeões)
Ao final da tarde da próxima terça-feira, a equipa do Olympiakos deslocar-se-á até Nicosia, no Chipre, para disputar frente ao Omonia a segunda-mão do “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No jogo da última semana, a equipa grega conseguiu vencer por 2-0 em casa, pelo que chega com uma vantagem muito interessante a esta decisão, de forma a confirmar o esperado favoritismo na qualificação para a fase final da “Champions”. Por outro lado, a equipa cipriota terá o que se espera que seja uma tarefa complicada, até porque terá de correr riscos que poderão deixar o conjunto de Pedro Martins mais confortável na sua abordagem tática ao encontro.
Análise Omonia
A equipa do Omonia Nicosia já fez história ao conseguir chegar a este “play-off” de apuramento para a Liga dos Campeões, depois de um trajeto brilhante desde a 1.ª pré-eliminatória, onde foi deixando pelo caminho advfersários como o Legia Varsóvia ou o Estrela Vermelha. O sonho de chegar à fase de grupos da competição milionária está próximo, mas altamente dificultado depois do resultado da primeira-mão da eliminatória frente ao Olympiakos. No campeonato do Chipre, a equipa de Henning Berg ocupa, com quatro jogos realizados, o 4.º lugar da tabela classificativa, com oito pontos, a dois da liderança do Apollon e do AEK Larnaca.
No passado fim-de-semana, o Omonia não jogou para o campeonato, de forma a estar plenamente preparado para esta disputa da segunda-mão do “play-off” da Liga dos Campeões. Na primeira-mão, a equipa de Berg conseguiu manter a sua baliza a zeros até ao início da segunda metade da etapa complementar, altura em que sofreu o 1-0 na sequência de uma grande penalidade, acabando por ver a desvantagem ser aumentada já em tempo de descontos. Uma derrota que interrompeu o longo ciclo de jogos oficiais sem perder por parte do Omonia, que tinha sido derrotado por último a 9 de fevereiro passado, frente ao Achnas.
Onze provável: Fabiano – Hubocan, Luftner, Lang, Lecjaks – Bautheac, Gomez, Vítor Gomes – Papoulis, Kaly Sene, Thiago Santos
Análise Olympiakos
A equipa do Olympiakos espera poder voltar a marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde figurou na última temporada, deixando uma imagem bastante agradável, mesmo num grupo com o “tubarão” Bayern e o poderoso Tottenham. Campeã grega em título, a formação liderada pelo técnico português Pedro Martins tem-se afirmado no plano interno como a melhor equipa do momento na Grécia, contando até com um plantel bastante interessante para a realidade do futebol local. Depois da vitória por 2-0 na receção ao Omonia, a qualificação para os grupos da Liga dos Campeões está mais próxima, à distância de 90 minutos onde os gregos até podem sair derrotados, caso aconteça pela margem mínima.
A vitória por 2-0 na partida referente à realização da primeira-mão deste “play-off” foi o terceiro jogo oficial da nova temporada para o Olympiakos, que, ao contrário do Omonia, foi a jogo no passado sábado, em partida a contar para a Superliga Grega. Depois de vencer a Taça da Grécia, diante do AEK (1-0), e conseguir entrar com o pé direito no campeonato, ao bater de forma clara o Asteras Tripolis (3-0), o Olympiakos voltou a ganhar em casa, desta feita diante ao Panetolikos (2-0), num jogo em que Pedro Martins conseguiu dar algum descanso a várias das suas principais figuras.
Onze provável: José Sá – Rafinha, Semedo, Ba, Holebas – Bouchalakis, Camara – Valbuena, Fortounis, Masouras – El Arabi
Dica de Prognóstico
O grande objetivo do Omonia na visita a Piraeus passava por manter a sua baliza inviolada. Algo que o conjunto de Henning Berg não foi capaz de fazer, tendo até sofrido não um, mas dois golos, que deixaram a balança da eliminatória claramente a pender para a equipa do Olympiakos. A jogar fora, mas sem ter de superar o ambiente criado pela presença de adeptos nas bancadas do Neo GSP, devido à realização da partida à porta fechada, a equipa de Pedro Martins deverá tentar ter o controlo do jogo, com e sem bola, perante um Omonia que estará obrigado a correr riscos para tentar marcar dois golos sem sofrer ou, caso sofra, ganhar por três ou mais diferença. Pela conjuntura difícil que se prevê para os cipriotas, é provável que o Olympiakos consiga defender bem a sua baliza e dispor de espaços para atacar com propriedade e criar boas oportunidades para marcar e sentenciar as contas do apuramento, altamente importante no plano desportivo, mas também financeiro. Assim, será uma boa opção a aposta no mercado de 1X2 de Olympiakos a vencer, com cotação de 1.77 na Bet.pt.