Leicester – Nápoles (Liga Europa)
O grupo C da Liga Europa 2021/22 reúne Spartak de Moscovo, Leicester City, Legia de Varsóvia e Nápoles, com os dois grandes favoritos à vitória final a medirem forças na ronda inaugural da competição, em Inglaterra.
Análise Leicester
A abordagem das equipas inglesas às competição europeias que não a Liga dos Campeões oferece sempre algumas duvidas. Tendo isso em consideração, precisamos de ser cautelosos na hora de avaliar as chances do Leicester nesta Liga Europa 2021/22, mas não fugiremos à verdade se dissermos que os “Foxes” são um dos melhores conjuntos em prova, restando saber se entrarão sempre em cena com as melhores unidades que tiverem à disposição. Nesta primeira ronda, considerando que pela frente terá aquele que é teoricamente o seu maior adversário na primeira fase, Brendan Rodgers poderá optar por escalonar uma equipa mais próxima daquilo que é habitual, embora as equipas prováveis apontem para a possibilidade de Castagne, Vestergaard, Maddison, Barnes, Albrighton e Vardy abandonarem o onze inicial. Esperar pelo onze inicial poderá ser a melhor forma de ter uma perspetiva mais clara sobre as hipóteses do Leicester neste encontro.
Por esta altura, o Leicester leva seis encontros oficiais disputados. A abrir 2021/22, as “Raposas”, vencedoras da última edição da FA Cup, bateram o Manchester City (1-0) na decisão da Supertaça. Na ronda inaugural venceram o Wolves (1-0), nos dois encontros seguintes perderam com o West Ham (4-1) e venceram em Norwich (1-2), enquanto o mais recente encontro culminou com um desaire pela margem mínima (0-1) às mãos do campeão Manchester City. Em relação ao encontro com os “Citizens”,
James Justin, Nampalys Mendy e Wesley Fofana ficam de fora do Leicester, trio que está a contas com lesões.
Onze provável: Schmeichel, Ricardo Pereira, Evans, Soyuncu, Bertrand, Tielemans, Soumaré, Iheanacho, Ayoze Pérez, Lookman, Daka
Análise Nápoles
O Nápoles estreia-se nesta fase de grupos da Liga Europa 2021/22 com a disputa daquele que é, em teoria, o desafio de maior exigência desta primeira fase. Favorita a avançar para os “16 avos”, a equipa napolitana quer chegar longe na prova, ainda que o objetivo primordial para a temporada passe por assegurar o regresso à Liga dos Campeões via campeonato.
Agora sob as ordens do experiente Luciano Spalletti, técnico que estava sem clube desde a passagem pelo Inter nas temporadas 2017/18 e 2018/19, o Nápoles está a protagonizar um bom início de temporada. Mais do que bom futebol, os fervorosos adeptos do clube do sul de Itália exigem resultados e, nessa medida, o Nápoles está a cumprir, dado que soma nove pontos ao cabo de três jornadas. A equipa pouco mudou de uma temporada para outra.
Nos dois jogos que antecederam a mais recente pausa para compromissos de seleções, os napolitanos venceram tanto na receção ao recém-promovido Venezia (2-0) quanto na ida até Genoa (1-2). Já no mais recente duelo, frente à grande rival Juve, o Nápoles entrou a perder e conseguiu “virar o jogo” com uma reviravolta consumada já perto do fim, graças a um golo da autoria de Kalidou Koulibaly. Vivem-se dias felizes em Nápoles e a equipa chega a Leicester bastante motivada, não se perspetivando que Spalletti rode totalmente a equipa neste encontro.
Meret, Ghoulam, Demme, Lobotka e Mertens são as cinco baixas na equipa napolitana.
Onze provável: Ospina, Malcuit, Koulibaly, Manolas, Mário Rui, Anguissa, Fabián Ruiz, Zielinski, Politano, Insigne, Osimhen
Dica de Prognóstico
O Leicester deverá apresentar-se com algumas alterações em relação ao onze habitual, situação que diminui as suas probabilidades de sucesso neste duelo com o Nápoles. Os italianos, por seu turno, não deverão facilitar nesta visita a Inglaterra, perspetivando-se que não procedam a grandes poupanças. O duelo no King Power poderá terminar com alguns golos.